Notícias Atualizadas SGS

Back to Notícias Atualizadas SGS

Pegada Hídrica: Marca do consumo de água do brasileiro é de 154 litros por dia

BIE – Banco de Imagens Externas da Agência Senado.

Segundo o sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, do Ministério das Cidades, cada brasileiro consome, em média, 154 litros de água diariamente, algo bem distante dos 110 litros que a ONU define como um bom padrão.

Esse número reflete o consumo bruto de água, que aparece em nossas contas mensais, referente a um uso direto da água. Porém existe uma forma mais precisa para medir o consumo, através da pegada hídrica. Quem explica é o analista do programa de Ciências e Iniciativa de Águas da ONG WWF, Bernardo Caldas Oliveira.

“É uma metodologia desenvolvida por diversas instituições e ela dá um pulo para uma avaliação do nosso consumo indireto. O quanto de água precisamos pra ter nosso telefone, nosso computador. Ela é uma ferramenta que traz informações sobre nossa demanda, nossa pegada por água.”

Apesar de termos a 7° maior economia do Mundo, nossa pegada hídrica individual passa de 2 milhões de litros de água por ano. Na China, a maior economia do Mundo, a pegada hídrica é praticamente a metade. Bernardo Oliveira explica o que é levado em consideração para calcular a pegada hídrica:

“Além de considerar a água necessária para a produção, também considera o quanto de água a gente vai precisar para diluir a poluição gerada para produzir aquele produto. Um consumo consciente desses produtos pode vir a reduzir o consumo de água, por exemplo, naquele município, naquela bacia, naquele país.”

A importância da água é evidente para o homem e, por isso, a Pegada Hídrica é uma iniciativa de caráter essencial e urgente nas organizações. Preservar os recursos hídricos é a única maneira de garantir o acesso às fontes de água no futuro.

Vale dizer que a Pegada Hídrica possui métodos de avaliação e cálculos que podem ser aplicados a todos os tipos de processos e cadeias produtivas, além de também ser aplicável a consumidores, países e organizações em geral.

Fonte: radioagencianacional

Falando sobre pegada hídrica, vamos realizar uma palestra no maior evento sobre água do Mundo, o 8° Fórum Mundial da Água, venha conhecer! O evento acontecerá em Brasília, que contará com um fórum aberto para o público e uma EXPO para empresas e instituições.

Data: 18 a 23/03

Horário: 9h às 18h

EXPO: Pavilhão Suíço – Estande E15, no Estádio Mané Garrincha

Feira: Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Faça já sua inscrição:

http://bit.ly/2ApXjmg

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

8 − 1 =

Back to Notícias Atualizadas SGS