Notícias Atualizadas SGS

Back to Notícias Atualizadas SGS

Compromisso de logística reversa é assinado pelo governo

Na semana passada, a Secretaria do Meio Ambiente (SMA) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), o Centro das Indústrias de São Paulo (CIESP), a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), 18 Associações nacionais e Sindicatos estaduais de alimentos, bebidas, brinquedos entre outros, além da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) assinaram Termo de Compromisso para logística reversa de Embalagens em geral.


O termo de compromisso se trata de uma alternativa ao acordo setorial que é praticado pelo governo federal. De acordo com o gerente de Departamento de Políticas Públicas de Resíduos Sólidos e Eficiência dos Recursos Naturais, Flávio de Miranda Ribeiro, a ideia é viabilizar a diversidade de modelos para testar custos e eficácia, sendo avaliado ao longo do tempo.


Durante essa nova etapa, tratando-se de embalagens em geral, será realizada a adesão de mais de 200 empresas associadas às entidades participantes, um número alto para o começo do termo de compromisso.
Luigi Longo, coordenador do GIRS, falou sobre Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos e Geraldo Amaral, diretor de Controle e Licenciamento Ambiental da Cetesb, avaliou a logística reversa como uma solução quando se fala da falta de recursos nos municípios, destacando um ganho ambiental permitido significativo.


A logística reversa é um dos instrumentos para aplicação da responsabilidade compartilhado pelo ciclo de vida dos produtos. A PNRS define a logística reversa como um “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.” – fonte Ministério do Meio Ambiente

 

Aqui na SGS oferecemos soluções em forma de auditorias e certificações assim como diversos serviços socioambientais e consultoria. Para ficar a par de todas as novidades e serviços, você também pode acessar nossos materiais educativos, ou então pode me mandar uma mensagem clicando aqui.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quinze − 11 =

Back to Notícias Atualizadas SGS