Notícias Atualizadas SGS

Back to Notícias Atualizadas SGS

Os benefícios do Relatório de Sustentabilidade (GRI)

O Relatório de Sustentabilidade, também chamado de GRI, ou Global Reporting Initiative, é uma importante ferramenta direcionada à gestão adequada de indicadores ambientais, sociais e econômicos dentro das empresas. Trata-se de uma iniciativa global, que surgiu de forma independente no ano de 1997, sendo um mecanismo pioneiro destinado a reportar boas condutas e padrões de sustentabilidade.

O objetivo do relatório é ajudar os negócios e os governos mundiais a entenderem e gerenciarem corretamente o impacto que causam no mundo em termos de mudanças climáticas, direitos humanos, governança e bem-estar social. As informações do relatório apresentam bons caminhos para a construção de uma sociedade e uma economia que possam beneficiar a todos. A prática de relatar a performance de sustentabilidade ajuda a identificar e gerenciar cenários de riscos nas empresas, além de melhorar as relações com stakeholders, criar uma imagem institucional mais positiva e abrir caminho para novas oportunidades de negócios.

A metodologia do GRI visa conduzir as informações sobre sustentabilidade de maneira efetiva, a fim de melhorar a performance de negócios, empresas e governos. A sede da organização GRI está localizada em Amsterdã, na Holanda, mas a entidade produz relatórios de sustentabilidade em mais de 100 países do mundo, incluindo o Brasil.

Para que serve o GRI?

O relatório GRI serve para apresentar identificar, avaliar e gerir indicadores de sustentabilidade das empresas e instituições públicas e privadas, com foco no desenvolvimento sustentável e na construção de um mundo e de uma economia mais estáveis e seguros para todos.

O relatório de sustentabilidade é um documento público que apresenta os impactos econômicos, sociais e ambientais dos negócios. A metodologia do relatório é baseada nas diretrizes do GRI.

A divulgação dos relatórios de sustentabilidade ajuda a aprimorar a relação das empresas com seus stakeholders, clientes e investidores, além de facilitar a adoção de metas para o alcance de uma gestão cada vez mais sustentável. Os relatórios podem ser feitos por todos os tipos e portes de empresas, a fim de evidenciar seus impactos negativos ou positivos sobre o meio ambiente e criar as bases para a definição de compromissos e ações que possam melhorar sua performance e atuação.

As informações relatadas têm sua qualidade assegurada através da verificação independente do relatório. Com isso, a empresa ganha mais credibilidade e confiança no mercado, melhorando de forma significativa a sua reputação.

Atualmente, os relatórios que seguem as diretrizes GRI são reconhecidos no mundo empresarial. Esse instrumento é uma excelente forma de que as empresas comuniquem as suas atividades e impactos no âmbito social e ambiental.  

O Brasil tem conquistado relevância em relação ao número de empresas que divulgam relatórios. Segundo pesquisa realizada, em 2017, pela B3 em parceria com a Global Reporting Initiative (GRI), 13% das empresas divulgam relatórios de sustentabilidade no país, o que corresponde a cerca de 60 companhias.  

A SGS assegura os relatórios GRI segundo os critérios. Além disso, na área de consultoria de sustentabilidade, realiza os relatórios e os testes de materialidade. Entre em contato e saiba mais!

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × três =

Back to Notícias Atualizadas SGS