Notícias Atualizadas SGS

Back to Notícias Atualizadas SGS

Relatório de Sustentabilidade – Criando uma estratégia de Gestão

Qual a relevância do relatório de sustentabilidade e que efeito ele têm sobre a sociedade?

O relatório de sustentabilidade tem como objetivo demonstrar para o mercado e para stakeholders a responsabilidade social e ambiental da empresa. Através do relatório é possível demonstrar todas as ações que a empresa tem tomado para ter um impacto positivo no meio ambiente, sociedade e economia.

homens-analisando-empresa

 

E como iniciar o desenvolvimento desse relatório?

Para desenvolver um relatório de sustentabilidade, são necessários métodos de identificação, mensuração e divulgação do desempenho sustentável. Todas essas informações então podem ser publicadas de forma periódica através de relatórios. Tais relatórios permitem algumas coisas:

  • Desenvolver uma estratégia de gestão voltada para o futuro, baseada em informações consistentes sobre os impactos positivos e negativos da sustentabilidade, tanto causados pela empresa como por fatores externos, tais como alterações climáticas ou questões de direitos humanos;
  • Melhorar o diálogo entre os acionistas, o que auxilia as empresas a identificar riscos e oportunidades ligados à sustentabilidade;
  • Ajudar a mudar a mentalidade, buscando o que faz sentido para os negócios em um mundo dinâmico, onde importa não somente o aspecto financeiro, mas também o econômico, social e ambiental.

Portanto podemos afirmar que os relatórios de sustentabilidade representam o interesse público, pois impulsionam o movimento e interesse pelo desenvolvimento sustentável dentro dos principais agentes de mudança, grandes empresas, stakeholders e líderes dentro do mercado.

Como funcionam os critérios dos relatórios?

O desenvolvimento dos relatórios tem evoluído através de práticas experimentais, desde o final dos anos 90 até o padrão estabelecido para as maiores empresas de hoje. No Brasil 88 das 100 maiores empresas realizam seus relatórios e estima-se que cerca de 6 mil empresas ao redor do mundo também o façam.

A cada dia, mais investidores exigem informações sobre o desempenho sustentável das empresas, o que tem motivado a busca por meios de publicação e estudos efetivos de reduções no impacto ambiental. Assim como investidores, órgãos reguladores também tem se tornado mais ativos. Na França, por exemplo, os relatórios de sustentabilidade se tornaram obrigatórios.

Outro benefício das diretrizes dos relatórios de sustentabilidade é que elas são amplamente utilizadas ao redor do Mundo, referenciando importantes normas e convenções internacionais, como por exemplo, o Protocolo GHG e convenções da ILO – International Labor Organization.

 

Aqui na SGS oferecemos soluções em forma de auditorias e certificações assim como diversos serviços socioambientais e consultoria. Para ficar a par de todas as novidades e serviços, você também pode acessar nossos materiais educativos, ou então pode me mandar uma mensagem clicando aqui.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 × cinco =

Back to Notícias Atualizadas SGS