ISO 14064: saiba mais sobre a responsabilidade e verificação de GEE

ISO 14064: saiba mais sobre a responsabilidade e verificação de GEE

O tema da sustentabilidade está se tornando cada vez mais importante na rotina de empresas de todos os tamanhos. Afinal, o mundo é um só e as estratégias para combater os danos causados pelas atividades humanas precisam ser coletivas.

Isso porque, em cidades do mundo inteiro, os impactos estão sendo grandes, e o objetivo é buscar soluções para reduzi-los e aplicar conceitos de sustentabilidade.

E isso importa e impacta diretamente a vida das empresas que precisam se adaptar a essa nova realidade. Por meio da ISO 14064, é possível implementar mudanças significativas no seu negócio.

Venha conferir tudo o que você precisa saber sobre o tema.

O que é a ISO 14064?

É uma diretriz pelas quais as empresas podem ser verificadas.

A ISO 14064 é uma norma técnica internacional, ou uma diretriz pelas quais as empresas podem ser verificadas, com o objetivo de monitorar as emissões de GEE de organizações de todos os portes que desejam ser reconhecidas pelo seu compromisso ambiental.

Trata-se de uma maneira de gerenciar as emissões para a empresa, além de demonstrar ao mercado a preocupação que o negócio tem com a sustentabilidade, garantindo que a sua empresa esteja alinhada com as boas práticas de combate à emissão de gases do efeito estufa.

A ISO 14064 é dividida em três partes:

  • Determina os princípios para a concepção e desenvolvimento de inventários em nível organizacional ou agências de GEE;
  • Detalha os requisitos para quantificar e gerar relatórios sobre a redução de emissões, além de pontuar sobre melhorias na redução de projetos de GEE;
  • Fornece as orientações e os requisitos para a validação. Aplica-se à quantificação, monitoramento e geração de projetos organizacionais.

Responsabilidade e verificação de GEE

A verificação da ISO 14064 é realizada por uma uma terceira parte, um organismo de certificação como a SGS, onde o objetivo é realizar uma auditoria externa e passar por uma avaliação, e então assegurar os dados para trazer mais confiança para partes interessadas no inventário publicado pela empresa.

A implementação da ISO 14064 acontece em duas etapas. Primeiro, ocorre a análise da documentação e dos recursos de um projeto para garantir que há como cumprir as metas estabelecidas de acordo com os critérios definidos. Esse passo é importante para deixar claro que a sua empresa possui um sistema de gestão de ponta para garantir que os relatórios gerados sejam confiáveis, justos e íntegros.

Na sequência, emite-se uma declaração de verificação após a análise dos critérios fornecidos pela ISO 14064. Esse documento atesta a confiabilidade dos dados gerados pela sua empresa.

Nesse sentido, o organismo validador sempre é imparcial, de modo a garantir que a sua empresa adeque-se às novas demandas por alternativas renováveis, ao passo que faz isso de maneira economicamente sustentável, com produtividade e geração de resultados concretos e confiáveis.

A implementação da ISO 14064 pode trazer grandes benefícios para a empresa, além de atuar na redução da emissão dos Gases do Efeito Estufa, de modo que os louros dos seus esforços possam ser reconhecidos e sentidos por toda a sociedade.

A SGS apoia empresas que querem transformar o mundo com sustentabilidade. Se a sua empresa quer ser sustentável, clique aqui e entre em contato conosco!

 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *