Comunicação e Sustentabilidade

Comunicação e Sustentabilidade

Se a sua empresa já realiza ações e projetos relacionados à sustentabilidade, é importante saber que a comunicação corporativa é fundamental para a consolidação do conceito de sustentabilidade. 

Comunicação e Sustentabilidade

Ao falar de sustentabilidade, devemos abranger e incorporar aspectos ambientais, sociais e econômicos pois, ela é um assunto transversal e deve permear todas as atividades das organizações.

Fazer Sustentabilidade Corporativa abrange todas as operações de uma companhia e é sobre a preservação e perenidade tanto do seu negócio, como da comunidade e sociedade onde atua. Antes de comunicar a sustentabilidade desenvolvida pela sua empresa, é importante fazer o dever de casa e entender o que significa e quais aspectos são mais importantes para o negócio e os stakeholders envolvidos. 

A partir daí, a comunicação efetiva da sustentabilidade traz inúmeros benefícios para a empresa, sua relação com colaboradores, consumidores, fornecedores e também sua saúde financeira.

A comunicação de sustentabilidade da sua empresa deve ser para quem?

Toda e qualquer empresa está inserida em um mercado e possui diversos públicos de interesse. Portanto, a comunicação pode ser feita para colaboradores, fornecedores, parceiros, comunidade, clientes e órgãos reguladores. Cada um desses stakeholders pode ter interesse nas ações de sustentabilidade em que sua empresa atua e, dependendo do seu negócio, pode até mudar a percepção de um público específico, o que pode gerar muito valor para a sua marca.

Caso sua empresa faça parte de uma cadeia de valor e seus produtos sejam usados por outra companhia, pode ser um grande diferencial competitivo se posicionar como empresa que se preocupa com as questões ambientais. Dessa maneira, seus consumidores saberão que sua empresa atua de forma transparente e responsável. Afinal, as pessoas estão cada vez mais valorizando a sustentabilidade e optam por organizações que tenham a mesma visão. Portanto, é essencial que a comunicação seja realizada de forma estratégica, para que ela possa alcançar e impactar de forma positiva.  

Importância de comunicar através de um relatório de sustentabilidade

Uma das formas de realizar a comunicação é fazendo o relatório de sustentabilidade. Assim, a empresa consegue unificar as informações relevantes e divulgar suas ações pela busca do desenvolvimento sustentável.

Fazer a comunicação através de um relatório é importante para as empresas porque traz clareza sobre sua estratégia de gestão com um olhar para o futuro. Para isso, é  preciso obter informações seguras sobre os impactos positivos e negativos da sustentabilidade. Estes impactos podem ter sido causados pela organização ou por fatores externos.

Outra vantagem corporativa é que a comunicação ajuda as empresas a identificar riscos e oportunidades relacionadas à sustentabilidade. Ademais, muda a percepção geral, uma vez que é uma oportunidade de mostrar a importância das práticas sustentáveis para todos.

Já para a sociedade, a elaboração de um relatório permite que todos tenham acesso a informações que ajudam a disseminar uma mentalidade mais sustentável. 

No que diz respeito ao mercado, a comunicação através de relatórios de sustentabilidade fornece dados que podem ser utilizados para tomadas de decisões mais assertivas a fim de acompanhar seus progressos rumo ao desenvolvimento sustentável.

Elaboração de um relatório de sustentabilidade

Ao optar pela elaboração de um relatório de sustentabilidade, é possível ter acesso a vários modelos disponíveis para as empresas seguirem. Entretanto, o mais conhecido e utilizado atualmente devido a sua credibilidade no cenário internacional, é o da GRI – Global Reporting Initiative.

A GRI é uma organização internacional que ajuda as empresas e outras instituições a relatarem e comunicarem seus impactos socioambientais causados por suas atividades.

O modelo fornecido pela Global Reporting Initiative é baseado em pilares que ajudam a identificar os impactos dos processos e das operações sobre o meio ambiente, economia e sociedade. Ao seguir essas diretrizes, torna-se mais fácil informar de maneira padronizada e confiável, além de permitir a avaliação oportunidades e riscos. 

Fazer a comunicação de sustentabilidade da sua empresa efetivamente gera valor para a imagem corporativa e promove a sustentabilidade através de boas práticas. Ter um bom relacionamento e os mesmos valores que os seus stakeholders será cada vez mais importante. Portanto, saiba usar a comunicação de forma eficiente para que a sustentabilidade seja um diferencial estratégico para a sua organização.

 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *