O ISCC (International Sustainability & Carbon Certification) é um esquema global, que foi desenvolvido pelas principais autoridades europeias. Assim, é uma certificação baseada na avaliação dos critérios de produção sustentável, passando pela gestão, documentação e rastreabilidade dos processos.
O principal objetivo é a redução de gases de efeito estufa, especialmente a redução de carbono.
Continue a leitura e saiba mais!
Novas demandas de energia e combustível e a ISCC
A produção de energia e combustível a partir da biomassa é uma realidade que nos leva para um futuro mais sustentável. Com esse novo mercado, a União Europeia criou uma série de parâmetros obrigatórios aos países que são membros da UE para a produção sustentável e o processamento de biomassa com base na Diretriz da Energia Renovável (RED) (EU-RL 2009/28/EC).
Dessa forma, o ISCC busca conferir a certificação em biomassa e bioenergia aos produtores. A certificação é efetiva e eficiente, já que abrange também a sustentabilidade social em todas as etapas de produção.
Quais as vantagens?
A certificação é aplicável a todos os tipos de biomassa e ajuda as empresas e organizações a demonstrarem sua responsabilidade ecológica e social. Por isso, a certificação atesta que a empresa é responsável nos seguintes critérios:
- Atesta que a empresa é comprometida com a redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE);
- Certifica que a organização faz um uso sustentável do solo nos períodos de plantio e manuseio;
- Comprova a responsabilidade da empresa quanto à proteção de biosferas naturais;
- Certifica que a empresa é comprometida com a sustentabilidade social.
Também é possível obter a certificação ISCC PLUS, a qual amplia a certificação também aos alimentos, rações, usos de químicos e demais usos da bioenergia, assim como a biomassa em seu estado sólido.
Vale lembrar que a certificação beneficia seus negócios por garantir a rastreabilidade dos processos, atribuindo confiabilidade à sua empresa em nível global.
Quem pode ter a certificação?
A ISCC é uma certificação global que tem como objetivo controlar e certificar a biomassa sustentável utilizada na produção de biocombustível e bioenergia, em diferentes níveis de fornecimento.
Dessa forma, agricultores, comerciantes agrícolas, fábricas de óleo, engenhos de açúcar, produtores de etanol, depósitos de biomassa, entre outros, são candidatos para a certificação. Basta fazer parte de algum estágio da cadeia de custódia da biomassa.
Também é possível, por meio da ISCC PLUS, obter a certificação nos setores de ração, alimentos e indústrias bioquímicas que possuem compromisso em processos sustentáveis em toda a sua cadeia de fornecimento e produção.
Como é o processo de certificação?
Primeiramente, é preciso solicitar uma proposta sem nenhum compromisso. Se tudo estiver de acordo, a empresa passa por uma pré-avaliação, registro online, auditoria e, por fim, a decisão de certificação. Com as constatações da auditoria é enviado um relatório com as decisões e assim que o documento é homologado, ele é automaticamente enviado ao ISCC.
A SGS apoia empresas que querem transformar o mundo com sustentabilidade. Se a sua empresa quer ser sustentável, clique aqui e entre em contato!
Boa tarde!
Gostaria de maiores informações sobre a Certificação ISCC. Vocês tem algum material ou curso específico sobre o assunto?