Notícias Atualizadas SGS

Back to Notícias Atualizadas SGS

A Logística Reversa e a Sustentabilidade

Você, provavelmente, já ouviu falar em logística e nesse conceito aplicado às empresas. Mas e em logística reversa? O termo não é totalmente desconhecido, mas pouca gente sabe, de fato, do que se trata.

E como isso se associa à questão da sustentabilidade? De que forma esses dois conceitos estão conectados? 

Bom, vamos explicar abaixo um pouco sobre o assunto e de que forma esse conhecimento pode ser aplicado de forma positiva na sua empresa. Confira!

O que é logística reversa?

Trata-se de quando o consumidor retorna à sua loja para devolver um produto. A sua empresa precisa pensar não só na logística da entrega do produto como também na possível devolução.

E, dentro disso, em como esse produto será descartado de forma que não prejudique o meio ambiente.

E não é só nesses casos. Por exemplo, uma empresa de fast food precisa pensar no descarte dos itens que ficam depois do consumo dos alimentos: embalagens, copos, canudos… tudo precisa ser pensado de maneira que o meio ambiente e a empresa não percam.

Cada vez mais os consumidores estão valorizando empreendimentos que pensam na sustentabilidade

Por isso, investir na logística reversa tem a ver também com a imagem positiva da empresa e com o aumento das vendas.

Como a logística reserva se relaciona com a sustentabilidade?

Como você já percebeu, há uma relação íntima entre esses dois conceitos e as ações podem ser facilmente integradas.

E o pensamento da logística reversa aliado ao da sustentabilidade vai bem mais além. Afinal de contas, não tem a ver apenas com a forma de descarte.

Um produto pode sair de uma empresa de uma forma no pós-consumo ser reciclado, se transformando em um novo material que pode ser igual ou não. É o caso, por exemplo, do papel reciclado.

Por que devo implementar a logística reversa na minha empresa?

Além de ser bom para a imagem dela, você ajuda a conter o impacto negativo que o lixo causa na nossa sociedade.

Só no Brasil, todos os anos, são produzidas quase 80 milhões de toneladas de lixo. Seria o suficiente para encher completamente 206 estádios do Morumbi.

Dessa forma, a sua empresa estará contribuindo para um mundo melhor, para que a geração futura receba um local melhor para viver.

Como aplicar a logística reversa na empresa?

1. Mantenha uma política de troca e devoluções

Para estabelecer essa política, primeiro você deve analisar o Código de Defesa do Consumidor, afinal de contas, toda empresa precisa segui-lo.

Nos aspectos que não são estabelecidos pela lei, a sua empresa pode criar as próprias regras, também pensando no pré-consumo como no pós-consumo.

Por exemplo, detalhe como o produto deve ser devolvido para a empresa. Você pode, por exemplo, eliminar embalagens de plástico nesse processo.

2. Tenha um protocolo

É muito importante que as trocas e devoluções estejam claras para empresa e consumidor principalmente. Por isso, ter um protocolo a ser seguido é essencial. Ele pode responder às seguintes perguntas:

  • Qual departamento ficará responsável por receber a devolução?
  • Como deve ser o procedimento entre a empresa e o cliente?
  • Em quanto tempo isso deve ser feito?
  • Esses itens podem ir para reciclagem? Se sim, como isso será feito?

Ter um fluxograma pode ajudar muito. É interessante que ele seja fácil de entender, simples e de executar e que esteja anexado em um local visível para todos os interessados.

3. Terceirize o serviço

Pensar na logística reversa aliada à sustentabilidade pode ser complicado.

São muitos os detalhes que precisam ser pensados para que tudo dê certo. Por isso, terceirizar pode ser a melhor opção para sua empresa.

A SGS Sustentabilidade atua em diversas frentes, oferecendo uma consultoria em sustentabilidade completa. Assim, oferecemos:

  • Atuação no fomento da cadeia de reciclagem e logística reversa;
  • Consultores de campo espalhados por todo o Brasil;
  • Mapeamento e Relacionamento com diversos Stakeholders da Cadeia de Reciclagem: Cooperativas, Prefeituras, comércios, etc.
  • Apoio a programas de coleta seletiva.

Por meio disso, a sua empresa pode, inclusive, gerar mais receita com fontes secundárias, reduz as chances de problemas futuros por não seguir a legislação vigente e demais atualizações e fica alinhada com as tendências mundiais, inclusive, com o cumprimento de metas da ODS 8 e 12.

Entre em contato com a gente e descubra como a nossa empresa pode ajudar a melhorar o seu negócio dentro da logística reversa!

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + cinco =

Back to Notícias Atualizadas SGS