Economia Circular

Após mais de 3 anos de experiência de campo, estamos apresentando formalmente ao
mercado nossos serviços para Economia Circular e Logística Reversa, que trazem benefícios
como: aumento da competitividade, maior proximidade com seu cliente, inovação, redução de
pressão sob o ambiente entre outros.
Veja nossos principais pilares de atuação da SGS.

Saiba Mais

Redução e Mitigação de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)

Um projeto de redução e mitigação das emissões dos GEE faz parte da gestão eficiente de uma empresa. A queima de combustíveis fósseis gera emissões de GEE e um projeto pode lhe ajudar a identificar as principais oportunidades de redução nos processos, transporte e cadeia de valor.

Saiba Mais

gases-de-efeito-estufa

Relatório de Sustentabilidade (GRI)

As diretrizes do Global Reporting Initiative (GRI) são aplicáveis a todas as organizações oferecendo princípios e conteúdos para as organizações elaborarem seus relatórios de sustentabilidade. As empresas que adotam este modelo GRI relatam os seus impactos positivos e ou negativos sobre o meio ambiente, sociedade e economia além dos compromissos assumidos para melhorar a sua atuação.

Saiba Mais

sustentabilidade-pessoas-caminhando

Objetivos de Desenvolvimento (ODS)

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável  (ODS) definem as prioridades e aspirações globais para 2030. Os ODS representam uma grande oportunidade de eliminar a pobreza e outras externalidades colocando o mundo numa trajetória mais sustentável. O Brasil participou das negociações e acordou com os 17 objetivos e 169 metas envolvendo temáticas diversificadas.

Saiba Mais

floresta-sustentavel

Consultoria em Eficiência Energética

A melhoria do desempenho energético de uma organização pode representar benefícios importantes por meio da racionalização do uso dos recursos energéticos e outras providências vinculadas à redução do consumo e aumento da eficiência.

Saiba Mais.

trabalhadores-turbinas-eolicas

Política de Sustentabilidade

Diversas empresas tem desenvolvendo projetos socioambientais ao longo dos últimos anos porém, ainda existe um questionamento da geração de valor dos mesmos e os próximos passos à serem seguidos. A Política de Sustentabilidade vem direcionar e priorizar as ações de sustentabilidade da sua empresa além de revelar novas oportunidade.

Saiba Mais

floresta-densa

Princípios do Equador

Os Princípios do Equador têm o objetivo de garantir a sustentabilidade, o equilíbrio ambiental, o impacto social e a prevenção de acidentes que possam causar complicações no transcorrer dos empreendimentos. Os critérios mínimos exigidos para a concessão de crédito faz parte dos Padrões de Desempenho do IFC (Corporação Financeira Internacional).

Saiba Mais

engajamento-e-analise

Avaliação de Ciclo de Vida (ACV)

A ACV é uma ferramenta de avaliação dos impactos ambientais e à saúde humana associadas a um produto, serviço, processo ou material ao longo de todo o seu ciclo de vida (do berço ao túmulo), desde a extração e processamento da matéria‐prima até o descarte final, passando pelas fases de transformação e beneficiamento, transporte, distribuição, uso, reuso, manutenção e reciclagem.
Saiba Mais

engenheiro-na-fabrica

Pegada de Carbono

A Pegada de carbono mede a quantidade total das emissões de gases do efeito estufa (GEE) causadas diretamente e indiretamente por uma pessoa, organização, evento ou produto.

Saiba Mais

gases-de-efeito-estufa

Recursos Hídricos

Atualmente os bens de consumo e serviços consomem uma grande quantidade de água além de gerar poluição. O setor do agronegócio é a atividade que mais consome água no mundo, mas há também volumes substancias de água consumida e poluída pelos setores industriais e domésticos. As atividade humanas consomem e poluem uma grande quantidade de água. O consumo e a poluição de água estão relacionados a diversas atividades como irrigação, higiene pessoal, limpeza, processamento entre outras. A água doce de boa qualidade tem se tornado cada vez mais um recurso ameaçado.
Saiba Mais

represa

Pegada Hídrica

A Pegada Hídrica é um indicador de consumo e poluição de água gerada por uma empresa, processo ou produto. A pegada hídrica é abrangente e engloba o consumo de água direto e indireto diferente dos conceitos tradicionais de contabilização de água. É uma medida volumétrica multidimensional que mostra os volumes de consumo de água por fonte e os volumes de poluição pelo tipo. Além da contabilização é possível se avaliar sustentabilidade da sua pegada hídrica.
Saiba Mais

engenheiro-analisando-agua

Cadeia de Fornecedores

As empresas que se comprometem com uma série de normas que são referentes à qualidade, segurança e compromissos socioambientais devem avaliar o comportamento de seus fornecedores, selecionando aqueles que estiverem em conformidade com os valores da organização e as legislações vigentes. Isso é importante para garantir um processo produtivo responsável e que esteja inserido em uma cadeia de valor comprovadamente sustentável. O compromisso socioambiental se tornou um valor ético empresarial além de ser uma vantagem competitiva no mercado.
Saiba Mais

homem-conferindo-estoque

Resíduos

Gerenciar os resíduos da sua empresa significa realizar um conjunto de ações para a coleta e destinado correta de todo o material descartado, reduzindo impactos negativos no meio ambiente e garantido o bem estar de todos. O Brasil possui um Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que institui os princípios de redução da geração dos resíduos até seu encaminhamento e tratamento. A Política estabelece a obrigatoriedade da elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) pelos geradores de diversas tipologias de resíduos tais como os gerados por processos produtivos, construção civil, resíduos perigosos entre outros.
Saiba Mais

lixo-reciclavel

Gerenciamento de Riscos Socioambientais

O gerenciamento dos riscos socioambientais tem sido cada vez mais importante para a sustentabilidade dos negócios. Avaliar e gerir os passivos sociais e ambientais que podem causar impactos negativos exige adotar procedimentos que tragam resultados. A complexidade do assunto envolve questões de responsabilidades socioambientais adotados pela empresa que vão desde o não cumprimento das leis ambientais; contaminação de água, solo e pessoas; trabalho escravo entre outros.

Saiba Mais

garota-separando-lixo

Teste de materialidade

O teste de materialidade tem como objetivo identificar os impactos econômicos, ambientais e sociais (aspectos materiais) significativos para a organização ou que influenciam substancialmente decisões relacionadas com stakeholders entre outros. As organizações possuem uma gama de tópicos e indicadores relacionados à sustentabilidade em suas atividades cotidianas de gestão. O teste de materialidade permite as organização enfocarem questões efetivamente cruciais para a consecução das suas metas e gestão do seu impacto na sociedade e meio ambiente.

Saiba Mais

homem-mexendo-no-tablet

Engajamento de Stakeholders

Engajar com Stakeholders é uma grande oportunidade das organizações de promover um diálogo com os diversos públicos que afetam e são afetados pelas atividades da sua empresa. A busca da sustentabilidade de uma organização deve inserir no seu plano estratégico os resultados do engajamento com Stakeholders. A atuação estratégica eficiente dentro da complexidade das cadeia de valor e os atores que estão envolvidos indiretamente pelas atividades das empresas é essencial para minimizar riscos e encontrar novas oportunidades nos aspetos socioambientais.

Saiba Mais

homens-conversando-empresa

Carbon Disclosure Program (CDP)

As empresas que aderem aos Programas do CDP respondem um questionário dando a oportunidade de compreender as melhores práticas, riscos e fazer análises comparativas tanto em âmbito nacional quanto mundial. O Programa é uma iniciativa filantrópica, que criou um sistema de coleta e análise de informações de diversas empresas para as questões ambientais. O CDP possui programas individuais que atuam no tema Água, Mudanças Climáticas, Florestas e Cadeia de Valor.

Saiba Mais

analise-de-graficos-no-tablet

Para mais informações, entre em contato conosco!