Texto-3.-Por-que-ter-um-sistema-de-gestão-de-energia-SGE-ISO-50001.jpg

Por que ter um sistema de gestão de energia (SGE) ISO 50001?

Realizar o correto gerenciamento ambiental e de energia é uma tarefa que deve fazer parte do escopo de ações das mais variadas empresas, seja no setor financeiro, na indústria automotiva, na manufatura, entre outros ramos. Para que esse processo de gestão de energia seja eficiente, é necessário adotar um sistema consistente, assim como a ISO 50001.

Na prática, ter um sistema de gestão de energia ISO 50001 significa promover uma redução significativa de emissões, garantir mais segurança energética e evitar a escassez de recursos. Além disso, essa iniciativa também oferece a chance de controlar o custo de energia e de trabalhar na gestão de contratos de compra e venda.

O que é a ISO 50001?

Para aqueles que ainda não conhecem, a ISO 50001 é uma norma internacional definida pelo Projeto Comitê ISO para estimular a adoção de processos que garantam melhor desempenho energético para as organizações. A ideia é criar um consumo consciente de energia elétrica dentro das empresas, em busca da eficiência e do melhor aproveitamento possível desse recurso.

Quais são os benefícios da ISO 50001?

Os benefícios vinculados à adoção de um sistema de gestão de energia (SGE) ISO 50001 são vários. Confira:

  • Redução nas emissões de gases do efeito estufa;
  • Redução de impactos ambientais causados pelo uso inadequado da energia;
  • Mais economia gerada pela gestão de energia;
  • Melhoria contínua para os processos das organizações;
  • Cumprimento de compromissos políticos e melhoria da imagem corporativa junto a stakeholders, acionistas e investidores.

Como adotar o sistema de gestão de energia ISO 50001?

Para adotar o sistema de gestão de energia, uma empresa precisa desenvolver um plano e uma política interna que possibilite o uso racional e eficiente da energia, com metas e objetivos concretos e baseados em dados e informações estratégicas sobre o uso de energia.

Para tanto, vale a pena contratar uma auditoria de gestão e operação, que possa planejar e conduzir a implantação do SGE. Entre em contato com a equipe da SGS Sustentabilidade e solicite mais informações!

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *