Notícias Atualizadas SGS

Back to Notícias Atualizadas SGS

Água e sustentabilidade

As atividades humanas consomem e poluem uma grande quantidade de água. O consumo e a poluição de água estão relacionados a diversas atividades como irrigação, higiene pessoal, limpeza, processamento, entre outras. A água doce de boa qualidade tem se tornado cada vez mais um recurso ameaçado.

Atualmente, os bens de consumo e serviços consomem uma grande quantidade de água, além de gerar poluição. O setor do agronegócio é a atividade que mais consome água no mundo, mas há também volumes substanciais de água consumida e poluída pelos setores industriais e domésticos.  

O conhecimento dos impactos do consumo e descarte de água relacionados com o processo de produção de produtos tem sido estudado nos últimos anos por diversos cientistas e institutos. A Water Footprint Network tem se dedicado no desenvolvimento da metodologia da Pegada Hídrica, além de divulgar trabalhos que contabilizam a pegada hídrica de diversos produtos produzidos no mundo.

Outras iniciativas como a Alliance for Water Stewardship certifica empresas na sua atuação em relação ao uso, impactos e gestão dos recursos hídricos.

O que é Pegada Hídrica?

A Pegada Hídrica é um indicador de consumo e poluição de água gerada por uma empresa, processo ou produto. A pegada hídrica é abrangente e engloba o consumo de água direto e indireto, diferentemente dos conceitos tradicionais de contabilização de água. É uma medida volumétrica multidimensional, que mostra os volumes de consumo de água por fonte e os volumes de poluição pelo tipo.

A Pegada Hídrica é composta por três componentes. As pegadas azul, verde e cinza:

  • A pegada azul é um indicador de consumo de água superficial e/ou subterrânea e se refere à água evaporada, incorporada e a que não retorna ao mesmo corpo hídrico de captação.
  • A pegada verde é um indicador de água de chuva estocada em solo e vegetação e se refere à água evapotranspirada e incorporada em um produto agrícola.
  • A pegada cinza é um indicador de poluição e se refere ao volume de água necessário para assimilar os poluentes descartados no corpo de água.

 A Pegada Hídrica é essencial para avaliar a questão da água nas empresas, processo e produtos, sendo a métrica ideal para projetos de redução de consumo e custos, além de identificar riscos para uma melhor gestão.

O consumo responsável e as práticas sustentáveis estão na pauta das empresas comprometidas com seu papel socioambiental. A SGS é uma empresa especializada em Pegada Hídrica; Diagnóstico de Eficiência Hídrica e Gestão dos Recursos Hídricos. Saiba mais!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte + dois =

Back to Notícias Atualizadas SGS