Notícias Atualizadas SGS

Back to Notícias Atualizadas SGS

Todo Edifício Pode Ser Verde: saiba mais sobre o EDGE

Um edifício mais verde aumenta a eficiência do uso de energia, água e materiais. Esse tipo de projeto preserva recursos e diminui os impactos negativos sobre a sociedade e o meio ambiente durante todo o ciclo de vida do prédio, desde a construção e operação até a reforma e demolição.

Os prédios com esse perfil operam de forma mais eficiente que os edifícios tradicionais. Eles podem promover menores custos, aumento da produtividade da equipe, melhora da avaliação financeira da empresa e contribuição para o compromisso com a sustentabilidade.

Por que optar por uma construção mais verde? 

O planeta precisa de ajuda e poder contar com estratégias que ajudem a atingir emissões líquidas zero até 2050, será fundamental para amenizar os piores impactos das mudanças climáticas. 

A sustentabilidade é um tema em foco no momento e por isso, os governos estão adotando alvos climáticos rigorosos e tornando a legislação nacional líquida zero. Atualmente, os edifícios geram 28% das emissões de GEE relacionadas à energia e consomem 40% da eletricidade em todo o mundo.

Portanto, definir uma estratégia de edifícios verdes é uma ação importante do objetivo geral de sustentabilidade de uma empresa. Os edifícios contribuem com 37% do consumo mundial de energia e para mais de um terço de todas as emissões de gases do efeito estufa causados pelo homem. 

Elaborar um planejamento claro para a descarbonização de edifícios é essencial para alcançar o net zero.

Como podemos tornar cada edifício mais verde?

Este padrão de certificação desenvolvido pelo Banco Mundial, o EDGE é uma ferramenta que atua de forma estratégica, que tem como finalidade ajudar as empresas a conduzir a descarbonização de seus edifícios. 

Trata-se de uma plataforma gratuita usada para quantificar o impacto ambiental das operações de construção. Além disso,  identifica oportunidades de melhoria da eficiência e estima os custos de investimento associados necessários para fazer essas melhorias. O EDGE pode ser aplicado em edifícios novos e existentes, bem como a todos os tipos de edifícios.

Na ferramenta também há um banco de dados desenvolvido pelo IFC que calcula as bases locais para cada país ao redor do mundo. O App EDGE faz combinações de práticas locais da indústria, regulamentações locais, dados climáticos e custos de utilidade típicos.

Sobre a certificação EDGE 

A Certificação EDGE é baseada em três elementos: um aplicativo online gratuito, um padrão de construção verde e um sistema de certificação.

O padrão relacionado ao construção verde se concentra unicamente na eficiência de recursos. Sendo assim, é feita a avaliação de eficiência energética, a eficiência da água e a energia incorporada nos materiais de um edifício.

Um prédio para alcançar a norma EDGE, deve ser pelo menos 20% mais eficiente do que um edifício padrão naquela localidade nas três categorias. Ainda existem dois níveis adicionais: EDGE Avançado e EDGE Carbono Zero. 

Por exemplo, um prédio pode obter EDGE Avançado se a eficiência energética for melhorada em pelo menos 40%, além de uma melhoria de 20% nas outras duas categorias. Por se tratar de uma certificação de carbono zero operacional,  para obter a EDGE Carbono Zero, o edifício deve obter o EDGE Avançado e, depois, equilibrar a energia operacional com 100% renováveis no local ou fora do local. Outra alternativa é adquirir compensações de carbono para completar a 100%. Toda a energia deve ser contabilizada, incluindo o diesel e o GLP.

Quais são os benefícios de edifícios verdes certificados?

Os edifícios verdes que possuem certificação possuem as seguintes vantagens:

  • maior valor de venda e de revenda;
  • ciclos de vendas mais agilizados; 
  • menores custos operacionais;
  • taxas padrão de empréstimo mais baixas.

Parceria Sintali

Sintali é a parte Certificadora e a SGS a parte auditoria. As duas atuam em parceria (ou consorcio) para prover Certificação EDGE ao mercado. O objetivo é realizar uma revisão independente de terceira parte para revisar o projeto em relação ao padrão EDGE. A Sintali também emite certificados após uma decisão de certificação positiva para projetos individuais e portfólios de construção.

Atuação SGS

Nossos auditores credenciados fazem a revisão da documentação do projeto para a certificação preliminar e auditorias finais. A SGS fornece auditorias finais, incluindo revisão do projeto de documentos e uma inspeção visual no local do projeto. As auditorias da SGS podem ser realizadas em qualquer em qualquer país do mundo, para os locais de projeto e portfólios de construção contando com equipe técnica de suporte global. Clique aqui e entre em contato conosco e saiba mais.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 + 18 =

Back to Notícias Atualizadas SGS