Notícias Atualizadas SGS

Back to Notícias Atualizadas SGS

Pegada de carbono: Veja os impactos para a sua empresa

O volume todo de gases de efeito estufa (GEE) gerado pelas atividades econômicas e rotineiras é conhecido como pegada de carbono.

Trata-se de um indicador relacionado ao meio ambiente que visa medir as emissões diretas e indiretas de elementos como:  o óxido nitroso (N2O), o metano (CH4), os perfluorados (PFCs), os hidrofluorocarbonetos (HFCs), o hexafluoreto de enxofre (SF6), incluindo o composto que mais contribui para o aquecimento global que é o dióxido de carbono (CO2).

Conhecer sobre a pegada de carbono é fundamental para que pessoas e empresas possam adotar medidas necessárias com o objetivo de reduzi-la ao máximo, uma vez que isso também depende da atuação de todos. 

Calcule a sua pegada de carbono 

Normalmente as empresas elaboram um inventário para quantificar as suas emissões de GEE com a finalidade de diminuir custos. Além disso, colocam em prática as estratégias necessárias que contribuem com a diminuição do aquecimento global e com a preservação do meio ambiente.

Estudos apontam que os Gases de Efeito Estufa estão aumentando e contribuindo muito para as mudanças climáticas da Terra. 

O inventário é essencial para uma empresa ter noção da quantidade de gases que ela emite de acordo com a atividade realizada. 

A organização que já tem em sua cultura o hábito de elaborar um inventário de Gases de Efeito Estufa de forma profissional conquista vários benefícios como reconhecimento no mercado atual e dos stakeholders, gerando mais valor à marca e demonstrando compromisso com a sociedade ao fazer a gestão dos impactos de suas atividades. Além de ter mais facilmente uma base de dados para elaborar plano de ação com a finalidade de reduzir e compensar as emissões de gases GEE.

Ao implementar essas práticas, além de serem benéficas para o meio ambiente, as empresas também ganham através da redução no custo.

A pegada de carbono das empresas 

O mundo corporativo realiza muitas atividades que geram GEE durante seus processos de fabricação, transmissão ou consumo de energia. Nesse caso, as organizações geralmente têm a opção de diminuir ou compensar sua pegada de carbono. Veja as possíveis formas:

  • Investindo na melhoria de sua eficiência energética, através do consumo de energia de origem renovável;
  •  Investindo em projetos relacionados ao meio ambiente e fazendo campanhas de conscientização e promoção ambiental;
  • Através do pagamento de impostos verdes ou até mesmo na aquisição de toneladas de CO2 no mercado de emissões, entre outras ações.

A SGS pode ajudar sua empresa para realizar uma avaliação de emissões de GEE

A SGS é acreditada pela CGCRE (INMETRO) para ISO 14064 e Programa Brasileiro GHG Protocol. Além de fazer a verificação de inventários de emissão de Gases de Efeito Estufa, elabora também projetos de redução de emissões para organizações de todos os setores.

De certificação ISO à serviços completos de verificação, diagnóstico, elaboração de relatório e projetos de redução de GEE, as soluções SGS de sustentabilidade, promovem a melhoria real da eficiência operacional e abrem oportunidades de novas linhas de investimento.

Demonstre o compromisso com o meio ambiente e obtenha vantagens reais para o seu negócio. Para saber mais, baixe nosso E-book – Conheça os benefícios do GHG Protocol ou clique aqui e entre em contato conosco.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 2 =

Back to Notícias Atualizadas SGS