Notícias Atualizadas SGS

Back to Notícias Atualizadas SGS

Por que ter uma pegada hídrica?

A água é um recurso essencial para a sobrevivência do homem e, por isso, a discussão sobre a necessidade urgente de se preservar as fontes desse recurso tem ganhado força nos últimos anos. Dentro do contexto da sustentabilidade, o uso consciente da água é uma das temáticas mais importantes. Por isso, a Pegada Hídrica tem surgido como uma iniciativa inteligente e eficaz para preservar o recurso, otimizar sua utilização em processos produtivos e empresas e evitar a escassez de água no mundo.

A gestão sustentável dos recursos hídricos é um grande desafio. Muitas organizações têm encontrado na Pegada Hídrica a estratégia adequada para se posicionarem de maneira consciente em relação ao uso do recurso natural.

A importância da pegada hídrica

Na prática, a Pegada Hídrica é um indicador do uso da água, introduzido mundialmente pela organização Water Footprint Network (WFN). Esse indicador faz com que as empresas consigam enxergar com precisão onde fazem um consumo mais acentuado de água, seja direta ou indiretamente. Dessa forma, as organizações podem criar planos de ação que tenham como meta usar a água de forma eficiente, evitar a poluição das fontes de água e reduzir os gastos de água na fabricação de determinados produtos.

No Brasil, setores como a agricultura, a indústria e o uso doméstico são responsáveis pelos maiores gastos de água. Com o uso da pegada hídrica é possível alertar a sociedade, os empresários e os governos sobre os desperdícios diretos e indiretos. Essa ferramenta é extremamente importante, pois ajuda a tornar evidente a relação entre o consumo, a produção e o volume de água gasto.

Para a sociedade em geral, a pegada hídrica oferece informações para o consumo de produtos feitos com mais economia de água. Para as empresas, o indicador estimula a redução do consumo do recurso natural nos processos de produção. O objetivo da iniciativa em ambos os casos é evitar os problemas causados pela escassez de água, que, de acordo com relatório da Water Footprint, já afetam a vida de mais de 2,7 bilhões de pessoas no mundo.

Para mais informações, entre em contato com a SGS Sustentabilidade!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezenove − 1 =

Back to Notícias Atualizadas SGS