ODS como uma ferramenta de redução de custos

ODS como uma ferramenta de redução de custos

Com a virada da década, a Organização das Nações Unidas divulgou os novos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). Além de possuir metas globais, os ODS  podem  também atuar como ferramenta de redução de custos para as empresas. Entretanto, totalizando 17 tópicos a serem abordados por empresas, pessoas, governos e a sociedade em geral.

Eles englobam diversas áreas humanas, como o meio ambiente, a sociedade e a economia. No entanto, muitas empresas ignoram esses objetivos acreditando que isso envolve gastos.

Dessa maneira criamos um artigo explicando de que maneira os ODS podem atuar como uma ferramenta de redução de custos no cenário atual. Confira!

Impulso à economia e a diminuição de gastos

Muitas empresas se isentam de temas como a erradicação da pobreza, fome no mundo ou a desigualdade de gênero. Visto que,  na verdade esses tópicos sociais estão diretamente ligados ao giro econômico.

De maneira que, os objetivos previstos foram desenvolvidos em parceria com o setor privado, no Brasil contemplando quase 1000 empresas ligadas à organização.

A pobreza, a fome, a desigualdade social e o saneamento básico são de alto impacto quando se fala em sobrevivência dos negócios, incluindo a redução de custos. Sendo assim, essas pessoas precisam entrar no mercado produtivo e estimular o movimento da engrenagem.

Redução de custos e desenvolvimento de empresas

Ainda, considerando os 17 objetivos, podemos pontuar três essenciais a serem levados em consideração, desenvolvidos diretamente para esse setor da economia. São eles:

8. Trabalho Digno e Crescimento Econômico;

9. Inovação e Infraestrutura;

17. Parcerias para o desenvolvimento.

A grande meta, no que diz respeito às empresas e indústrias é a busca pelo trabalho coletivo, otimização processos e a redução de gastos, obtendo assim melhores resultados aos negócios.

Com a inovação tecnológica, a automação de processos entrega produtividade e diminui as tarefas repetitivas às quais nossos profissionais ainda precisam fazer. Porque os fazem perder tempo onde poderiam criar soluções e investir em áreas essenciais do negócio, impedindo a empresa de reduzir possíveis custos.

Levando em conta o último objetivo, das parcerias para o desenvolvimento conjunto, é importante pontuar que surge uma nova visão no mercado.

Todavia, nem todos os negócios do seu setor são concorrentes, há um amadurecimento na ideia do que significa estar competindo pelo público-alvo. Dessa maneira, através da união de esforços é possível trazer mais consumidores para o setor, e se destacar diante dos competidores diretos.

Sustentabilidade é a chave do negócio

Todos os objetivos, no fundo, estão ligados à palavra-chave sustentabilidade. Eles buscam o crescimento comunitário e das empresas, levando em conta a sociedade e o meio ambiente.

As marcas que se posicionam e lutam ao lado dos 17 ODS serão reconhecidas pelo público como aquelas que buscam realizar os melhores negócios e devolver também o seu melhor para a comunidade.

Concluímos que, esse ganho de reconhecimento traz benefícios aos negócios. Pois, buscam além de vender, fidelizar clientes, proporcionar a redução de custos, se tornar uma referência no mercado. Além de, se colocarem à disposição da sociedade para melhorar a região de atuação, se não o mundo como um todo.

Mas, nós da SGS Sustentabilidade queremos estar ao seu lado para implementar essas mudanças no negócio e reforçar culturas sustentáveis na sua empresa.

Visite a página do Programa 2030 Today e entenda como isso é possível.

Estar aliado à sustentabilidade e igualdade social é a melhor maneira de fazer o seu negócio crescer. Portanto, não deixe para mais tarde.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *