Notícias Atualizadas SGS

Back to Notícias Atualizadas SGS

Redução e Mitigação de emissões de GEE

O aquecimento global é um problema que deve ser encarado por toda a sociedade. Neste sentido, um plano para redução e mitigação de emissões de gases de efeito estufa (GEE) é fundamental para contribuir na manutenção saudável do planeta.

O trabalho de redução e mitigação nas empresas visa reduzir os impactos gerados pelas queimas de combustíveis e outras atividades diretas e indiretas às organizações.

As empresas devem estar sempre em busca da eficiência energética, geração de energia limpa com baixo carbono e ainda mudança de comportamentos e rotinas empresariais. O trabalho de redução e mitigação de GEE pode incluir programas de eficiência energética diversificando suas fontes, como:

  • Estruturas de energia limpa, como eólica e fotovoltaica;
  • Inclusão de sistemas de energia renovável, como biomassa e energia hidráulica;
  • Redução do consumo de energia obtida através de combustão.

Projetos de redução das emissões têm sido uma demanda dos próprios acionistas das empresas, que, muitas vezes, estão preocupados com o aumento de custos, competitividade e imagem dos negócios, além de cumprir compromissos corporativos.

Para implementar um Programa de Redução e Mitigação de GEE, é preciso primeiramente, medir as emissões de GEE através de um inventário de GEE, priorizar as atividades mais intensas e desenvolver um plano de ação com projetos.

A adoção  da norma ISO 50001 tem sido uma grande aliada na implementação do Plano de Ação de Eficiência Energética, através dos seguintes aspectos:

  • Desenvolvimento de um sistema para uso eficiente da energia;
  • Estabelecer metas periódicas para redução de GEE;
  • Trabalhar com decisões baseadas em dados concretos;
  • Fazer a medição de todos os resultados;
  • Fazer uma análise e melhorias da gestão de energia.

Enfim, o plano de ação visa principalmente a eficiência energética através de mudanças na gestão, processos e busca de fontes mais limpas, entre outros.

A busca por fontes alternativas de energia é uma das principais mudanças que devem ser feitas no trabalho de uma empresa preocupada com a redução de GEE. Para saber mais, faça contato com a equipe da SGS Sustentabilidade!

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − 3 =

Back to Notícias Atualizadas SGS