O que é o padrão Global BRC?
O padrão Global BRC (British Retail Consortium) foi criado para garantir conformidade de fornecedores e assegurar que as distribuidoras possuem qualidade e segurança nos produtos vendidos. Atualmente o padrão é usado no Mundo todo, podendo ser aplicado em qualquer empresa para garantir confiabilidade em todo o sistema de distribuição.
Quais são os pontos críticos de controle? Como me preparar?
Para a implantação e avaliação eficaz, é necessário que a empresa tenha um bom planejamento, assim facilitando a certificação.
Pontos importantes no planejamento:
- Estabelecimento de um sistema de gerenciamento de qualidade;
- Identificação das exigências legais;
- Identificação e documentação dos riscos específicos à segurança de produtos e as medidas de controle relevantes (sistema HACCP);
- Identificação das Boas Práticas de Fabricação/Boas Práticas de Higiene, incluindo um programa de controle de pestes, equipamento e construção de programa de manutenção, programa de cuidados e limpeza e todas as exigências padrão específicas;
- Implantação de quaisquer melhorias estruturais.
Como a norma funciona
A norma teve seu inicio no Reino Unido, onde existia uma preocupação muito grande com a segurança de alimentos por causa da responsabilidade em caso de um acidente. Para solucionar o problema, as distribuidoras passaram a exigir que todos os fornecedores fossem certificados com um padrão especializado que garantisse que eles estivessem em conformidade.
Depois da primeira edição em 1998, o padrão foi aperfeiçoado regularmente e hoje se tornou uma ferramenta global baseada nos padrões e metodologias mais recentes e atualizadas.
Quais os benefícios da certificação?
Muitas distribuidoras britânicas e europeias, além de claro, grupos globais, só aceitam fornecedores que são certificados pelo BRC Global Standard for Food Safety em suas cadeias de suprimento.
Possibilidades com o padrão:
- Forneça evidência de compromisso e, no caso de um incidente de segurança de alimento, defesa legal no raio do conceito* da “diligência devida”;
- Construir e operar um sistema de gerenciamento que irá ajudar a cumprir as exigências para qualidade/segurança de alimentos e conformidade, apoiado em referencias de acordo com a legislação aplicável onde o produto final é consumido.
- Tenha uma ferramenta de melhoria do desempenho da segurança de produto e meios de monitorar o desempenho.
- Facilite as reduções do desperdício, re-trabalho e recall de produto.
Você também pode acessar nossa apresentação sobre o restante de nossas soluções em consultoria baixando gratuitamente aqui.
Para qualquer dúvida, pode entrar em contato comigo, ficarei feliz em ajudar!
Paula Azambuja
Certification & Business Enhancement
Coordenadora de Desenvolvimento de Negócios
Cel : +55 11 99908-3312 / Phone: +55 11 3883-8805
Tel : +55 11 2664-9555
Email: paula.azambuja@sgs.com
Add a Comment