Destaques da SGS Sustentabilidade

Aqui, você acompanha notícias personalizadas e destaques da SGS Brasil, como eventos, prazos de inventários de GEE e muito mais. Confira as atualizações periódicas!


SGS Assegura relatório de Sustentabilidade da VALE S.A.

Case – Relatório de Sustentabilidade Vale

(Conteúdo retirado do relatório de Sustentabilidade Vale 2017)

A SGS foi contratada pela Vale S.A. para realizar a asseguração independente de seu relatório de sustentabilidade 2017. O escopo de asseguração, baseado na metodologia para assegurações de relatórios de Sustentabilidade da SGS, incluiu o texto e os dados relacionados aos indicadores GRI Standards relativos ao ano de 2017 e contidos no relatório.

O Grupo SGS desenvolveu um conjunto de protocolos de Asseguração de Comunicados de Sustentabilidade baseando-se nas melhores práticas apresentadas no guia GRI Sustainability Reporting Standards e o padrão de asseguração ISAE3000. Estes protocolos dão diferentes opções de nível de asseguração, dependendo do contexto e da capacidade da organização declarante.

O processo de asseguração sugerido pela VALE S.A., e considerado inovador pela SGS, compreendeu uma combinação de  visitas a unidades de negócio da Vale, onde foram revisados indicadores, dados e processos relativos à gestão da sustentabilidade e à coleta de indicadores GRI, bem como realizadas entrevistas com colaboradores estratégicos, e acompanhados processos operacionais,  revisão da documentação encaminhada pela Vale S.A. e comparação com as informações inseridas pela empresa no sistema de coleta de indicadores Credit 360 e avaliação de versões deste relatório para alinhamento com os standards do GRI.

Em nossa opinião, com base na amostragem do que foi verificado nas unidades e nos materiais apresentados pela VALE, o conteúdo do relatório atende aos requisitos dos GRI Standards, incluindo aqueles do Suplemento Setorial para Mining and Metals.

A SGS parabeniza a Vale pela forma inovadora com que a empresa propôs e conduziu a asseguração, pelo compromisso com a sustentabilidade e pelos avanços significativos no tema que ela tem obtido nos últimos anos.

Para acessar o relatório completo da Vale, clique abaixo:

http://www.vale.com/brasil/pt/aboutvale/relatorio-de-sustentabilidade-2017/paginas/default.aspx


Plano de Mitigação de Carbono

Case – Votorantim Cimentos

Em 2017, a SGS Brasil elaborou o Plano de Mitigação dos Gases de Efeito Estufa (GEE), unidade Fabril de Cantagalo – RJ, da empresa Votorantim Cimentos. O plano composto por um conjunto de ações teve como objetivo reduzir as emissões de GEE no processo de fabricação de cimento.

O trabalho utilizou como base os resultados do inventário de GEE de 2016 segundo as normas da ISO 14064 e do GHG Protocol. Em seu processo de elaboração, o Plano teve um estudo das maiores fontes emissoras da planta e uma análise da viabilidade de projetos com potenciais de reduções de emissões.

As ações propostas visaram a eficiência energética da unidade fabril de cimento apontando o potencial de redução de emissões em tCO2eq (toneladas de carbono equivalente) no escopo 1, relacionados a combustão da queima de coque e no escopo 2, referente ao consumo de energia elétrica. De um forma geral, as ações sugeridas são projetos que evitam a perda de calor dos fornos de clíquer e a substituição do combustível de queima dos fornos.

Projetos de redução das emissões tem sido uma demanda dos próprios acionistas das empresas, que, muitas vezes, estão preocupados com o aumento de custos, competitividade e imagem dos negócios, além de cumprir compromissos corporativos.

A busca por fontes alternativas de energia é uma das principais mudanças que devem ser feitas no trabalho de uma empresa preocupada com a redução de GEE e ficamos muito contentes em ter um cliente ao nosso lado como a Votorantim que demonstra essa preocupação no seu dia a dia. Esperamos continuar essa parceria para os próximos desafios!


Primeira Certificação Bonsucro feita na China

Guangxi Ningming East Asia Sugar Co Ltd – Certificação Bonsucro

Em dezembro deste ano a SGS Brasil certificou pela primeira vez uma empresa Chinesa com a qualificação Bonsucro. A empresa Guangxi Ningming East Asia Sugar Co Ltd é uma produtora e distribuidora de açúcar na China, localizada em Ningming County

O projeto teve como objetivo auditar a empresa na implementação de ações para certificação Bonsucro, que demonstra que as empresas estão trabalhando com eficiência, com menos impacto ao meio ambiente e com controle de geração de resíduos. É uma forma de assumir um verdadeiro compromisso social, ambiental e econômico.

O escopo do trabalho englobou a produção de açúcar e a cadeia de custódia. A certificação considerou os indicadores de produção, emissão de gases causadores do efeito estufa, uso de água, energia, e o processo de rastreamento do açúcar.

Quais são os benefícios da certificação Bonsucro para as empresas?

A certificação Bonsucro ajuda as empresas a reduzirem seus impactos ambientais e sociais, decorrentes da produção de cana-de-açúcar. O certificado também ajuda a construir um futuro sustentável para o segmento, com a implementação de iniciativas ambientalmente e socialmente responsáveis, além de tornar as empresas mais competitivas no mercado internacional.

A SGS é líder global em auditoria e certificação, es está credenciada com a certificação Bonsucro. Os auditores da empresa já ajudaram diversos clientes a conquistarem o certificado no setor de produção de cana-de-açúcar e cadeias de suprimento. Entre em contato com a SGS e receba mais informações sobre a certificação Bonsucro.


Estudo de Caso

Compañia Azucarera Salvadoreña (CASSA)

Em novembro de 2017 a SGS Brasil certificou a Compañia Açucareira Salvadoreña (CASSA) localizada em Carretera a Sonsonate Izalco em El Salvador.

O projeto teve como objetivos auditar e assistir a companhia na implementação de ações para certificação Bonsucro, que ajuda na redução dos impactos ambientais e sociais, decorrentes da produção de cana-de-açúcar. O certificado também ajuda a construir um futuro sustentável para o segmento.

O escopo do trabalho englobou a produção de açúcar e melaço e a cadeia de custódia. A certificação considerou os indicadores de produção, emissão de gases causadores do efeito estufa, uso de água, energia, e o processo de rastreamento do açúcar e melaço produzido, aplicando o sistema de Mass Balance.

A SGS é líder global em auditoria e certificação, es está credenciada com a certificação Bonsucro. Os auditores da empresa já ajudaram diversos clientes a conquistarem o certificado no setor de produção de cana-de-açúcar e cadeias de suprimento. Entre em contato com a SGS e receba mais informações sobre a certificação Bonsucro.