Notícias Atualizadas SGS

Back to Notícias Atualizadas SGS

Sustentabilidade também é uma prática de pequenas e médias empresas

As pequenas e médias empresas têm investido na sustentabilidade como modelo de negócio, ou seja, permitindo maior geração de renda, de empregabilidade e mudanças de hábito.

Sabemos que a Sustentabilidade é uma questão de extrema importância para todos e por isso também já passou a ser implementada na cultura organizacional de diversas empresas.

Muitos ainda não acreditam, mas as empresas de pequeno e médio porte podem colaborar consideravelmente para tornar a sociedade mais sustentável. Elas podem atuar de forma mais consciente e mudar seus processos para que ocorra a redução da geração de resíduos, uso de energia de forma eficiente e melhor utilização dos recursos naturais. 

Empresas de menor porte são bastante importantes para o desenvolvimento econômico do país, tendo em vista o expressivo aumento do número de empregos gerados e no valor do PIB produzido pelo setor. 

A Sustentabilidade nas pequenas e médias empresas

São várias as formas de atuação que empresas desse tipo também podem atuar para se tornarem mais sustentáveis, tais como:

Gestão de Resíduos

Uma produção com menos geração de resíduos deve fazer parte do planejamento estratégico de qualquer empresa, independente do seu tamanho. 

Ao adotar essa prática, evita-se perdas, que na maioria das vezes são muito prejudiciais ao meio ambiente, e também reduz custos, melhorando a competitividade da empresa no mercado. Além disso, a empresa que produz de maneira mais limpa, melhora sua imagem perante à comunidade e aos stakeholders.

A gestão de resíduos deve ser realizada com muita atenção de modo que englobe toda a cadeia produtiva do produto ou serviço prestado por uma empresa. Pois, ao gerar muitos resíduos, provavelmente está ocorrendo o uso ineficiente dos insumos, e isso impactará nos custos e, quando não são tratados de forma correta, há uma maior contribuição para a poluição.

Melhor uso dos Recursos Naturais

Dois recursos que são essenciais para a vida de todos e do Planeta são a água doce e ar puro, porém ambos infelizmente estão cada vez mais escassos. 

Outro ponto que deve ser ressaltado é sobre o uso dos combustíveis fósseis. Afinal, eles estão sendo cada vez mais utilizados e o tempo necessário para o desenvolvimento de combustíveis alternativos não está acompanhando esse ritmo de consumo. 

Uma das formas de atuação das pequenas e médias empresas nessa situação é tentar substituir de forma rápida e eficaz seus insumos não renováveis por outros renováveis, como por exemplo a substituição do uso de plásticos e derivados do petróleo.  

Eficiência Energética 

A energia é uma das formas de consumo mais utilizadas por grande parte das empresas e indústrias, inclusive as pequenas e médias.  Nesse caso, empresas de menor porte podem optar por atuar com eficiência energética. 

A produção de energia causa muitos impactos ao meio ambiente, pois as matrizes energéticas que possuem base em combustíveis fósseis, por exemplo, poluem muito e consequentemente contribuem para o aquecimento global. Portanto, a redução do consumo de energia impactará positivamente no que diz respeito à sustentabilidade, além de reduzir custos e diminuir os impactos ambientais. Uma forma assertiva  de fazer uso de energia limpa é através da implantação de painéis solares. 

Conclusão

As  pequenas e médias empresas possuem um papel fundamental na transição para um modelo de negócio que tenha foco no desenvolvimento sustentável. 

Ao aderir a essa nova cultura e começar a produzir de forma sustentável,  haverá diversos benefícios como: maior visibilidade no mercado, melhora da imagem perante aos stakeholders, redução de gastos, aumento da produtividade e competitividade, dentre outros.

A SGS é líder em certificação, inspeção e testes em diversas áreas! Leve a sustentabilidade para a sua empresa! Clique aqui para conhecer todas as nossas soluções.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezenove − 5 =

Back to Notícias Atualizadas SGS