Texto-9.-Como-implementar-um-sistema-de-gestão-de-energia-ISO-50001.jpg

Como implementar um sistema de gestão de energia ISO 50001?

A implementação de um sistema de gestão de energia de acordo com a ISO 50001 é o meio mais eficaz de conquistar eficiência energética para uma empresa, planta industrial, empreendimento da construção civil, governo ou outro tipo de instituição. Esse sistema garante estratégias e ações que ajudam a aprimorar a capacidade energética das organizações, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento sustentável e reduz os impactos causados pela geração e pelo consumo de energia aos recursos naturais do planeta.

A norma ISO 50001 é uma iniciativa internacional e inovadora, que estipula as regras para uma gestão de energia inteligente e eficiente. Essa norma surgiu com o objetivo de contribuir com a redução do consumo e do desperdício de energia, bem como para reforçar as ações e metas de eficiência energética nas empresas.

A gestão dos recursos energéticos garante os seguintes benefícios estratégicos às organizações:

  • Ajuda a implementar melhores práticas para a gestão de energia elétrica;
  • Permite realizar melhorias na estrutura, nas instalações e no sistema de produção das empresas, com a implementação de novas tecnologias;
  • Ajuda a reduzir as emissões de gases de efeito estufa;
  • Cria uma política interna para o consumo de energia;
  • Permite a tomada de decisões estratégicas, baseadas em dados sobre o consumo e as fontes de energia utilizadas nas empresas;
  • Promove melhorias contínuas nas organizações.

A implementação desse tipo de sistema de gestão de energia deve ser realizada com o suporte de uma auditoria independente e especializada, capaz de fazer o levantamento das informações de consumo de uma organização e apresentar um plano de ação que ajude a melhorar o desempenho energético e a reduzir os impactos ambientais causados pelos negócios.

Conte com a equipe da SGS Sustentabilidade para fazer a análise e implementação do sistema de gestão de energia em sua empresa. Aprimore seu desempenho ambiental com a certificação ISO 50001!

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *