Notícias Atualizadas SGS

Back to Notícias Atualizadas SGS

Quais são os benefícios de se ter um diagnóstico energético?

O diagnóstico energético é um levantamento elaborado com o objetivo de verificar o padrão de consumo energético de uma empresa, instalação ou instituição. Esse diagnóstico permite a adoção de um gerenciamento de energia mais eficaz e sustentável, pois apresenta os principais hábitos e condutas de consumo, pontuando também desperdícios, o desempenho dos sistemas energéticos existentes e o custo do consumo de energia.

Existem diversos benefícios de se ter um diagnóstico energético, e os principais estão listados abaixo:

  • Conhecimento pleno dos padrões de consumo energético da empresa;
  • Adoção de recomendações técnicas que possibilitem à empresa ter mais eficiência energética;
  • Redução de despesas com energia;
  • Redução dos desperdícios;
  • Conquista de maior eficiência energética;
  • Mais competitividade e sustentabilidade.

Como fazer o diagnóstico energético?

O diagnóstico energético deve ser feito com base na análise de consumo e tarifas de energia, detalhamento do fluxo energético e dos padrões de uso da energia no processo produtivo, conhecimento dos sistemas elétricos empregados, entre outras avaliações estratégicas.

Em seguida, vem a fase de elaboração e implementação de ações que garantam a redução do consumo de energia. Confira um case de diagnóstico energético feito pela SGS Brasil!

Case Alstom – Taubaté – SP

Em agosto de 2015, a SGS Brasil realizou uma auditoria na fábrica de turbinas de hidrelétricas da empresa Alstom, localizada em Taubaté, interior do Estado de São Paulo. Neste case de sucesso, a SGS conseguiu identificar e colaborar com a implementação de ações voltadas à redução do consumo de energia e à otimização da eficiência energética da planta, fatores que resultaram em economia e mais competitividade para a empresa.

O trabalho foi realizado em etapas predefinidas: levantamento das informações do uso energético, plano de ação, monitoramento dos indicadores, medições e análises do consumo energético da planta da GE. O resultado desse trabalho de auditoria especializada foi uma economia anual de cerca de 531 mil de reais, o que equivale a mais de 3.200 MWh.

O processo contou com a implantação de melhorias no uso de compressores de ar, operação de equipamentos no modo standby, iluminação, telha prismática e uso de gás natural para aquecimento de peças.

Conte com a SGS Sustentabilidade!

A SGS Sustentabilidade é uma referência global em gestão de energia e oferece soluções que geram vantagens competitivas reais aos clientes. No segmento de gestão de energia, a SGS:

  • Certifica sistemas de gestão ISO 50001;
  • Diagnostica sistemas de gestão de energia;
  • Diagnostica eficiência energética;
  • Elabora planos de ação e projetos de eficiência energética;
  • Realiza treinamentos.

Entre em contato com a equipe da SGS e saiba mais!

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × três =

Back to Notícias Atualizadas SGS