Notícias Atualizadas SGS

Back to Notícias Atualizadas SGS

Conheça os pilares da Sustentabilidade Corporativa

Uma empresa que foca em sustentabilidade é aquela que pensa na produção dos insumos e produtos de maneira consciente e usa os recursos naturais de forma que não prejudique as gerações futuras. Nesse caso, é preciso entender bem quais são os pilares da sustentabilidade corporativa.

Se você quiser saber um pouco mais sobre o assunto, continue com a leitura!

Os 3 pilares da sustentabilidade corporativa

Muitas pessoas acreditam que a sustentabilidade está associada apenas ao meio ambiente, mas isso não poderia estar mais longe da verdade. Esse conceito associa-se, diretamente, com 3 vertentes: a ambiental, a social e a econômica. 

Vamos explicar agora como cada uma delas interagem entre si e se complementam para que tudo funcione de forma harmoniosa.

Social

Está relacionado às atividades que são exercidas pelo negócio e também às pessoas que fazem parte disso. Funcionários, consumidores, fornecedores e até mesmo a comunidade que, direta ou indiretamente é impactada pelo empreendimento.

Quando se pensa no social, isso deve ir bem além de seguir às leis dando férias e benefícios aos funcionários. O social tem a ver com o dia a dia das relações de trabalho, estimulando o bom convívio entre todos que são ligados à empresa de alguma forma.

Econômico

O pilar econômico tem a ver com o fato de que a empresa deve sempre oferecer uma competitividade justa com os concorrentes do mercado. Desde a produção do produto até a distribuição dele. 

Por exemplo, se a empresa cresce economicamente, mas para isso precisa destruir o ecossistema do qual faz parte — e isso inclui não só a natureza em si, mas também toda comunidade que depende dela — não é um negócio economicamente sustentável.

Ambiental

Aqui, finalmente, falamos especificamente da natureza e do impacto que uma empresa pode causar ao meio ambiente no curto, médio ou longo prazo.

O primeiro ponto de uma empresa que busca o desenvolvimento sustentável é reduzir, ao máximo, os impactos ambientais. E os consumidores estão de olho para saber se, de fato, a sustentabilidade da empresa está sendo colocada em prática ou é apenas marketing.

Gostou de saber mais sobre esse assunto? Confira também o nosso ebook sobre Economia Circular e Logística Reversa.

SGS é a empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação. Clique aqui para entrar em contato conosco e saber mais sobre as nossas soluções em Sustentabilidade.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

sete + dezesseis =

Back to Notícias Atualizadas SGS