Notícias Atualizadas SGS

Back to Notícias Atualizadas SGS

Como realizar uma certificação Bonsucro

Muitas dúvidas surgem quando uma empresa inicia um novo processo de certificação, e isso pode resultar em impedimentos para contatar um órgão certificador. Por isso decidimos escrever um pouco sobre como funciona a Certificação Bonsucro, para ajudar um pouco a esclarecer o processo.

A Bonsucro é uma associação global, que provê ferramentas, apoio e diretrizes estratégicas para que a indústria de cana-de-açúcar possa trabalhar de forma profissional e obter um reconhecimento de sua excelência. A certificação da Bonsucro é recomendada para todas as partes que atuam na indústria da cana, como produtores, fornecedores e empresas que trabalham com produtos derivados da cana-de-açúcar.

Para obter o certificado Bonsucro a organização deve primeiramente registrar-se como membro Bonsucro (www.bonsucro.com), e atender as seguintes etapas no processo de certificação:

Pré-auditoria (opcional): destinada a visualizar em qual o estágio se encontra de acordo com as normas Bonsucro e o que deverá fazer para obter a certificação.

Auditoria documental: Etapa prévia a auditoria cujo objetivo é verificar o cumprimento da empresa às normas Bonsucro, através da verificação da documentação solicitada para análise.

Auditoria na unidade de produção: A cada três anos será feita uma auditoria completa na unidade de processamento e produção de cana-de-açúcar e no intervalo de dois anos serão feitas auditorias anuais complementares para verificar a rastreabilidade e o cumprimento das não conformidades identificadas no ano anterior.

Benefícios da certificação

  • A Bonsucro optou por desenvolver um padrão métrico o que significa que a maioria dos indicadores são metas mensuráveis com foco em resultados. Outra vantagem de sua utilização é que podem ser utilizados como um meio de avaliar a melhoria contínua, pois facilita comparações e análises focadas em tomada de decisões.
  • Estabelece forma de referência contra outros, autoavaliação e medida de melhora de desempenho.
  • Gestão de riscos e responsabilidades.
  • No longo prazo, trará economias, pois insumos como energia e matérias primas são usados de forma mais eficiente, as perdas e desperdícios são minimizados e a mão de obra é usada de forma mais produtiva.
  • Ao ajudar os produtores de cana-de-açúcar a implementar boas práticas agrícolas e de gestão agrícola, estes tornam-se melhores agricultores resultando, não raras vezes, em aumento da produtividade, melhor qualidade, menor impacto sobre o meio ambiente, melhores condições de trabalho e sociais e formas mais eficientes de produção.

A SGS é uma empresa especializada na obtenção da certificação para clientes de todo o segmento de produção de açúcar e segue todos os requisitos exigidos para tal atividade. Na prática, a SGS contribui para que seus clientes obtenham a Certificação Bonsucro Standard de Produção, direcionada a fazendas sustentáveis; e também a Certificação Bonsucro Standard para a Cadeia de Suprimentos, responsável por assegurar e rastrear a sustentabilidade de toda a cadeia da cana-de-açúcar.

Oferecemos soluções em forma de auditorias e certificações assim como diversos serviços socioambientais e consultoria. Para ficar a par de todas as novidades e serviços, você também pode acessar nossos materiais educativos, ou então pode me mandar uma mensagem clicando aqui.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três + oito =

Back to Notícias Atualizadas SGS