Certificação, Verificação e Asseguração

Certificação do Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR)

O Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) promove a sustentabilidade na cultura do algodão brasileiro que é coordenado pela ABRAPA (Associação Brasileira dos Produtos de Algodão). A certificação abrange os três pilares da sustentabilidade visando uma terra melhor para as futuras gerações; uma vida melhor para quem trabalha no campo e um negocio viável para o produtor responsável.

A obtenção da certificação se dá pela aferição do nível de conformidade das propriedades em relação aos requisitos estabelecidos no Programa de Conformidade ABR. Os critérios abrange tais como as condições de trabalho, áreas de vivência, equipamentos e maquinários e outros procedimentos previstos na legislação trabalhista, de segurança do trabalho e ambiental.

A SGS primeiramente faz o diagnóstico da propriedade com a finalidade de informar ao proprietário quais critérios e requisitos em sua propriedade já estão atendidos e quais deverão ser adequados para validar a sua participação no processo ABR. Após checado e cumpridos os critérios da ABR será possível emitir a certificação ABR.

Benefícios

  • Transparência sobre as boas práticas sociais, ambientais e econômicas;
  • Melhor gestão sustentável nas unidades produtivas;
  • Conquista de espaço em novos mercados.