Notícias Atualizadas SGS

Back to Notícias Atualizadas SGS

O que é GRI? Entenda tudo sobre este relatório

A Global Reporting Initiative (GRI) é uma organização internacional que tem como objetivo ajudar empresas, governos e instituições a comunicar e divulgar o impacto de suas ações e negócios no setor sustentável de modo geral. 

A divulgação dessas atividades é feita através de um relatório de sustentabilidade, que é uma ferramenta utilizada pelas organizações para desenvolver uma estratégia de gestão voltada para os indicadores socioambientais e econômicos.

As diretrizes do GRI são aplicáveis a todas as companhias e instituições, oferecendo princípios e dados relevantes para as organizações elaborarem seus relatórios de sustentabilidade. 

As empresas que adotam este modelo GRI como prática, acabam por relatar seus impactos positivos e/ou negativos sobre o meio ambiente, sociedade e economia, além dos compromissos assumidos para melhorar a sua atuação.

Qual a importância do relatório GRI?

Por ser um documento público que apresenta os impactos econômicos, sociais e ambientais dos negócios, ele torna-se importante pois serve para apresentar, identificar, avaliar e gerir indicadores de sustentabilidade das empresas e instituições públicas e privadas, com foco no desenvolvimento sustentável e na construção de uma economia mais estável e segura para todos.

A divulgação desse tipo de relatório ajuda a melhorar a relação das empresas com seus stakeholders e também facilita a adoção de metas para o alcance de uma gestão cada vez mais sustentável. 

Os relatórios podem ser feitos por todos os tipos e portes de empresas, a fim de evidenciar seus impactos e criar as bases para a definição de ações que possam melhorar sua performance. 

Qualidade dos relatórios de sustentabilidade GRI

As diretrizes do GRI são aplicáveis a todas as organizações, oferecendo princípios e conteúdo para as empresas elaborarem seus relatórios de sustentabilidade.

A qualidade das informações apresentadas no relatório está relacionada ao teste de materialidade, à escolha dos indicadores e ao nível de precisão dos dados relatados.

A verificação do relatório GRI fortalece a confiabilidade das informações elaboradas pela companhia. Um relatório de sustentabilidade verificado de forma independente, eleva a credibilidade do material a ser divulgado.

Formas de aplicação dos Padrões GRI

As empresas e instituições podem fazer uso dos Padrões GRI para elaborar seus relatórios de sustentabilidade, não sendo necessária a utilização de todos os padrões. No entanto,  pode-se utilizar conteúdos específicos do documento para abordar apenas as informações que forem relevantes para sua empresa.

Contudo é preciso ter conhecimento de que cada maneira de utilização dos Padrões GRI necessita de uma declaração de uso correspondente, a qual as empresas devem incluir nos relatórios com base nos modelos previstos pelo documento.

Quais os benefícios de elaborar um relatório com base na GRI?

As empresas adotam os relatórios com base na GRI pois aprimora a comunicação entre os seus stakeholders, eleva a confiabilidade dos dados elaborados pela empresa, além de aumentar a credibilidade do conteúdo a ser divulgado.

Todas essas vantagens se unem a valores positivos que fortalecem a imagem da empresa, aumentando as chances de análise de dados para parametrização de performance com outras empresas.

Como elaborar relatórios de sustentabilidade?

A elaboração de relatórios com base na GRI é primordial para aumentar o valor do processo de relato integrado. Contudo, a escolha de qual orientação aplicar ou consultar também influenciará fortemente os resultados obtidos por meio da análise dos indicadores.

No entanto, a GRI fornece orientações gerais, que tornam viável a estruturação de relatórios de sustentabilidade que atendam a requisitos básicos como:

  • Viabilidade – No processo de elaboração de relatórios, é preciso ter acesso ao máximo de informações relevantes e adiantar a resolução de eventuais obstáculos para garantir a efetividade desse processo;
  • Acessibilidade – Todos os stakeholders precisam ter acesso às informações dos relatórios, por isso é importante que haja acessibilidade de forma segura e definição dos meios de divulgação bem definidos;
  • Credibilidade – Hoje em dia há muitas informações falsas sendo divulgadas e garantir a credibilidade do conteúdo divulgado é a melhor maneira de assegurar a integridade da empresa.

A SGS tem alto nível de competência para a elaboração de relatórios GRI, sempre seguindo os critérios necessários. Além disso, na área de consultoria de sustentabilidade, realiza relatórios e testes de materialidade. Se você tem interesse em saber mais, clique aqui e entre em contato conosco!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

8 − três =

Back to Notícias Atualizadas SGS