Certificação, Verificação e Asseguração
A SGS tem sido o principal órgão de certificação há décadas, oferecendo uma ampla gama de serviços para ajudar as empresas a cumprirem com uma série de normas ISO, setor e regulatórias.
Certificações
Renovabio
-
Resumidamente os critérios da certificação englobam:
- Uma nova política para biocombustíveis, tornando o mercado de etanol mais competitivo e diminuindo as emissões de gases de efeito estufa.
-
Atualmente em consulta pública, se tornará um processo de certificação funcionando através de créditos por descarbonização, exigindo um controle rigoroso sobre a produção de combustíveis.
-
No atual momento, toda preparação é importante para se tornar um dos primeiros a serem certificados no programa Renovabio, nossa equipe está acompanhando de perto todas as atualizações do projeto e está pronta para tirar qualquer dúvida e iniciar esse processo.
Você pode acompanhar as últimas notícias sobre o Renovabio em nosso blog, onde apresentamos como a certificação funciona e também oferecemos o E-BOOK Gratuito que você pode baixar aqui.
Bonsucro
-
A certificação, da iniciativa global Bonsucro, tem como objetivos definir os princípios e critérios para uma produção e cadeia de cana-de-açúcar sustentáveis abrangendo os aspectos econômicos, sociais e ambientais. Além de definir os requisitos técnicos e administrativos para permitir o rastreamento de produtos derivados da cana em conformidade com o padrão Europeu.
A SGS credenciada pela Bonsucro realiza treinamentos e auditorias de certificação para os principais indicadores da certificação Bonsucro que abrangem a redução dos impactos ambientais e sociais da produção e da cadeia de custódia da cana-de-açúcar enquanto mantém ou aprimora a situação econômica dos produtores.
Resumidamente os critérios da certificação englobam:
-
Os aspectos de legais;
-
Respeitar os direitos humanos e trabalhistas;
-
Gerenciar a eficiência dos insumos da produção e do processamento;
-
Gerenciar ativamente a biodiversidade e serviços do ecossistema;
-
Melhorar continuamente as áreas chaves do negócio;
-
Critérios adicionais das diretivas da União Europeia.
Benefícios
A certificação Bonsucro é ideal para as organizações que almejam ampliar seus negócios para o mercado internacional vendendo produtos derivados da cana e bicombustível, que precisam se enquadrar aos compromissos e normas de grandes clientes e parceiros no setor. Você pode entender melhor também como inciar a certificação em nosso blog clicando aqui.
-
ISCC
Certificação internacional em sustentabilidade e carbono (ISCC) da SGS lhe oferece um sistema internacional, prático e transparente para a certificação da biomassa e energia.
Produzir energia e combustível a partir de biomassa é uma nova abordagem para garantir o fornecimento mundial de energia e combustível para o futuro. Para atender a esse novo mercado, a UE criou parâmetros obrigatórios para todos os países-membros da UE para a produção sustentável e processamento de biomassa na Diretriz da Energia Renovável (RED) (EU-RL 2009/28/EC). O ISCC é um programa avançado e o primeiro esquema reconhecido de certificação em biomassa e bioenergia.
Sendo um esquema global, o conceito do ISCC foi totalmente desenvolvido e testado em fase piloto e testado por autoridades europeias e alemãs. Ele baseia-se na experiência, é eficiente e efetivo e também abrange questões de sustentabilidade social.
Aplicável a todos os tipos de biomassa, o ISCC ajuda as organizações a demonstrar responsabilidade em:
redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE)
utilização sustentável do solo
proteção de biosferas naturais
aumento da sustentabilidade social
O ISCC PLUS oferece opções para ampliar a certificação em sustentabilidade aos alimentos, rações, usos técnicos/químicos e outras aplicações em bioenergia (tal como a biomassa sólida).
Vantagem da certificação
A nossa rede global de auditores qualificados controla e certifica a biomassa sustentável para a produção de biocombustível e bioenergia em cada nível da cadeia de fornecimento. A certificação em sustentabilidade é vital para fortalecer sua posição no mercado. Começando por agricultores e comerciantes agrícolas, passando por fábricas de óleo, engenhos de açúcar, plantas de biocombustível e etanol até, finalmente, comerciantes de biocombustíveis e depósitos independentes, abrangemos cada estágio da cadeira de custódia.
Nos setores de ração, alimentos e indústrias bioquímicas, os serviços prestados pela SGS através das certificações ISSC Plus oferecem uma oportunidade nova e alternativa para produtores, processadores, varejistas e marcas demonstrarem seu compromisso em gerenciar, de maneira sustentável, suas cadeias de fornecimento.
A certificação ISCC facilita tanto o comércio nacional quanto o internacional, abrindo as portas a um maior potencial de mercado.
Certificação Lixo Zero
A meta é fazer com que os materiais orgânicos virem adubo e reinserir os materiais recicláveis na cadeia produtiva. Assim, torna-se possível potencializar o reaproveitamento de resíduos e a redução ou até mesmo o fim do encaminhamento de lixo para os aterros sanitários e lixões.
O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) é uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos, onde seu objetivo é articular, mobilizar e promover novas atitudes nas comunidades nacionais e internacionais divulgando a prática do Lixo Zero nos vários segmentos da sociedade.
A Certificação Lixo Zero foi produzida pelo ILZB, sendo a única certificação no Brasil que possui validação da Zero Waste International Alliance (ZWIA). Esta certificação tem como base os conceitos e metodologias estabelecidas pela ZWIA, focando também nas boas práticas executadas.
Veja alguns motivos para sua empresa se tornar Lixo Zero:
A companhia que consegue a Certificação Lixo Zero, está mais apta a comprovar que seus processos são mais eficientes e que se preocupa com o Meio Ambiente. Dessa forma, ela consegue demonstrar que se diferencia dos concorrentes e assim passa a criar práticas e tendências de mercado.
Ao colocar como base os princípios e critérios de sustentabilidade, as empresas adeptas tornam-se uma opção de consumo para muitos consumidores, empresas que procuram marcas tenham a preocupação com o planeta em seus pilares. Ao ser certificada, a empresa passa a ter novas oportunidades de negócios.
Com a finalidade de criar uma relação de transparência e confiança com todos o seu público interno e externo, toda empresa busca gerar valor para todas as pessoas envolvidas no seu negócio, A Certificação Lixo Zero promove um melhor posicionamento de imagem e credibilidade.
Hoje em dia é fundamental que as empresas implementem ações e adotem práticas sustentáveis, a fim de transformar seus processos e reduzir seu impacto ambiental. Porém, muitas companhias criam bons projetos mas não conseguem promovê-los na sociedade. Neste caso, a Certificação é uma ótima maneira de ter seus esforços reconhecidos.
Ter essa Certificação, é inegavelmente, uma ótima estratégia para o seu negócio. Afinal, demonstra a responsabilidade da empresa para com o planeta e demonstra credibilidade e transparência aos seus stakeholders.
A SGS é líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação, reconhecida como referência mundial em qualidade e integridade.
Além disso, ajuda seus clientes a enfrentarem um mundo cada vez mais regulamentado e competitivo, por meio de serviços independentes e de consultoria que adicionam um valor significativo às operações das empresas e organizações, aumentando a sustentabilidade dos negócios.
Para agregar ainda mais o trabalho realizado, a Certificação Lixo Zero entrou para o Portfólio de Certificações da SGS.
ISO14064 - Responsabilidade e verificação de gases de efeito estufa
Os Inventários de Gases de Efeito Estufa são um retrato das emissões de gases de efeito estufa (GEE) geradas pelas atividades diretas e indiretas de uma organização. Atualmente as empresas buscam quantificar as suas emissões visando reduzir custos e adotar estratégias a fim de contribuir com a preservação do meio ambiente e não favorecer a elevação da temperatura do planeta.
A SGS faz a verificação de inventários de emissão de GEE. Somos acreditados pela CGCRE do INMETRO para ISO 14064-1 e Programa Brasileiro GHG Protocol. A verificação do Inventário de GEE é fundamental para uma empresa gerir de forma mais eficiente as suas emissões.
Os serviços SGS focado nas Emissões de GEE são oportunidades de ótimo custo-benefício para melhorar a eficiência operacional da empresa. Essas medidas são muito interessantes, pois, além de serem ideais para o meio ambiente, geram redução no custo das organizações. Entenda melhor para que serve o inventário de GEE em nosso blog também.
Benefícios
-
Reconhecimento no mercado atual, tanto por parte dos fornecedores como dos consumidores agregando valor à marca;
-
Compromisso com a sociedade no conhecimento e gestão dos impactos de suas atividades;
-
Base de informações para estabelecer uma estratégia de redução e compensação das emissões de gases GEE.
A norma ISO 14064 é composta por três partes:
Especifica os requisitos para a concepção e desenvolvimento de inventários de organizações ou em agências de GEE
Requisitos detalhados para a quantificação, monitoramento e emissão de relatórios sobre reduções de emissões e melhorias na redução de projetos de GEE
Fornece os requisitos e orientações para a condução da validação e verificação de informações sobre GEE (e é aplicável a organismos de certificação, tais como a SGS)
Implemente a norma ISO 14064 dentro de sua organização e você será capaz de:
promover consistência, transparência e credibilidade na quantificação, monitoramento, notificação e redução de GEE
identificar e gerenciar responsabilidades, recursos e riscos associados a GEE
facilitar o comércio de concessões ou créditos para a emissão de GEE
apoiar o projeto, o desenvolvimento e a implementação de esquemas ou programas de GEE comparáveis e consistentes
desenvolver mecanismos internos fortes para a quantificação, gerenciamento e comunicação das emissões de GEE
construir uma relação de confiança com as partes interessadas
Facilite o desenvolvimento e a implementação de estratégias de gerenciamento de GEE das organizações e planos para o futuro das mesmas
proporcionar a capacidade de acompanhar o desempenho e o progresso na redução das emissões de GEE e/ou o aumento das remoções de GEE
medir, produzir relatórios e verificar as emissões de GEE de sua organização com a certificação ISO 14064 da SGS. Ligue hoje mesmo para nós para obter um plano adequado à sua empresa.
Certificação ISO 20121 – Eventos Sustentáveis
A SGS pode ajudar a sua organização a melhorar a sustentabilidade de suas atividades relacionadas a eventos. Nossa avaliação embasada na norma ISO 20121 ajuda a sua organização a compreender os impactos socioambientais gerados na execução de eventos de qualquer tamanho.
Eventos podem causar impactos sobre o ambiente e a economia em vários níveis incluindo consumo de água, produção de resíduos sólidos e consumo de energia, efeitos sobre a biodiversidade, taxa de emprego e seleção de fornecedores. O sistema de gerenciamento da sustentabilidade ISO 20121 apoia a sua organização a estabelecer e alcançar metas realistas, bem como executar as políticas e procedimentos de aplicação de boas práticas sustentáveis.
A SGS certifica a sua organização como Evento Sustentável de acordo com a norma ISO 20121.
Benefícios
A certificação da ISO 20121, fornece benefício como:
Fortalecer a confiabilidade das informações elaboradas pela empresa;
Compressão dos impactos socioambientais;
Aplicação de boas práticas sustentáveis.
Certificação do Programa Algodão Brasileiro Responsável
O Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) promove a sustentabilidade na cultura do algodão brasileiro que é coordenado pela ABRAPA (Associação Brasileira dos Produtos de Algodão). A certificação abrange os três pilares da sustentabilidade visando uma terra melhor para as futuras gerações; uma vida melhor para quem trabalha no campo e um negocio viável para o produtor responsável.
A obtenção da certificação se dá pela aferição do nível de conformidade das propriedades em relação aos requisitos estabelecidos no Programa de Conformidade ABR. Os critérios abrange tais como as condições de trabalho, áreas de vivência, equipamentos e maquinários e outros procedimentos previstos na legislação trabalhista, de segurança do trabalho e ambiental.
A SGS primeiramente faz o diagnóstico da propriedade com a finalidade de informar ao proprietário quais critérios e requisitos em sua propriedade já estão atendidos e quais deverão ser adequados para validar a sua participação no processo ABR. Após checado e cumpridos os critérios da ABR será possível emitir a certificação ABR.
Benefícios
-
-
Transparência sobre as boas práticas sociais, ambientais e econômicas;
-
Melhor gestão sustentável nas unidades produtivas;
-
Conquista de espaço em novos mercados.
-
ISO50001
-
A energia é um insumo crítico nas operações das organizações e o seu uso deve estar alinhado a sustentabilidade financeira e também aos aspectos socioambientais das atividades. O padrão ISO 50001 estabelece parâmetros internacionais para o fornecimento, utilização e consumo de energia em organizações industriais, comerciais e institucionais.
A SGS certifica a sua organização no padrão ISO 50001 com avaliações e auditorias independentes. Uma certificação do sistema de gestão da energia (SGE) eficaz ajuda sua organização a estabelecer processos para melhorar o desempenho de energia. A implementação visa reduzir seus custos com energia, as emissões de gases do efeito estufa (GEE) e outros impactos ambientais. Você sabe por que ter um sistema de gestão de energia eficiente? Entenda melhor em nosso blog também.
Benefícios
-
Está comprometida em melhorar continuamente seu consumo de energia;
-
Possui uma linha básica de uso da energia;
-
Visa melhoria na racionalização do uso dos recursos energéticos;
-
Busca a redução do consumo e aumento da eficiência;
-
Visa a redução de custos e das emissões de gases de efeito estufa (GEE).
-
Renewable Fuel Standard (RFS/EPA)
O Congresso Americano criou um programa de padrão de combustível renovável (RFS) para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e expandir o setor de combustíveis renováveis do país, reduzindo a dependência do petróleo importado. Este programa foi autorizado nos termos da Lei de Política Energética de 2005 e expandido sob a Lei de Independência e Segurança Energética de 2007.
United States Environmental Protection Agenc (EPA) é responsável pelo programa RFS que é direcionado para os produtores e refinarias de biocombustiveis tais como biofuel de celulose, biomassa, cana-de-açúcar entre outros.
A SGS Certifica produtores e refinarias conforme o padrão RFS reconhecido no mercado Americano.
Benefícios
-
-
Possibilidade de entrar no mercado americano com Etanol certificado RFS;
-
Melhores práticas na produção e refino de biocombustíveis.
-
Low Carbon Fuel Standard (LCFS/CARB)
O Padrão de Combustível de Carbono Baixo (Low Carbon Fuel Standard) foi desenhado para incentivar o uso de combustíveis com baixo teor de carbono na Califórnia, Estados Unidos. O LCFS visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa na produção de gasolina, diesel e biocombustíveis substitutos. A intensidade de carbono dos combustíveis são regulados pelo mercado interno na California.
A SGS Certifica produtores e refinarias conforme o padrão RFS reconhecido no mercado americano no estado da Califórnia.
Benefícios
-
Possibilidade de entrar no mercado californiano com Etanol certificado LCFS/CARB;
-
Melhores práticas na produção e refino de biocombustíveis.
Verificação e Asseguração
As diretrizes do Global Reporting Initiative (GRI) são aplicáveis a todas as organizações oferecendo princípios e conteúdos para as organizações elaborarem seus relatórios de sustentabilidade. As empresas que adotam este modelo GRI relatam os seus impactos positivos e ou negativos sobre o meio ambiente, sociedade e economia além dos compromissos assumidos para melhorar a sua atuação.
O relatório de sustentabilidade é uma ferramenta que as empresas usam para desenvolver uma estratégia de gestão voltada para os indicadores socioambientais e econômicos. O relato dos indicadores auxilia as organizações a estabelecer metas, aferir seu desempenho e gerir mudanças visando tornar suas operações, atividades e gestão mais sustentáveis.
A SGS verifica os relatórios de sustentabilidade segundo as diretrizes da GRI. A qualidade das informações apresentadas no relatório está atrelada ao teste de materialidade, a escolha dos indicadores e ao nível de precisão das informação relatadas. Conheça melhor os benefícios que o relatório de sustentabilidade pode trazer para a sua empresa em nosso blog aqui.
Benefícios
-
Fortalece a confiabilidade das informações elaboradas pela empresa;
-
Melhora o diálogo entre os clientes, investidores e relevantes stakeholders;
-
Aumenta a credibilidade do conteúdo a ser divulgado.
Auditoria Segunda Parte
-
Protocolos EHS
-
Auditorias internas e/ou fornecedores
-
PAS 2060 neutralidade de Carbono
-
Avaliação de Ciclo de Vida
-
ISO14067
-
Asseguração de Relatórios de Sustentabilidade (GRI, SASB, TCFD, CDP)