Notícias Atualizadas SGS

Back to Notícias Atualizadas SGS

GRI e IFRS se aliam em prol das métricas ESG

Recentemente a IFRS e o GRI e seus respectivos conselhos normativos, o International Sustainability Standards Board (ISSB) e o Global Sustainability Standards Board (GSSB), assinaram um acordo de colaboração com a finalidade coordenar de forma conjunta seus programas e atividades de desenvolvimento de padrões. 

O acordo demonstra a importância de assegurar a compatibilidade e as conexões entre a base de stakeholders atendidos pelos padrões GRI (Global Reporting Initiative) e a base de dados de interesse de investidores nos mercados de capitais.

Essa iniciativa torna possível a aproximação dos dois pilares que fazem parte dos relatórios de sustentabilidade, além disso, demonstra um avanço no alinhamento entre eles, porém com uma abordagem mais robusta e que atende às necessidades das empresas, investidores e da sociedade em geral.

Importância das Métricas ESG

Ao utilizar os requisitos baseados no ESG (Environmental, Social and Governance) as organizações conseguem orientar seus processos de relatório, facilitando seu planejamento, deixando claro o que deve ser medido e como deve ser comunicado. Além disso, as empresas que fazem uso de boas práticas e métricas do ESG, minimizam os riscos de enfrentarem problemas trabalhistas e jurídicos, por exemplo, inclusive ações relacionadas aos impactos ao meio ambiente.

O que são a IFRS e o GRI?

A Fundação IFRS (International Financial Reporting Standards) e o GRI (Global Reporting Initiative) são organizações que dedicam seu trabalho a padronizar os indicadores e informações que tratam sobre os desempenhos das companhias nas áreas de sustentabilidade, finanças e ESG.

COP26

A Fundação IFRS, que informou na COP26 o estabelecimento do ISSB com o objetivo de desenvolver uma linha de base global que envolve divulgações de sustentabilidade com foco no investidor para os mercados de capitais. Já a GRI, informou ainda que eles se aliaram aos órgãos consultivos uns dos outros no que diz respeito às atividades de relatórios de sustentabilidade.

O ISSB pretende publicar em breve os requisitos de divulgação relacionados ao clima e sustentabilidade que formarão a linha de base global para divulgações relacionadas ao clima. 

Padrões do GRI

Os Padrões do GRI são os principais definidores de normas globais para relatórios de sustentabilidade que abordam o impacto de uma organização na economia, no meio ambiente e nas pessoas para um público de várias partes interessadas. Tais padrões são revisados de forma contínua, que inclui novos Padrões Setoriais e a atualização de um Padrão de Biodiversidade.

Clique aqui para entrar em contato conosco e saber mais sobre as nossas soluções em Sustentabilidade.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

18 − 6 =

Back to Notícias Atualizadas SGS