Notícias Atualizadas SGS

Back to Notícias Atualizadas SGS

Conheça as metas do 1º ODS: erradicação da pobreza

Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU), percebendo que os indicadores econômicos, sociais e ambientais dos últimos anos não eram nada otimistas quanto ao futuro das próximas gerações, propôs aos seus 193 países membros a assinatura da Agenda 2030. Trata-se de um plano global composto por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas para que esses países conquistem o desenvolvimento sustentável em todas as esferas até 2030.

Cada objetivo possui suas respectivas metas e abordam diversos aspectos relacionados ao fato de serem essenciais para a viabilidade de uma sociedade sustentável. 

Uma das metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 1 é a Erradicação da Pobreza. Até 2030, o objetivo é reduzir pelo menos à metade, a proporção de homens, mulheres e crianças que vivem na pobreza extrema, em todas as suas dimensões. De acordo com cada realidade nacional, cada país que assinou o acordo deverá assumir o compromisso de cumprir a meta, colaborando com o desenvolvimento local.

Em 2005, cerca de 7% da população não tinha acesso adequado a saúde,  habitação, educação e bens e serviços essenciais. Em 2014, esse número caiu para 1%. De acordo com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), nos últimos 10 anos, mais de 36 milhões de pessoas deixaram a pobreza crônica e multidimensional no Brasil. Com o início da Agenda 2030, o desafio será integrar os diferentes temas de desenvolvimento em uma agenda que unifique o crescimento econômico e a inclusão social com a sustentabilidade.

Para que você possa entender melhor o objetivo 1, abaixo vamos abordar as suas respectivas metas.

Objetivo 1 – Erradicação da Pobreza

Acabar com a pobreza em todas as suas formas e em todos os lugares

Metas do Objetivo 1

1.1 Até 2030, erradicar a pobreza extrema para todas as pessoas em todos os lugares, atualmente medida como pessoas vivendo com menos de US$ 1,90 por dia.

1.2 Até 2030, reduzir pelo menos à metade a proporção de homens, mulheres e crianças, de todas as idades, que vivem na pobreza, em todas as suas dimensões, de acordo com as definições nacionais.

1.3 Implementar, em nível nacional, medidas e sistemas de proteção social adequados, para todos, incluindo pisos, e até 2030 atingir a cobertura substancial dos pobres e vulnerável.

1.4 Até 2030, garantir que todos os homens e mulheres, particularmente os pobres e vulneráveis, tenham direitos iguais aos recursos econômicos, bem como o acesso a serviços básicos, propriedade e controle sobre a terra e outras formas de propriedade, herança, recursos naturais, novas tecnologias apropriadas e serviços financeiros, incluindo microfinanças.

1.5 Até 2030, construir a resiliência dos pobres e daqueles em situação de vulnerabilidade, e reduzir a exposição e vulnerabilidade destes a eventos extremos relacionados com o clima e outros choques e desastres econômicos, sociais e ambientais.

1.6 Garantir uma mobilização significativa de recursos a partir de uma variedade de fontes, inclusive por meio do reforço da cooperação para o desenvolvimento, para proporcionar meios adequados e previsíveis para que os países em desenvolvimento, em particular os países menos desenvolvidos, implementem programas e políticas para acabar com a pobreza em todas as suas dimensões

1.7 Criar marcos políticos sólidos em níveis nacional, regional e internacional, com base em estratégias de desenvolvimento a favor dos pobres e sensíveis a gênero, para apoiar investimentos acelerados nas ações de erradicação da pobreza

Em breve falaremos das metas dos outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

A SGS lançou a Plataforma 2030 TODAY. É ferramenta onde é possível criar vantagens competitivas e otimizar processos, auxiliando na implementação dos ODS nas empresas.  

Saiba mais sobre o programa acessando a página do 2030 Today

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × dois =

Back to Notícias Atualizadas SGS