Notícias Atualizadas SGS

Back to Notícias Atualizadas SGS

Para que serve o inventário de GEE?

O inventário de GEE serve para quantificar as emissões diretas e indiretas dos gases causadores de efeito estufa provenientes de um determinado processo produtivo ou uma empresa. Esse tipo de inventário também pode ser aplicado a eventos, plantas industriais, governos, produtos e atividades específicas.

A ideia por trás do inventário de GEE é encontrar um caminho eficaz para a redução ou controle das emissões de gases poluentes na atmosfera, fazendo com que as empresas e organizações firmem um verdadeiro compromisso com o meio ambiente e com a diminuição do aquecimento global.

Na prática, a realização de um inventário permite que uma empresa encontre meios de continuar promovendo seu crescimento econômico causando um impacto menor ao meio ambiente e aos recursos naturais do planeta. Esse é um tema que precisa fazer parte da pauta de ações das organizações com urgência, para que seja possível minimizar os prejuízos das emissões atmosféricas e resguardar o futuro das próximas gerações.

Por que o inventário de GEE é importante no atual contexto?

A elaboração dos Inventários de GEE (Gases de Efeito Estufa) respeita as determinações apresentadas pelo Protocolo de Kyoto, importante documento que trata da redução mundial das emissões de gases poluentes. O inventário ajuda as empresas a constatarem e quantificarem suas emissões e a criar as bases para uma mudança operacional e energética que possa beneficiar o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável.

Os principais benefícios do inventário de GEE são:

  • Tornar as empresas mais competitivas;
  • Abre novas oportunidades de negócios;
  • Melhora a imagem corporativa no mercado;
  • Ajuda a atrair investimentos;
  • Permite a adoção de processos produtivos com eficiência energética e mais economia;
  • Deixa evidente que a empresa assume compromissos ambientais e trabalha para frear os impactos das mudanças climáticas;
  • Permite que a empresa realize um projeto de compensação ambiental;
  • Pode facilitar processos de licenciamento ambiental.

Entre em contato agora mesmo com a SGS Sustentabilidade e saiba mais sobre esta ferramenta de identificação dos níveis de emissão. Comece a traçar uma estratégia de redução e compensação ambiental para a sua empresa!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

nove + 4 =

Back to Notícias Atualizadas SGS