Notícias Atualizadas SGS

Back to Notícias Atualizadas SGS

Certificações Socioambientais no setor agrícola

Dentre as atividades humanas, as atividades agrícolas geram um grande impacto socioambiental. As práticas agrícolas ao longo dos anos têm interferido nos ecossistemas, gerando problemas às empresas e à sociedade em geral.

No intuito de estimular a responsabilidade socioambiental empresarial, uma série de instrumentos de certificações foi criada nos últimos anos no setor. A certificação socioambiental no setor agrícola visa adequar processos, cadeias de valor e produtos às normas reconhecidas internacionalmente.

As certificações são importantes para garantir ao consumidor final que os produtos que eles adquirem possuem ingredientes cuja origem, processos e cadeia de valor são comprovadamente responsáveis e preocupados com o meio ambiente e com a sociedade na qual ele está inserido.

Atualmente, as certificações são determinantes para o posicionamento de uma marca no mercado, uma vez que passou a ser um grande diferencial, quase uma exigência. As empresas que investem em certificações socioambientais no setor agrícola podem ganhar vantagem competitiva.

Certificação Bonsucro

A certificação Bonsucro lidera o caminho da sustentabilidade no setor de cana-de-açúcar e biocombustível. O Brasil vem se destacando nos mercados mundiais desse setor devido ao crescente número de certificações no País. A SGS, líder global reconhecida em serviços de auditoria e certificação, vem apoiando o setor nesse requisito.

A SGS credenciada pela Bonsucro audita e certifica os principais indicadores da certificação Bonsucro, que abrangem a redução dos impactos ambientais e sociais da produção e da cadeia de custódia da cana-de-açúcar, enquanto mantém ou aprimora a situação econômica dos produtores.

A iniciativa global Bonsucro tem como objetivos definir os princípios e critérios para uma produção e cadeia de cana-de-açúcar sustentáveis, abrangendo os aspectos econômicos, sociais e ambientais. Além de definir os requisitos técnicos e administrativos para permitir o rastreamento de produtos derivados da cana em conformidade com o padrão Europeu.

Os critérios de sustentabilidade da certificação Bonsucro abrangem os aspectos legais; respeitar os direitos humanos e trabalhistas; gerenciar a eficiência dos insumos da produção e do processamento; gerenciar ativamente a biodiversidade e serviços do ecossistema; melhorar continuamente as áreas-chave do negócio e critérios adicionais das diretivas da União Européia.

A certificação Bonsucro é ideal para as organizações que almejam ampliar seus negócios para o mercado internacional, vendendo produtos derivados da cana e biocombustível, que precisam se enquadrar aos compromissos e normas de grandes clientes e parceiros no setor.

Certificação RTRS (Round Table Responsible Soy)

A Certificação RTRS, que é uma organização da sociedade civil, promove a produção, processamento e comercialização responsável da soja em nível global. A RTRS certifica a produção e a cadeia de valor de soja.

Os princípios e critérios da certificação englobam as condições de trabalho responsáveis; cumprimento legal e boas práticas empresariais; relações comunitárias responsáveis; responsabilidade ambiental e práticas agrícolas adequadas. O padrão RTRS é aprovado pela Comissão Europeia por atender aos requisitos da diretiva de energia renovável europeia.

A SGS é líder na certificação de produtos agrícolas desde 1878. Quando você se associa à SGS para obter a certificação RTRS, recebe os benefícios de nossa ampla experiência multidisciplinar, que inclui o conhecimento de todos os componentes de uma auditoria RTRS.

Durante o processo de implementação RTRS, os nossos auditores credenciados asseguram que as suas políticas, processos e documentação se alinhem aos padrões da RTRS.

Auditoria e Certificação da SGS

Além de viabilizar a Certificação Bonsucro e a Certificação RTRS, a SGS oferece aos clientes os serviços de auditoria e verificação para assegurar as melhores práticas socioambientais no setor agrícola. Entre em contato e saiba mais!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte − 14 =

Back to Notícias Atualizadas SGS