Notícias Atualizadas SGS

Back to Notícias Atualizadas SGS

Saiba como elaborar um plano de ações de acordo com os ODS

Como elaborar um plano de ações com ODS

Desenvolver um trabalho alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Social (ODS) pode fazer toda a diferença. Por isso, é importante readequar a sua estratégica para obter melhores resultados.

Adotar políticas sustentáveis e de responsabilidade social podem ajudar a reduzir custos e melhorar a competitividade, fazendo o negócio se destacar. Saiba como auxiliar no enfrentamento à doença e elaborar um plano de ações.

Diante da crise global provocada pela Covid-19, que potencializa o desemprego, as Nações Unidas divulgaram algumas diretrizes para a busca de uma resposta socioeconômica imediata.

O documento chama atenção para a responsabilidade compartilhada, solidariedade global e ação urgente em prol dos mais pobres. Apoiado no progresso em direção aos ODS, ele se baseia em cinco eixos:

1) proteger os serviços de saúde para que se mantenham sustentáveis na pandemia;

2) auxiliar as pessoas nas dificuldades, com proteção social e serviços básicos;

3) manter empregos, ajudando pequenas e médias empresas e trabalhadores informais com programas de recuperação econômica;

4) oferecer maior estímulo fiscal e financeiro para que políticas macroeconômicas se voltem aos mais necessitados;

5) incentivar a coesão social e investimentos em sistemas de resiliência e lideranças comunitárias.

Ao contribuir com causas, alinhadas às propostas, as empresas podem fomentar a recuperação segura das sociedades e economias, percorrendo um caminho mais sustentável, com igualdade de gênero e neutro em carbono, indica a entidade.

As Nações Unidas Brasil contabilizam pelo menos 70 empresas brasileiras do Pacto Global – que reúne mais de 13 mil organizações pelo mundo – fazendo parte deste movimento. A maioria das ações é voltada à saúde e à proteção de empregos.

Planeje suas ações

O relatório Better Business, Better World prevê um incentivo anual de pelo menos 12 bilhões de dólares até 2030 para quem disponibilizar tecnologias e soluções relevantes para os ODS, com modelos empresariais sustentáveis e inclusivos.

Organizando um plano de ações, com base em saúde e bem-estar, consumo e produção responsáveis, parceria e meios de implementação, será possível gerenciar melhor riscos e processos.

Além disso, pode-se prever demandas, garantir o acesso a recursos e reforçar as cadeias de fornecimento, entre outros ganhos, que farão toda a cadeia avançar em direção ao alcance dos objetivos globais.

Escolhidos os seus ODS prioritários, pesquise e mapeie as atividades realizadas por outras empresas da sua área e região. Indique quais ações podem ser feitas pela sua empresa.

Crie uma comissão para estruturar as ideias. Estabeleça metas, prazos e responsáveis, buscando formas eficientes de tirá-las do papel. Sensibilize o público interno para colocar as ações em prática.

Melhores resultados

A execução do projeto deve ser transparente, com objetivos claros e que criem valor no mercado. Utilize indicadores e métricas para acompanhar os resultados, otimizando processos e melhorando a produtividade.

Mostre que o seu negócio possui um propósito, que vai além da venda de produtos ou da prestação de serviços. Dessa forma, é possível ajudar também a construir uma sociedade mais sustentável e humana.

Engaje clientes, fornecedores, formadores de opinião e sociedade em geral para que todos os objetivos sejam alcançados. Crie parcerias e acelere a contribuição da sua empresa nas metas das Nações Unidas para 2030.

Precisa de ajuda? A plataforma 2030 TODAY integra soluções que podem auxiliar a sua empresa na melhoria dos indicadores de sustentabilidade. Entre em contato conosco!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

onze − quatro =

Back to Notícias Atualizadas SGS