Educação de Qualidade - Conheça o 4º ODS e suas metas

Educação de Qualidade – Conheça o 4º ODS e suas metas

O 4º ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável), faz parte da conhecida Agenda 2030. A princípio, é um conjunto de ações e diretrizes, que direcionam os trabalhos das ONU e de seus 193 países membros rumo ao desenvolvimento sustentável a nível global. 

Uma vez que, as negociações foram concluídas em 2015, resultaram em um documento que propõe 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas respectivas 169 metas

Portanto, todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são o foco da Agenda 2030 e sua implementação é para o período 2016-2030.

4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

O compromisso do 4º ODS é fornecer a educação inclusiva e equitativa de qualidade desde a primeira infância até o ensino superior, técnico e profissional. 

Além disso, todas as pessoas, sem exceção, devem ter acesso às oportunidades de aprendizagem no decorrer da vida. E, estas oportunidades devem ajudar para adquirir os conhecimentos e habilidades necessários para e participar de forma plena e ativa na sociedade. 

O intuito é também o de proporcionar às crianças e jovens um ambiente que permita a realização dos seus direitos e capacidades. Ao mesmo tempo que ajude os países envolvidos a obter dividendos relacionados à demografia, por meio de escolas seguras e de comunidades coesas.

Veja agora quais são as 10 metas relacionadas ao objetivo 4 – Educação de Qualidade:

Objetivo 4 – Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

Metas do 4º ODS

4.1 Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes;

4.2 Até 2030, garantir que todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário;

4.3 Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade;

4.4 Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo;

4.5 Até 2030, eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis. Além de, incluir as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade;

4.6 Até 2030, garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, homens e mulheres estejam alfabetizados. Porque assim irão adquirir  o conhecimento básico de matemática;

4.7 Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável. Inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis. Assim como direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural. Incluindo a contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável;

4.a Construir e melhorar instalações físicas para educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero, e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros e não violentos, inclusivos e eficazes para todos;

Demais metas do Objetivo 4

4.b Até 2020, substancialmente ampliar globalmente o número de bolsas de estudo para os países em desenvolvimento, em particular os países menos desenvolvidos, pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países africanos, para o ensino superior, incluindo programas de formação profissional, de tecnologia da informação e da comunicação, técnicos, de engenharia e programas científicos em países desenvolvidos e outros países em desenvolvimento;

4.c Até 2030, substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento. Isto é, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento;

Por fim, se você quiser saber sobre as metas dos ODS anteriores, clique abaixo:

Aguarde nossos próximos posts! Em breve falaremos das metas dos próximos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

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