Notícias Atualizadas SGS

Back to Notícias Atualizadas SGS

O que é e para que serve a certificação Bonsucro?

A certificação Bonsucro é direcionada à cadeia de produção e suprimento de cana-de-açúcar. Trata-se de um mecanismo global, que garante a responsabilidade social e ambiental dos produtores de cana, comprovando que eles cumprem com padrões rigorosos de qualidade e normas internacionais de produção sustentável e ambientalmente responsável.

A Bonsucro é uma associação global, que provê ferramentas, apoio e diretrizes estratégicas para que a indústria de cana-de-açúcar possa trabalhar de forma profissional e obter um reconhecimento de sua excelência. A certificação da Bonsucro é recomendada para todas as partes que atuam na indústria da cana, como produtores, fornecedores e empresas que trabalham com produtos derivados da cana-de-açúcar.

A missão da organização Bonsucro é assegurar uma produção responsável de cana, gerando valor e bons resultados para o segmento da maior commodity agrícola do mundo.  

Afinal, para que serve a certificação Bonsucro?

A certificação Bonsucro serve para demonstrar a qualidade e a excelência de todas as empresas produtoras e processadoras de cana-de-açúcar no mundo. Atualmente, a Bonsucro tem mais de 480 membros globais dedicados a construir uma indústria de cana com elevado padrão de qualidade e responsabilidade ambiental. Segundo informações da própria organização Bonsucro, são mais de 3 milhões de toneladas de açúcar certificados.

O certificado Bonsucro é uma comprovação internacional do comprometimento e da responsabilidade das empresas que atuam na cadeia de açúcar. A certificação demonstra que as empresas estão trabalhando com eficiência, com menos impacto ao meio ambiente e com controle de geração de resíduos. É uma forma de assumir um verdadeiro compromisso social, ambiental e econômico.

Como as empresas estão aderindo ao Programa?

A certificação Bonsucro é uma prova de que produtores de cana-de-açúcar e toda a sua cadeia de suprimentos, das fazendas até a chegada do produto ao consumidor final, estão em conformidade com os padrões exigidos para negócios sustentáveis. Essa certificação pode ser feita de maneira independente ou terceirizada.

A SGS é uma empresa especializada na obtenção da certificação para clientes de todo o segmento de produção de açúcar e segue todos os requisitos exigidos para tal atividade. Na prática, a SGS contribui para que seus clientes obtenham a Certificação Bonsucro Standard de Produção, direcionada a fazendas sustentáveis; e também a Certificação Bonsucro Standard para a Cadeia de Suprimentos, responsável por assegurar e rastrear a sustentabilidade de toda a cadeia da cana-de-açúcar.

Quais são os benefícios da certificação Bonsucro para as empresas?

A certificação Bonsucro ajuda as empresas a reduzirem seus impactos ambientais e sociais, decorrentes da produção de cana-de-açúcar. O certificado também ajuda a construir um futuro sustentável para o segmento, com a implementação de iniciativas ambientalmente e socialmente responsáveis, além de tornar as empresas mais competitivas no mercado internacional.

É uma certificação essencial para produtores de açúcar, derivados e biocombustíveis. Os padrões da norma Bonsucro foram aprovados pela Comissão Europeia.

Para obter a certificação, as empresas precisam passar por uma completa avaliação, que considera seus indicadores de produção, emissão de gases causadores do efeito estufa, uso de água e energia, entre outras coisas. Também é necessário que as empresas estejam em conformidade com as leis trabalhistas de seu país, com as normas regulatórias e outros fatores sociais, ambientais e humanos.

A SGS é líder global em auditoria e certificação, e está credenciada com a certificação Bonsucro. Os auditores da empresa já ajudaram diversos clientes a conquistarem o certificado no setor de produção de cana-de-açúcar e cadeias de suprimento. Entre em contato com a SGS e receba mais informações sobre a certificação Bonsucro!

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 2 =

Back to Notícias Atualizadas SGS