O inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) é essencial para identificar e controlar atividades que estejam gerando impactos negativos ao meio ambiente, principalmente no que diz respeito à intensificação do processo de aquecimento global.
Em um ambiente produtivo, pessoas, máquinas e sistemas de trabalho são geradores de gases de efeito estufa. Para começar um plano de ação com o objetivo de reduzir ou controlar as emissões, a primeira etapa é a elaboração de um inventário.
Como é feito o inventário?
Na SGS Sustentabilidade, o inventário é feito de acordo com o ISO 14064, uma ferramenta para gestão e controle dos geradores de gases do efeito estufa. Com a ferramenta, é possível:
- Estabelecer princípios organizacionais claros, que determinem a quantidade de GEE das atividades;
- Saber quais são as fontes de emissão de GEE na organização.
Todas estas etapas fazem parte do inventário. A coleta de dados identifica as fontes e as emissões das atividades, a fim de criar as bases para um negócio mais sustentável. Além disso, os inventários são o meio pelo qual as empresas ficam em conformidade com normas nacionais e internacionais, a manter um registro das emissões, além de participarem do mercado de carbono e do Programa Brasileiro de GHG Protocol.
Método de realização do inventário
Umas das metodologias para a realização do inventário é através do GHG Protocol utilizado pelo Programa Brasileiro e Registro Público de Emissões. O GHG Protocol no Brasil é uma iniciativa de várias frentes de trabalho, entre as quais estão:
- Ministério do Meio Ambiente;
- Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS);
- World Business Council for Sustainable Development (WBSCD).
O GHG Protocol foi adaptado à realidade do Brasil. Com o método, é possível assumir o papel de uma empresa preocupada com o meio ambiente em todas as suas atividades.
O GHG Protocol também permite, a partir do inventário, realizar diagnósticos eficientes da emissão de GEE, identificando onde estão as ineficiências operacionais, incorporando impactos socioambientais no orçamento da empresa e favorecendo o planejamento de ações assertivas a favor do meio ambiente. Para saber mais, entre em contato com a SGS!