UCS

Unidade de Créditos de Sustentabilidade (UCS): por que é importante?

É conhecimento comum que todos devemos colaborar para um mundo mais sustentável e preservado, diante os prejuízos que a poluição faz para o meio ambiente. Uma boa iniciativa é o mercado de carbono, por isso vamos explicar suas vantagens e como este funciona.

A sustentabilidade é um dever de todos, de modo que não pertence somente ao Estado tomar atitudes para melhorar o mundo. A iniciativa privada também deve fazer sua parte, por exemplo, por meio de unidades de créditos de sustentabilidade – UCS.

Saiba mais sobre as Unidades de Crédito de Sustentabilidade e suas vantagens.

Conheça a ESG e seus impactos das emissões de carbono.

Como funciona o efeito estufa?

A emissão de carbono é uma das principais formas de poluição, isto é, o lançamento de gases causadores do efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2), popularmente conhecido como gás carbônico, e metano (CH4).

O efeito estufa causa a retenção de raios solares no planeta, fazendo que este se torne cada vez mais quente, o que é um fenômeno natural do meio ambiente. No entanto, o excesso de gases aumenta a temperatura a níveis alarmantes.

Diversas atividades econômicas emitem gases carbono, como fábricas, agronegócios e indústria petroquímica.

No entanto, existem formas de evitar, ou ao menos diminuir os efeitos dos gases poluentes:

COP 15

O COP15, que resultou no Acordo de Paris, deixou uma mensagem muito clara, que a sustentabilidade é um dever de todos, não só de Estados, devendo também a iniciativa privada fazer a sua parte.

Desta forma, foi criado o Marco Global da Biodiversidade – GBF, que propôs 23 metas para um mundo mais sustentável, como a proteção de 30% das áreas marinhas e terrestres até 2030.

A redução dos gases tem relação direta com o Acordo de Paris, assinado em 2015, onde cada país concordou em uma determina Contribuição Nacionalmente Determinada.

O Brasil se comprometeu pela redução de 37% de suas emissões até 2025 e 43% até 2030, em comparação com as de 2005.

Dessa forma, foram tomadas duas estratégias: políticas de “comando e controle”, que se trata de regulação estatal; e por meio de instrumentos econômicos, como subsídios e incentivos como precificação do carbono e Unidade de Crédito de Sustentabilidade.

O que são Unidades de Crédito de Sustentabilidade – UCS

Desta forma, as Unidades de Crédito Sustentável são uma solução para melhorar os níveis de proteção e restauração do meio ambiente com o auxílio da iniciativa privada.

Também chamados de crédito de biodiversidade, são um classe nova de ativos para promove a sustentabilidade por parte de empresas, incentivando, por exemplo, o investimento de energias renováveis e restauração de ecossistemas.

Trata-se, na verdade, de uma tendência do setor financeiro, afinal, o mercado está cada vez mais preocupado com o desenvolvimento sustentável.

Por exemplo, segundo pesquisa, 87% dos consumidores preferem consumir de empresas sustentáveis.

Vantagens das UCS

As UCS oferecem muitas vantagens não só para o meio ambiente, mas também para as empresas em geral.

Adotando práticas sustentáveis, têm um retorno financeiro, como compensação financeira, melhores garantias em linhas de crédito, taxa de juros reduzida.

Não só isto, ganha-se publicidade positiva e um melhor relacionamento com seus clientes, demonstrando que não se preocupa apenas com o lucro, mas tendo noção de que está inserida dentro de um meio social e ambiental.

Caso tenha dúvidas ou sugestões, entre em contato com a SGS Brasil.

Mudanças climáticas

Mudanças climáticas: a adaptação das empresas na redução das emissões de GEE.

As mudanças climáticas têm sido tema recorrente no cenário mundial e, com o aumento das preocupações em relação ao meio ambiente, as empresas precisam se adaptar para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Neste contexto, empresários e gestores desempenham um papel fundamental na promoção de estratégias sustentáveis e na implementação de ações efetivas para a mitigação das emissões.

Estratégias de mitigação

Diversas ações podem ser adotadas pelas empresas para diminuir a pegada de carbono e, consequentemente, reduzir as emissões de GEE. Algumas delas incluem:

Eficiência energética

A otimização do consumo de energia é uma das principais estratégias de mitigação. Medidas como a implementação de sistemas de iluminação mais eficientes, a utilização de equipamentos de baixo consumo energético e a automação de processos podem contribuir significativamente para a redução do consumo de energia e, consequentemente, das emissões de GEE.

Fontes renováveis de energia

A transição para fontes de energia limpa e renovável é uma tendência crescente entre as empresas. A adoção de energia solar, eólica e de biomassa, por exemplo, pode reduzir a dependência de combustíveis fósseis, diminuindo as emissões de GEE e gerando benefícios econômicos e ambientais.

Redução de resíduos e reciclagem

Implementar políticas de redução de resíduos e incentivo a reciclagem são ações fundamentais para diminuir as emissões de GEE. Adotar práticas de economia circular, reutilizar materiais e incentivar a destinação correta de resíduos são algumas das estratégias que podem ser adotadas pelas empresas.

Inovação e tecnologia

A inovação e o avanço tecnológico são fundamentais na busca por soluções para reduzir as emissões de GEE. Algumas iniciativas incluem a adoção de tecnologias de captura e armazenamento de carbono, a utilização de materiais sustentáveis na construção civil e a implementação de sistemas de transporte limpo, como veículos elétricos.

Além disso, a digitalização e a automação de processos podem otimizar o uso de recursos e a eficiência energética, contribuindo para a redução das emissões de GEE.

Benefícios para empresas

A adaptação das empresas para a redução das emissões de GEE traz inúmeros benefícios, como:

  • Vantagem competitiva: Empresas comprometidas com a sustentabilidade e a redução de emissões podem se destacar no mercado, conquistando a preferência de clientes e investidores cada vez mais conscientes das questões ambientais.
  • Redução de custos: A implementação de medidas de eficiência energética e a adoção de fontes renováveis de energia podem gerar economia a longo prazo, impactando positivamente a lucratividade das empresas.
  • Melhoria da reputação: Empresas que demonstram comprometimento com ações de mitigação das mudanças climáticas tendem a melhorar sua imagem perante a sociedade, fortalecendo sua reputação e atraindo novos negócios e parcerias.

O engajamento das empresas na luta contra as mudanças climáticas é fundamental para a construção de um futuro mais sustentável. A adaptação das empresas na redução das emissões de GEE, aliada à inovação e ao desenvolvimento tecnológico, traz benefícios não apenas para o meio ambiente, mas também para a competitividade e o crescimento das organizações.

Conte com a SGS Sustentabilidade

Empresários e gestores têm a responsabilidade de liderar essa transformação e de promover uma cultura de sustentabilidade dentro de suas empresas.

A adoção de estratégias de mitigação, a busca por soluções inovadoras e a conscientização sobre a importância da redução das emissões de GEE são fundamentais para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e garantir um futuro mais sustentável para todos.

Para contar com as melhores soluções sustentáveis para sua empresa, fale com a SGS Sustentabilidade.

 

Entenda os benefícios das Unidades de Créditos de Sustentabilidade

Entenda os benefícios das Unidades de Créditos de Sustentabilidade

A sustentabilidade, nos últimos anos, se tornou uma das principais preocupações no mundo todo. Assim sendo, garantir formas de preservar a biodiversidade, ao mesmo tempo em que mantém uma alta produtividade é fundamental. Para isso, você pode contar com o apoio das Unidades de Crédito de Sustentabilidade.

Focados em garantir a sustentabilidade no seu negócio, esses créditos ajudam as empresas a lidarem com os compromissos em relação à redução e compensação das suas emissões de gases do efeito estufa.

Assim sendo, esses programas das Unidades de Créditos de Sustentabilidade ajudam as organizações na hora de enfrentar os desafios sociais e, principalmente, ambientais na hora de lidar com a sustentabilidade.

Que tal conhecer os principais pontos positivos das Unidades de Crédito de Sustentabilidade? Neste artigo, separamos alguns dos benefícios. Acompanhe!

Unidades de Créditos de Sustentabilidade

Entre os principais benefícios das Unidades de Créditos de Sustentabilidade está o crédito de carbono focado na compensação tanto ambiental, quanto social. Isso proporciona diversas vantagens para o meio ambiente, sendo uma das principais medidas em relação à sustentabilidade.

Dessa forma, esses créditos de carbono fazem com que as empresas, de acordo com normas mundiais e regulamentações locais, ajudem na preservação de florestas, além de contribuir para a restauração de biomas naturais.

Assim também, com essas unidades, as organizações se tornam agentes protetores das florestas. Isso acontece graças ao desmatamento evitado por meio das ações das Unidades de Créditos de Sustentabilidade.

Outro ponto muito importante em relação a essas unidades é a restauração da biodiversidade, que vem sendo completamente prejudicada por conta dos maus cuidados com a natureza, assim como medidas que prejudicam a natureza.

Assim como, as Unidades de Crédito de Sustentabilidade proporcionam uma maior proteção hídrica, imprescindível para o momento atual vivido.

Leia também: ESG e seus impactos das emissões de carbono

Transparência, valorização e credibilidade

Sabemos que a redução da emissão de carbono, assim como outras pautas ambientais, é fundamental atualmente. Afinal, garante o combate da desigualdade social e um futuro promissor para o meio ambiente e, consequentemente, para os negócios.

Assim sendo, um dos principais pontos em relação às Unidades de Créditos de Sustentabilidade é o consumo consciente e a valorização da sua organização. De acordo com pesquisas, a população está preferindo empresas que sejam responsáveis ambientalmente e socialmente.

Dessa maneira, além de tornar a sua empresa mais transparente, com medidas fundamentais para a sustentabilidade, você valoriza o seu negócio, pois garante uma maior credibilidade e transparência.

Por fim, ser reconhecido pelas medidas voltadas à preservação e restauração dos biomas brasileiros, assim como cuidados e proteção hídrica, proporciona uma maior valorização no mercado.

Conheça a SGS

Agora que você conhece todos os benefícios das Unidades de Créditos de Sustentabilidade, que tal acompanhar tudo sobre o assunto e ficar por dentro de todas as novidades? Conheça a SGS, líder mundial em certificação, inspeção e testes.

Com reconhecimento global, a empresa garante qualidade e integridade, além de proporcionar todos os serviços e produtos em conformidade com as regulamentações locais e normas mundiais.

Para esclarecer todas as suas dúvidas, entre em contato conosco!

Check Up ESG: conheça nosso serviço!

Check Up ESG: conheça nosso serviço!

O Check Up ESG foi projetado para medir com eficiência o desempenho ambiental, social e de governança de uma organização, cadeia de suprimentos e portfólio de investimentos. Ele fornece um instantâneo objetivo do status atual do gerenciamento e dos riscos do ESG, para ajudá-lo a avançar no ESG de forma eficaz.

Como é feito?

Entrevistas com indivíduos em cargos de liderança e visitas ao local são realizadas para avaliar seus níveis atuais de desempenho ESG.

O Check Up ESG revela:

  • Os fundamentos ou estrutura ESG em vigor
  • As métricas e metas ESG que estão sendo gerenciadas e rastreadas
  • As áreas que faltam que são essenciais para suas práticas ESG
  • Políticas ESG e processos de gerenciamento da sua organização

Estas verificações são importantes para o bem-estar da sua estratégia ESG. Nossos especialistas estão comprometidos em realizar as verificações com base em suas necessidades, identificar os riscos ESG relevantes e desenvolver planos de ação personalizados para melhoria.

O que receberei após o Check Up ESG?

Você receberá um relatório, identificando os pontos fortes e fracos com base nos critérios ESG relevantes para sua organização ou seus fornecedores. Recomendações objetivas também podem ser dadas.

A quem se destina?

  • Organizações que recentemente começaram a implementar suas estratégias ESG e desejam obter um instantâneo e uma avaliação de seu desempenho ESG atual.
  • Gerentes de Supply Chain e Profissionais de Sustentabilidade
  • Stakeholders envolvidos no Investimento ESG
  • Clientes de Finanças Verdes

Principais benefícios

  • Compreenda rapidamente seus pontos fortes e fracos
  • Obter recomendações objetivas
  • Reduzir os riscos operacionais e de reputação mais cedo
  • Aumentar o acesso a novos investidores
  • Refinar táticas ESG com base no status atual
  • Otimize os recursos ESG no estágio inicial

O Check Up ESG fornece uma visão geral rápida do seu status ESG atual com base nas informações disponíveis. Quando seu nível de maturidade aumentar, você pode querer se aprofundar em seu status com nossa Análise de Lacunas. Isso fornece descobertas completas, recomendações e um roteiro para suas estratégias ESG.

A SGS é líder não apenas na prestação de serviços ESG há mais de 30 anos, mas também como participantes ativos na demonstração das melhores práticas.

Nossos especialistas em ESG contribuem ativamente para o desenvolvimento de padrões, estruturas, esquemas e regulamentos internacionais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a Garantia dos Princípios da ONU para o Banco Responsável (PRB) e a Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa (CSRD) da UE.

Também lideramos pelo exemplo. Nossa liderança em sustentabilidade tem sido reconhecida internacionalmente. A SGS foi classificada como PRIME pela ISS ESG

Nossas práticas ESG são reforçadas por Ambições de Sustentabilidade da SGS 2030, que estabelecem metas ambiciosas em toda a nossa cadeia de valor e promovem uma cultura de sustentabilidade. Com uma vasta experiência em todas as principais indústrias, entendemos os pontos problemáticos de cada setor e temos o conhecimento técnico e as capacidades logísticas em todo o mundo para garantir resultados de sustentabilidade realistas.

Clique aqui e entre em contato conosco para saber mais sobre este Check Up ESG para a sua empresa.

 

 

ESG e seus impactos das emissões de carbono

ESG e seus impactos das emissões de carbono

Nos últimos anos, a sustentabilidade tem sido uma preocupação global, algo que tem influenciado nas ações e investimentos tanto de pessoas quanto de empresas. Afinal, os problemas ambientais impactam o mundo todo. Nesse cenário, as emissões de carbono têm sido um tema central no debate sobre as formas de produzir e consumir.

A sigla ESG, que está relacionada aos critérios ambientais, sociais e de governança, têm como uma nova categoria, investimentos que levam em consideração esses fatores, guiada pelo desenvolvimento sustentável. Já ouviu falar sobre essa sigla e quer saber mais detalhes sobre o assunto?

Continue a leitura e entenda!

O que é ESG?

ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance ou Ambiental, Social e Governança (ESG), em português. Não é nenhuma novidade, já que foi criada em 1987 e citada pela primeira vez pelo Banco Mundial, no início de suas ações ambientais e sociais nas linhas de investimentos.

Contudo, o termo se tornou mais conhecido em janeiro de 2020, quando o presidente da BlackRock, a maior gestora de recursos do mundo, informou que deixou de incluir em sua carteira de investimentos as empresas que apresentam altos riscos ao planeta. Na data, o presidente afirmou que os riscos ambientais e climáticos também representam um risco financeiro.

Desde então, as empresas passaram a entender que a sustentabilidade também é uma estratégia financeira. Afinal, não há planeta reserva e os danos ambientais afetam todas as esferas da sociedade, incluindo o mercado de investimentos. É por isso que a sigla ESG nos fala sobre investimentos seguros, comprometidos com o desenvolvimento sustentável e que prezam a segurança a longo prazo.

ESG e os impactos nos negócios

Muitos investidores já perceberam que a sustentabilidade, as pessoas e também o mercado financeiro estão relacionados e devem ser compreendidos como um organismo que funciona em conjunto. Assim, as ações de proteção ambiental e a luta contra as desigualdades sociais são temas cada vez mais urgentes para a sociedade.

Nos negócios, há uma série de dados que reforçam a importância em aderir ao conceito da ESG. Uma pesquisa realizada pela EY em 2020 mostra que 98% dos investidores consideram a ESG ao tomar suas decisões de ampliação e manutenção da carteira de investimentos. 72% dessas pessoas fazem análises embasadas no desempenho da ESG.

Já pensando no consumo consciente, há uma série de pesquisas que apontam que a população brasileira prefere comprar de empresas socialmente e ambientalmente responsáveis. De acordo com a pesquisa Union + Webster em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), 87% dos brasileiros tem preferência em produtos e serviços de empresas sustentáveis. Inclusive, destes, 70% não se importa em pagar mais pelos produtos ou serviços, desde que seja um consumo consciente.

A redução das emissões de carbono e outras pautas ambientais são importantes não apenas para o futuro de toda a humanidade, mas também para os negócios e para o combate das desigualdades sociais.

A SGS te ajuda neste processo. Nossa empresa é líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação. clique aqui e entre em contato conosco.

ISCC: saiba mais sobre esta certificação

ISCC: saiba mais sobre esta certificação

O ISCC (International Sustainability & Carbon Certification) é um esquema global, que foi desenvolvido pelas principais autoridades europeias. Assim, é uma certificação baseada na avaliação dos critérios de produção sustentável, passando pela gestão, documentação e rastreabilidade dos processos.

O principal objetivo é a redução de gases de efeito estufa, especialmente a redução de carbono.

Continue a leitura e saiba mais!

Novas demandas de energia e combustível e a ISCC

A produção de energia e combustível a partir da biomassa é uma realidade que nos leva para um futuro mais sustentável. Com esse novo mercado, a União Europeia criou uma série de parâmetros obrigatórios aos países que são membros da UE para a produção sustentável e o processamento de biomassa com base na Diretriz da Energia Renovável (RED) (EU-RL 2009/28/EC).

Dessa forma, o ISCC busca conferir a certificação em biomassa e bioenergia aos produtores. A certificação é efetiva e eficiente, já que abrange também a sustentabilidade social em todas as etapas de produção.

Quais as vantagens?

A certificação é aplicável a todos os tipos de biomassa e ajuda as empresas e organizações a demonstrarem sua responsabilidade ecológica e social. Por isso, a certificação atesta que a empresa é responsável nos seguintes critérios:

  • Atesta que a empresa é comprometida com a redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE);
  • Certifica que a organização faz um uso sustentável do solo nos períodos de plantio e manuseio;
  • Comprova a responsabilidade da empresa quanto à proteção de biosferas naturais;
  • Certifica que a empresa é comprometida com a sustentabilidade social.

Também é possível obter a certificação ISCC PLUS, a qual amplia a certificação também aos alimentos, rações, usos de químicos e demais usos da bioenergia, assim como a biomassa em seu estado sólido.

Vale lembrar que a certificação beneficia seus negócios por garantir a rastreabilidade dos processos, atribuindo confiabilidade à sua empresa em nível global.

Quem pode ter a certificação?

A ISCC é uma certificação global que tem como objetivo controlar e certificar a biomassa sustentável utilizada na produção de biocombustível e bioenergia, em diferentes níveis de fornecimento.

Dessa forma, agricultores, comerciantes agrícolas, fábricas de óleo, engenhos de açúcar, produtores de etanol, depósitos de biomassa, entre outros, são candidatos para a certificação. Basta fazer parte de algum estágio da cadeia de custódia da biomassa.

Também é possível, por meio da ISCC PLUS, obter a certificação nos setores de ração, alimentos e indústrias bioquímicas que possuem compromisso em processos sustentáveis em toda a sua cadeia de fornecimento e produção.

Como é o processo de certificação?

Primeiramente, é preciso solicitar uma proposta sem nenhum compromisso. Se tudo estiver de acordo, a empresa passa por uma pré-avaliação, registro online, auditoria e, por fim, a decisão de certificação. Com as constatações da auditoria é enviado um relatório com as decisões e assim que o documento é homologado, ele é automaticamente enviado ao ISCC.

A SGS apoia empresas que querem transformar o mundo com sustentabilidade. Se a sua empresa quer ser sustentável, clique aqui e entre em contato!

ISO 14064: saiba mais sobre a responsabilidade e verificação de GEE

ISO 14064: saiba mais sobre a responsabilidade e verificação de GEE

O tema da sustentabilidade está se tornando cada vez mais importante na rotina de empresas de todos os tamanhos. Afinal, o mundo é um só e as estratégias para combater os danos causados pelas atividades humanas precisam ser coletivas.

Isso porque, em cidades do mundo inteiro, os impactos estão sendo grandes, e o objetivo é buscar soluções para reduzi-los e aplicar conceitos de sustentabilidade.

E isso importa e impacta diretamente a vida das empresas que precisam se adaptar a essa nova realidade. Por meio da ISO 14064, é possível implementar mudanças significativas no seu negócio.

Venha conferir tudo o que você precisa saber sobre o tema.

O que é a ISO 14064?

É uma diretriz pelas quais as empresas podem ser verificadas.

A ISO 14064 é uma norma técnica internacional, ou uma diretriz pelas quais as empresas podem ser verificadas, com o objetivo de monitorar as emissões de GEE de organizações de todos os portes que desejam ser reconhecidas pelo seu compromisso ambiental.

Trata-se de uma maneira de gerenciar as emissões para a empresa, além de demonstrar ao mercado a preocupação que o negócio tem com a sustentabilidade, garantindo que a sua empresa esteja alinhada com as boas práticas de combate à emissão de gases do efeito estufa.

A ISO 14064 é dividida em três partes:

  • Determina os princípios para a concepção e desenvolvimento de inventários em nível organizacional ou agências de GEE;
  • Detalha os requisitos para quantificar e gerar relatórios sobre a redução de emissões, além de pontuar sobre melhorias na redução de projetos de GEE;
  • Fornece as orientações e os requisitos para a validação. Aplica-se à quantificação, monitoramento e geração de projetos organizacionais.

Responsabilidade e verificação de GEE

A verificação da ISO 14064 é realizada por uma uma terceira parte, um organismo de certificação como a SGS, onde o objetivo é realizar uma auditoria externa e passar por uma avaliação, e então assegurar os dados para trazer mais confiança para partes interessadas no inventário publicado pela empresa.

A implementação da ISO 14064 acontece em duas etapas. Primeiro, ocorre a análise da documentação e dos recursos de um projeto para garantir que há como cumprir as metas estabelecidas de acordo com os critérios definidos. Esse passo é importante para deixar claro que a sua empresa possui um sistema de gestão de ponta para garantir que os relatórios gerados sejam confiáveis, justos e íntegros.

Na sequência, emite-se uma declaração de verificação após a análise dos critérios fornecidos pela ISO 14064. Esse documento atesta a confiabilidade dos dados gerados pela sua empresa.

Nesse sentido, o organismo validador sempre é imparcial, de modo a garantir que a sua empresa adeque-se às novas demandas por alternativas renováveis, ao passo que faz isso de maneira economicamente sustentável, com produtividade e geração de resultados concretos e confiáveis.

A implementação da ISO 14064 pode trazer grandes benefícios para a empresa, além de atuar na redução da emissão dos Gases do Efeito Estufa, de modo que os louros dos seus esforços possam ser reconhecidos e sentidos por toda a sociedade.

A SGS apoia empresas que querem transformar o mundo com sustentabilidade. Se a sua empresa quer ser sustentável, clique aqui e entre em contato conosco!

 

COP27: veja tudo que foi abordado no evento

COP27: veja tudo que foi abordado no evento

A COP-27 ou Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima é uma ação realizada anualmente pela Organização das Nações Unidas (ONU). A reunião tem como objetivo discutir sobre as questões climáticas e qual a melhor forma de solucionar os diversos problemas nesse âmbito.

O evento deste ano ocorreu entre os dias 6 e 18 de novembro, no Egito, e foi o maior até então sobre o tema. Em um evento dessa dimensão, são discutidos assuntos de impacto global, e se você está curioso (a) para saber tudo o que aconteceu, continue lendo, pois vamos te contar!

O que foi debatido na COP-27

Todos os assuntos debatidos na COP-27 estão relacionados às questões climáticas. O cumprimento do Acordo de Paris foi um dos assuntos do evento. Afinal, ele é fruto de uma das etapas anteriores da COP e foi firmado em 2015. Nele, países de todo o mundo se comprometeram em reduzir a emissão de gases que cooperam para o efeito estufa.

Foi reforçada a necessidade da descarbonização e da transição para energias renováveis. Ainda dentro dessa pauta, também foi apresentado um estudo sobre as tendências de emissões de carbono globalmente que não têm sido positivas. Ao invés de diminuir, como firmado no acordo de Paris, as emissões estão crescendo cada vez mais.

Os cientistas alertaram sobre as chances de limitar o aumento da temperatura global em apenas 1,5 graus celsius. Apesar disso, os países que participaram da conferência reafirmaram seu compromisso em frear o aumento da temperatura global.

Apesar de o tema ter sido amplamente discutido, não houve nenhum novo acordo relacionado ao assunto. E os cientistas que debatem sobre, sentiram falta ações mais incisivas com relação a pauta. O desejo deles é que sejam impostas metas mais ambiciosas com relação à diminuição da emissão de gases poluentes.

Apesar disso, a COP-27 não terminou sem nenhum acordo.

Fundo de perdas e danos

A conferência deste ano determinou a criação de um fundo para ajudar os países mais vulneráveis a se recuperarem de desastres de ordem climática. Durante o evento, foi discutido sobre a possibilidade dos países em desenvolvimento participarem da criação do fundo, no entanto, essa proposição não foi acordada.

Na verdade, pouco se sabe desse acordo, por enquanto. Foi definido um comitê temporário que deverá definir melhor os detalhes do acordo e apresentá-lo na próxima reunião, na COP-28 que ocorrerá em Dubai em 2023.

Os países mais industrializados temiam a criação desse acordo, mas não foi possível evitá-lo. As expectativas são de que no próximo ano a conferência seja tão produtiva quanto esta. O foco segue na diminuição da emissão de gases poluentes, redução do uso de combustíveis fósseis e investimento em energias renováveis.

Mas, vale ressaltar que as ações para conter as mudanças climáticas não são de responsabilidade única e exclusiva do governo. As empresas também podem e devem fazer sua parte.

A SGS apoia empresas que querem transformar o mundo com sustentabilidade. Se a sua empresa quer ser sustentável, clique aqui e entre em contato conosco.

A importância da agenda ESG para stakeholders

A importância da agenda ESG para stakeholders

O ESG (environmental, social and governance), ganhou grande espaço nas discussões sobre a evolução das companhias e a relação com seus stakeholders

Por ser um tema extremamente relevante, ainda é complexo abordar alguns aspectos pois há níveis distintos de maturidade para organizações de diversos segmentos.

ESG como atuação empresarial estratégica

Outro ponto é que o ESG é um assunto estratégico para as empresas porque tem uma relação com longevidade dos negócios. 

No que diz respeito ao aspecto ambiental, a sustentabilidade empresarial de longo prazo pode sofrer abalo caso o ambiente mude, podendo afetar as matérias-primas e insumos. Além disso, a gestão das mudanças climáticas e a emissão de poluentes, por exemplo, são temas que têm impactos estratégicos diferentes para cada negócio. 

Já o pilar social do ESG  é cada vez mais essencial tendo em vista que é muito difícil ter relevância no mercado sem impactar de maneira positiva as comunidades do entorno. Outros fatores como diversidade e inclusão também são abordados e se tornam cada vez mais relevantes.

A Agenda ESG e os stakeholders

O reconhecimento e a implantação de critérios ESG pelas organizações já se tornou uma realidade. Tendo em vista que mapear seus processos e colocá-los em prática de acordo com padrões ESG torna a empresa mais competitiva, seja no mercado interno ou externo. 

Atualmente, as empresas e suas ações são acompanhadas de perto pelos seus diversos stakeholders, e por isso, a aplicabilidade do ESG melhora  a imagem corporativa. Outro fator importante é a indicação de solidez, custos menores e maior resiliência em meio às incertezas do mundo corporativo.

Uma organização que atua conforme a agenda ESG mostra aos stakeholders que se trata de um negócio que se preocupa e é comprometido com as causas relacionadas à sustentabilidade e faz uso consciente dos recursos naturais de acordo com as legislações vigentes.

Uma vantagem é que a agenda ESG proporciona às empresas a oportunidade de promover parcerias estratégicas, principalmente nas atuações que envolvem sustentabilidade. Dessa maneira, esses negócios se tornam atraentes para investimentos, já que cada vez mais investidores preferem investir em green bonds” .ou, Títulos Verdes, que são parecidos com os títulos de dívida comuns, entretanto nesse caso só podem ser usados para financiar investimentos considerados sustentáveis.

Clique aqui para entrar em contato conosco e saber mais sobre as nossas soluções em Sustentabilidade – SGS.

Relatório de sustentabilidade: nova resolução para 2023!

Relatório de sustentabilidade: nova resolução para 2023!

O relatório de sustentabilidade é uma ferramenta que o mercado empresarial utiliza a fim de desenvolver uma estratégia de gestão com foco nos indicadores socioambientais e econômicos. 

O objetivo do relatório é demonstrar para o mercado e para stakeholders que a empresa atua de forma responsável no que diz respeito à sociedade e ao meio ambiente. Através da elaboração e apresentação do relatório, é possível demonstrar todas as ações que a companhia tem realizado para impactar positivamente o meio ambiente, sociedade e economia.

Metodologia GRI

O padrão GRI tem como finalidade conduzir as informações sobre sustentabilidade de forma assertiva, com o objetivo de melhorar o desempenho de negócios, empresas e governos. 

Através desse método é possível analisar duas formas de relatório: o modelo essencial e abrangente, que informa dados mais básicos e mostra informações detalhadamente sobre as ações de impacto ambiental, social e econômico da empresa. Além da metodologia GRI ser reconhecida mundialmente, a publicação do relatório pode ajudar uma empresa a melhorar os seus padrões de sustentabilidade, a identificar e fazer a gestão corretamente dos impactos de suas ações e a identificar os seus stakeholders visando alcançá-los com mais facilidade.

O relatório finalizado, pode ser divulgado com os resultados, assegurando grande visibilidade corporativa ao se apresentar como uma empresa responsável com o meio ambiente e seus meios de produção.

Diretrizes da GRI

A GRI (Global Reporting Initiative), fundada em 1997, é uma organização internacional que tem como propósito ajudar outras organizações a definir estratégias responsáveis para combater a corrupção, as mudanças climáticas, os desequilíbrios sociais, entre outros fatores importantes.

Por ser responsável por criar e disponibilizar diretrizes, princípios e indicadores de desempenho amplamente aceitos para relatórios de sustentabilidade, a GRI visa orientar de maneira efetiva o desempenho econômico, ambiental e social das empresas.

Os benefícios do Relatório de Sustentabilidade (GRI)

Por ser um documento público que apresenta os impactos econômicos, sociais e ambientais dos negócios, o relatório de Sustentabilidade é baseado na metodologia das diretrizes do GRI.

A divulgação destes relatórios promovem a relação das empresas com seus stakeholders, clientes e investidores, outro fator importante é que esse tipo de relatório facilita a definição de metas para uma gestão cada vez mais sustentável. Os relatórios GRI podem ser elaborados por todos os tipos e portes de empresas, e visam evidenciar os impactos empresariais positivos e negativos sobre o meio ambiente, além de definir compromissos e ações que possam melhorar sua performance e atuação.

Os dados  reportados têm sua qualidade garantida através da verificação independente do relatório. Assim, a organização tem mais credibilidade no mercado, melhorando a sua reputação.

Prazo de entrega dos Relatórios GRI

ESG já é um assunto bastante comentado e inserido nos ambientes empresariais e por isso as empresas não terão problemas em adaptar seus relatórios para informar esses dados. Vale ressaltar que é fundamental que as companhias organizem esses dados que já estão disponíveis devido aos consumidores e investidores. 

A resolução passa a vigorar a partir de 2 de janeiro de 2023 e as informações que forem divulgadas após essa data ainda terão como base o exercício social terminado em 2022, isso quer dizer que o balanço financeiro do ano correspondente e do quarto trimestre já contará com as informações ESG.

Para adquirir nossos serviços de asseguração em ESG, entre em contato, clicando AQUI.

Princípios do Equador: conheça este critério socioambiental

Princípios do Equador: conheça este critério socioambiental

Criados com a finalidade de ser base e estrutura, os Princípios do Equador ajudam as instituições financeiras a identificar, avaliar e gerenciar os riscos socioambientais no financiamento de Projetos.

Princípios do Equador: do que se trata?

Formados por critérios socioambientais, os Princípios do Equador foram adotados globalmente por instituições financeiras para conceder crédito a empreendimentos e que garantem que os projetos financiados sejam desenvolvidos de maneira ambiental e socialmente responsáveis.

Os Padrões de Desempenho sobre Sustentabilidade Socioambiental da International Finance Corporation (IFC) servem como base de referência para os critérios, além das Diretrizes de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Grupo Banco Mundial.

Outro fator importante é que esses critérios são observados na análise de produtos financeiros específicos, e podem ser utilizados como suporte a novos projetos de investimentos.

Qual a importância dos Princípios do Equador? 

A finalidade da criação desses princípios é garantir a sustentabilidade, o equilíbrio ambiental, minimizando o impacto social e ajudar na prevenção de acidentes que ocorrem e que podem causar problemas no transcorrer dos empreendimentos.

Além disso, os Princípios do Equador tornaram-se o meio mais visível e concreto de que as instituições financeiras têm como objetivo tornar compatível os investimentos e operações financeiras a fim de promover o desenvolvimento sustentável. 

Outro benefício da aplicação dos Princípios do Equador é o impacto positivo em todos os stakeholders envolvidos. 

Como as empresas podem aderir aos Princípios do Equador?

Primeiramente, as organizações interessadas em obter recursos no mercado financeiro internacional através dos Princípios do Equador, deverão incorporar em seus processos de avaliação de Financiamento de Projetos, pontos como:

  • Análise de impactos socioeconômicos, envolvendo as comunidades e povos indígenas, além de proteção ambiental com compensação para populações afetadas por um projeto;
  • Foco na proteção à saúde, à cultural e étnica e adoção de Sistemas de Segurança e Saúde Ocupacional;
  • Acompanhamento e  gestão de risco ambiental com objetivo de proteger a biodiversidade e investir em mecanismos de prevenção e controle de poluição;
  • Controle na distribuição e consumo de recursos hídricos e energia, além do uso de energias renováveis;
  • Combate à mão-de-obra infantil e respeito aos direitos humanos.

Como aplicar os Princípios?

A implantação dos princípios do Equador é baseada com foco na avaliação socioambiental, elaborada pelas instituições financeiras, sendo os projetos separados por categorias A (alto risco), B (médio risco) ou C (baixo risco).

Somente será concedido o empréstimo ao projeto que possua Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que tenha seu foco na mitigação, planejamento de ação, monitoramento e gerenciamento de riscos, de acordo com a classificação conforme abaixo:

Categoria A 

Pode apresentar grandes impactos ambientais adversos tratados como sensíveis, diferentes ou sem precedentes. Nesse caso, os impactos tidos como sensíveis são aqueles que apresentam possibilidade de serem irreversíveis.

Categoria B

Nessa categoria, estão os diversos impactos ambientais em populações humanas ou áreas ambientalmente importantes, porém menos sensíveis que os impactos dos projetos da Categoria A.

Categoria C

Aqui se encontram os projetos que podem apresentar poucos ou nenhum impacto ambiental adverso.

Para todos os projetos classificados na categoria A deverá haver um Sistema de Gestão Ambiental e, para os projetos da categoria B, deverá ocorrer a implantação caso a instituição financeira considere necessário.

Se você deseja começar um planejamento estratégico com foco nos Princípios do Equador, clique AQUI e conheça sobre os nossos serviços.

CVM muda regulação de report ESG, saiba como isso influencia sua empresa.

CVM muda regulação de report ESG, saiba como isso influencia sua empresa.

A maioria das companhias que possuem ações na Bolsa já estão se antecipando e incluindo em suas apresentações de balanço os dados sobre o ESG. 

A sigla se refere à Environmental (Ambiental, E), Social (Social, S) e Governance (Governança, G) e diz respeito às práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. 

As metas relacionadas ao ESG são estabelecidas com o objetivo de diminuir os impactos ao meio ambiente e fazer uso das melhores práticas nos processos de gestão corporativa.

Norma ainda não está em vigor

Mesmo a norma ainda não estando em vigor, as empresas já incluem dados ESG em seus balanços. 

A norma da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) entra em vigor a partir de 2023. Através da Instrução 480/09, em dezembro de 2021, a CVM passou a exigir que companhias brasileiras demonstrassem seus indicadores relacionados às questões climáticas, além dos seus riscos ambientais, sociais e de governança.

Como sua empresa deve atuar

De acordo com especialistas, as empresas não terão problemas em adaptar seus relatórios para informar esses dados, provavelmente, porque  o tema ESG já é bastante abordado. O importante é que as companhias organizem essas informações que já estão disponíveis devido aos consumidores e investidores. 

Como a resolução passa a vigorar a partir de 2 de janeiro de 2023, os dados que forem divulgados após essa data ainda terão como base o exercício social finalizado em 2022, ou seja, o balanço financeiro do ano correspondente e do quarto trimestre já contará com as informações ESG.

Serviços ESG SGS

Para ajudar as empresas nesse processo, a SGS desenvolveu dois serviços focados em ESG. O ESG Gap Analisys (Diagnóstico de Maturidade ESG) e a Certificação ESG.

ESG Gap Analisys

O Diagnóstico de Maturidade ESG tem como finalidade mapear os tópicos materiais para as empresas, os que têm grande importância para seus stakeholders e relevantes para seu negócio, identificar ações da empresa nesses tópicos e classificar sua maturidade em relação a agenda ESG. Dessa forma, a empresa terá um diagnóstico dos seus pontos fortes e oportunidades de melhoria na agenda, além de um benchmarking com o mercado.

Certificação ESG

A Certificação ESG é voltada para empresas que já estão maduras no tema ESG e têm como objetivo demonstrar seu desempenho externamente.

Avaliamos o desempenho baseado nos critérios e certificação da SGS, nas categorias ambientais, sociais e de governança, levando à emissão de um certificado ESG.

Para adquirir nossos serviços de asseguração em ESG, entre em contato, clicando AQUI.