A COP-27 ou Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima é uma ação realizada anualmente pela Organização das Nações Unidas (ONU). A reunião tem como objetivo discutir sobre as questões climáticas e qual a melhor forma de solucionar os diversos problemas nesse âmbito.
O evento deste ano ocorreu entre os dias 6 e 18 de novembro, no Egito, e foi o maior até então sobre o tema. Em um evento dessa dimensão, são discutidos assuntos de impacto global, e se você está curioso (a) para saber tudo o que aconteceu, continue lendo, pois vamos te contar!
O que foi debatido na COP-27
Todos os assuntos debatidos na COP-27 estão relacionados às questões climáticas. O cumprimento do Acordo de Paris foi um dos assuntos do evento. Afinal, ele é fruto de uma das etapas anteriores da COP e foi firmado em 2015. Nele, países de todo o mundo se comprometeram em reduzir a emissão de gases que cooperam para o efeito estufa.
Foi reforçada a necessidade da descarbonização e da transição para energias renováveis. Ainda dentro dessa pauta, também foi apresentado um estudo sobre as tendências de emissões de carbono globalmente que não têm sido positivas. Ao invés de diminuir, como firmado no acordo de Paris, as emissões estão crescendo cada vez mais.
Os cientistas alertaram sobre as chances de limitar o aumento da temperatura global em apenas 1,5 graus celsius. Apesar disso, os países que participaram da conferência reafirmaram seu compromisso em frear o aumento da temperatura global.
Apesar de o tema ter sido amplamente discutido, não houve nenhum novo acordo relacionado ao assunto. E os cientistas que debatem sobre, sentiram falta ações mais incisivas com relação a pauta. O desejo deles é que sejam impostas metas mais ambiciosas com relação à diminuição da emissão de gases poluentes.
Apesar disso, a COP-27 não terminou sem nenhum acordo.
Fundo de perdas e danos
A conferência deste ano determinou a criação de um fundo para ajudar os países mais vulneráveis a se recuperarem de desastres de ordem climática. Durante o evento, foi discutido sobre a possibilidade dos países em desenvolvimento participarem da criação do fundo, no entanto, essa proposição não foi acordada.
Na verdade, pouco se sabe desse acordo, por enquanto. Foi definido um comitê temporário que deverá definir melhor os detalhes do acordo e apresentá-lo na próxima reunião, na COP-28 que ocorrerá em Dubai em 2023.
Os países mais industrializados temiam a criação desse acordo, mas não foi possível evitá-lo. As expectativas são de que no próximo ano a conferência seja tão produtiva quanto esta. O foco segue na diminuição da emissão de gases poluentes, redução do uso de combustíveis fósseis e investimento em energias renováveis.
Mas, vale ressaltar que as ações para conter as mudanças climáticas não são de responsabilidade única e exclusiva do governo. As empresas também podem e devem fazer sua parte.
A SGS apoia empresas que querem transformar o mundo com sustentabilidade. Se a sua empresa quer ser sustentável, clique aqui e entre em contato conosco.