Notícias Atualizadas SGS

Back to Notícias Atualizadas SGS

Passos indispensáveis para empresas reduzirem as emissões de GEE

Reduzir as emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) é uma realidade que precisa de ações rápidas e indispensável de todos nós, inclusive das empresas. 

As atuações empresariais tanto para a redução quanto para o controle das emissões de GEE podem fazer a diferença no atual cenário. Ou seja, é possível diminuir o impacto nas mudanças climáticas, protegendo os recursos naturais e  assim ocorrer o desejado desenvolvimento sustentável. Vamos aos passos! 

Fazer a medição das emissões de GEE

A medição de emissão dos gases de efeito estufa pode ser feita através de análise e diagnóstico com todas as particularidades. Dessa forma, é possível checar a dimensão total e a evolução das liberações de gases e quais os tipos emitidos nas atividades de uma empresa.

Analisar riscos de emissões

Um dos passos de grande importância é saber qual é o grau de exposição da empresa aos riscos de emissões de GEE. Pois, é imprescindível para a administração de baixo carbono.

Sem dúvidas, os mais notáveis riscos são: os físicos, financeiros, os regulatórios e os de reputação.

Reconhecer as oportunidades

Ao avaliar os riscos de GEE é possível identificar oportunidades relacionadas às mudanças relacionados ao clima. Por exemplo, quando a empresa faz a gestão estratégica de carbono podem surgir melhores oportunidades de negócios através da implementação de projetos eficazes na redução de riscos.

Definir objetivos

Uma etapa importante que a empresa deve fazer é estimar o potencial de redução de emissões de GEE, além de avaliar as possibilidades operacionais e financeiras. Portanto, ao fazer esse levantamento, torna-se viável definir os objetivos relacionados à redução de emissões que tenham relação com o potencial de redução e recursos que é possível destinar.

Divulgar ações e resultados relacionados ao GEE

Para que todos saibam que a empresa realiza ações de redução de emissões de GEE, é importante tornar pública as iniciativas e resultados. Ou seja, ao fazer essa comunicação em veículos internos e externos, a companhia consegue dar transparência aos negócios e transformar suas ações em capital.

Se relacionar com seus stakeholders 

Ter um bom relacionamento com todos os públicos de interesse da organização (funcionários, fornecedores, clientes, acionistas, etc) é imprescindível. Afinal, esse engajamento com todos os envolvidos de alguma forma com as atividades da empresa é determinante para estejam de acordo com a cultura da empresa e contribuam para uma boa gestão.

Contratação de consultoria especializada em GEE

Contratar uma consultoria para a elaboração de um projeto de redução e mitigação das emissões dos GEE faz toda a diferença na implantação de uma gestão eficiente de uma empresa. Pois, a queima de combustíveis fósseis gera emissões de gases de efeito estufa e um projeto pode ajudar a identificar as principais oportunidades de redução nos processos, transporte e cadeia de valor.

Como podemos ajudar sua empresa?

Atuamos como consultores na gestão das emissões de gases de efeito estufa. Com a nossa experiência desenvolvemos projetos identificando e priorizando as ações que reduzem efetivamente os gases de efeito estufa GEE de acordo com as metas e objetivos de cada empresa.

Benefícios

  • Redução de custos e emissões de GEE;
  • Melhor eficiência operacional da empresa;
  • Cumprimento de legislação;
  • Boas práticas sustentáveis;
  • Compromisso com a sociedade no conhecimento e gestão dos impactos de suas atividades.

Clique aqui e entre em contato conosco.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − 8 =

Back to Notícias Atualizadas SGS