Como elaborar um plano de ações com ODS
Desenvolver um trabalho alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Social (ODS) pode fazer toda a diferença. Por isso, é importante readequar a sua estratégica para obter melhores resultados.
Adotar políticas sustentáveis e de responsabilidade social podem ajudar a reduzir custos e melhorar a competitividade, fazendo o negócio se destacar. Saiba como auxiliar no enfrentamento à doença e elaborar um plano de ações.
Diante da crise global provocada pela Covid-19, que potencializa o desemprego, as Nações Unidas divulgaram algumas diretrizes para a busca de uma resposta socioeconômica imediata.
O documento chama atenção para a responsabilidade compartilhada, solidariedade global e ação urgente em prol dos mais pobres. Apoiado no progresso em direção aos ODS, ele se baseia em cinco eixos:
1) proteger os serviços de saúde para que se mantenham sustentáveis na pandemia;
2) auxiliar as pessoas nas dificuldades, com proteção social e serviços básicos;
3) manter empregos, ajudando pequenas e médias empresas e trabalhadores informais com programas de recuperação econômica;
4) oferecer maior estímulo fiscal e financeiro para que políticas macroeconômicas se voltem aos mais necessitados;
5) incentivar a coesão social e investimentos em sistemas de resiliência e lideranças comunitárias.
Ao contribuir com causas, alinhadas às propostas, as empresas podem fomentar a recuperação segura das sociedades e economias, percorrendo um caminho mais sustentável, com igualdade de gênero e neutro em carbono, indica a entidade.
As Nações Unidas Brasil contabilizam pelo menos 70 empresas brasileiras do Pacto Global – que reúne mais de 13 mil organizações pelo mundo – fazendo parte deste movimento. A maioria das ações é voltada à saúde e à proteção de empregos.
Planeje suas ações
O relatório Better Business, Better World prevê um incentivo anual de pelo menos 12 bilhões de dólares até 2030 para quem disponibilizar tecnologias e soluções relevantes para os ODS, com modelos empresariais sustentáveis e inclusivos.
Organizando um plano de ações, com base em saúde e bem-estar, consumo e produção responsáveis, parceria e meios de implementação, será possível gerenciar melhor riscos e processos.
Além disso, pode-se prever demandas, garantir o acesso a recursos e reforçar as cadeias de fornecimento, entre outros ganhos, que farão toda a cadeia avançar em direção ao alcance dos objetivos globais.
Escolhidos os seus ODS prioritários, pesquise e mapeie as atividades realizadas por outras empresas da sua área e região. Indique quais ações podem ser feitas pela sua empresa.
Crie uma comissão para estruturar as ideias. Estabeleça metas, prazos e responsáveis, buscando formas eficientes de tirá-las do papel. Sensibilize o público interno para colocar as ações em prática.
Melhores resultados
A execução do projeto deve ser transparente, com objetivos claros e que criem valor no mercado. Utilize indicadores e métricas para acompanhar os resultados, otimizando processos e melhorando a produtividade.
Mostre que o seu negócio possui um propósito, que vai além da venda de produtos ou da prestação de serviços. Dessa forma, é possível ajudar também a construir uma sociedade mais sustentável e humana.
Engaje clientes, fornecedores, formadores de opinião e sociedade em geral para que todos os objetivos sejam alcançados. Crie parcerias e acelere a contribuição da sua empresa nas metas das Nações Unidas para 2030.
Precisa de ajuda? A plataforma 2030 TODAY integra soluções que podem auxiliar a sua empresa na melhoria dos indicadores de sustentabilidade. Entre em contato conosco!
Add a Comment