Notícias Atualizadas SGS

Back to Notícias Atualizadas SGS

Adote uma Gestão Sustentável da Cadeia de Fornecedores

As empresas atuais estão preocupadas em gerenciar seus fornecedores, garantindo que eles também estejam inseridos em sua cadeia de valor e que cumpram as exigências que elas estabelecem. Porém, qual a melhor maneira de fazer essa gestão?

As empresas que se comprometem com uma série de normas que são referentes à qualidade, segurança e compromissos socioambientais devem avaliar o comportamento de seus fornecedores, selecionando aqueles que estiverem em conformidade com os valores da organização. Isso é importante para garantir um processo produtivo responsável com o meio ambiente e que esteja inserido em uma cadeia comprovadamente sustentável.

Ainda neste sentido, cada vez mais a legislação e as normas estão aprimorando os padrões de trabalho para que eles sejam sustentáveis, e cobram isso das organizações. O compromisso com o meio ambiente se tornou um valor ético empresarial, uma vantagem competitiva no mercado e algo que faz parte da visão que a companhia adota em todas as suas atividades.

Por isso mesmo, a responsabilidade socioambiental não fica restrita ao ambiente produtivo, e se estende aos fornecedores, que devem seguir expressamente as exigências para práticas sustentáveis, a fim de evitar que todo o processo entre em desconformidade.

Como fazer a gestão de fornecedores de forma eficiente

As empresas podem contar com parceiros especializados em gestão de fornecedores, como a SGS. O trabalho consiste em várias práticas, como gestão de riscos, otimizando custos e protegendo a marca de uma empresa com treinamentos, inspeção e certificação de conformidade.

Também é preciso fazer a seleção dos fornecedores de forma correta, auxiliando as empresas a encontrarem parceiros devidamente engajados com seus produtos e seus valores, que atendam de forma exclusiva, respeitando valores éticos, produtivos, referentes à segurança, meio ambiente e sociedade. Para garantir o resultado, são realizadas auditorias, testes e outras formas de checagem. Caso sejam encontradas irregularidades, os fornecedores podem entrar em sintonia com a empresa contratante, promovendo mudanças e adaptações.

A gestão de fornecedores também é importante para fazer a avaliação de resultado dos fornecedores de uma empresa, com análises feitas através de auditoria para verificar desempenho em qualidade, práticas responsáveis com o meio ambiente e compromisso social, além de normas de segurança. Os relatórios são apresentados com regularidade e contam com recomendações, que auxiliam muito as empresas a definirem novas estratégias e melhorias.

Os fornecedores, assim como a empresa, devem trabalhar de acordo com normas técnicas e regulamentações legais. O serviço de gestão de fornecedores faz a inspeção técnica para garantir que os fornecedores estão cumprindo as leis. Por fim, a empresa e a equipe de gestão de fornecedores podem elaborar uma gestão eficiente e produtiva, criando uma cadeia de valor realmente interessante para o produto final.

A SGS é uma empresa especializada em gestão de fornecedores! Faça contato!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

treze + três =

Back to Notícias Atualizadas SGS