A energia é um insumo crítico nas operações das organizações e o seu uso deve estar alinhado à sustentabilidade financeira e também aos impactos socioambientais das atividades. A melhoria do desempenho energético de uma organização pode representar benefícios importantes por meio da racionalização do uso dos recursos energéticos e outras providências vinculadas à redução do consumo e aumento da eficiência.
Atualmente, existem normas de gestão de energia que exigem das empresas uma definição e o estabelecimento de um planejamento para o uso e consumo de energia, porém, essa prática, muitas vezes, não faz parte da visão estratégica da empresa.
Como viabilizo a Eficiência Energética
Normas disponíveis no mercado não exploram as lacunas de oportunidades de melhoria do desempenho energético das empresas no que se refere: à falta de comunicação entre as diversas unidades da organização; como gerir um projeto de eficiência energética; a escassez de dados e recursos limitados; a falta de medições adequadas e a reticência em promover alterações no status da operação.
Projetos de eficiência energética devem ser aplicados de acordo com as necessidades da empresa, através de um atendimento exclusivo, estabelecendo um projeto sob medida. O alcance de resultados envolve fases de diagnóstico energético, gestão energética e asseguração:
- Diagnóstico Energético: mapeamento dos usos e custos de energia, impactos socioambientais e identificação das oportunidades de economia.
- Gestão Energética: definição das atividades para iniciar e manter a gestão energética, garantindo a redução contínua.
- Energy Assurance: asseguração independente.
Para ser eficiente e garantir ótimos retornos para a empresa, os projetos de eficiência energética devem ser personalizados, incluindo o apoio de uma consultoria especializada em eficiência energética e em soluções ambientais.
A SGS apresenta soluções perfeitas para empresas que precisam de projetos de eficiência energética. Faça um contato conosco![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]