Notícias Atualizadas SGS

Back to Notícias Atualizadas SGS

Melhorando o desempenho energético

Como podemos implantar um sistema eficiente de desempenho energético? Muitas vezes dentro de uma empresa que já tem uma grande estrutura montada essa questão pode ser um grande problema. Porém é possível aplicar pontos de melhoria em qualquer nível de qualquer organização, basta saber os pontos principais e quem são os tomadores de decisão dentro de cada setor.

usina-de-energia

 

A implantação deve ser levada ao grupo responsável pelas grandes decisões dentro da empresa, que definirão quais os principais objetivos e metas a serem alcançadas em termo de desempenho energético junto a uma visão corporativa para implementar de forma bem sucedida as mudanças propostas.

Sobre o sucesso da implantação do sistema, tudo depende da compreensão, por todos, de que a iniciativa trará ganhos financeiros para a empresa a longo prazo, pois aumenta a competitividade ao reduzir custos produtivos desnecessários. Outros ganhos também se caracterizam pela sustentabilidade econômica e ambiental do negócio, além da redução de investimentos na infraestrutura necessária para distribuição de energia.

Qual norma me ajuda?

A ISO 50001 específica os requisitos de um sistema de gestão da energia (SGE) para uma organização desenvolver e implementar uma política energética, estabelecer objetivos, metas e planos de ação que considerem requisitos legais e relativos ao uso significativo de energia.

A aplicação da norma pode ser ajustada de acordo com requisitos específicos também. Isso inclui a complexidade do sistema, grau de documentação e recursos. A norma toma como base a estrutura de melhoria contínua do Plan-Do-Check-Act e incorpora a gestão da energia nas práticas organizacionais diárias, além de melhorar a competitividade e redução de emissões de gases de efeito estufa.

Outra dúvida é: quais tipos de energia a norma averígua? Independente do tipo de energia, todos podem ser medidos e administrados, gerando então a certificação, registro ou a autodeclaração do SGE de uma organização.  Também, a norma não possui requisitos absolutos para gerar a certificação, além dos já estabelecidos na política energética da empresa.

 

Aqui na SGS oferecemos soluções em forma de auditorias e certificações assim como diversos serviços socioambientais e consultoria. Para ficar a par de todas as novidades e serviços, você também pode acessar nossos materiais educativos, ou então pode me mandar uma mensagem clicando aqui.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

17 − seis =

Back to Notícias Atualizadas SGS