Notícias Atualizadas SGS

Back to Notícias Atualizadas SGS

Você sabe o que é Pegada Hídrica?

Você já ouviu falar sobre Pegada Hídrica? Sabe como o seu perfil de consumo de água influencia os resultados do seu negócio ou está consciente de onde vem a água que utiliza em seu processo de produção?

O conceito de Pegada Hídrica existe justamente para promover uma reflexão e uma mudança de comportamento no uso e consumo de água dentro das empresas e organizações. Trata-se de um cálculo feito para entender o próprio consumo de água e definir objetivos e metas para que esse consumo seja mais responsável.

A ideia é bem parecida com a Pegada de Carbono: é preciso calcular o volume de água utilizado em um processo produtivo para, então, compreender que a água é um insumo de importante valor dentro da cadeia de produção.

Como surgiu a Pegada Hídrica?

O conceito da Pegada Hídrica foi criado há mais de uma década por um ambientalista e professor da Universidade de Twente, na Holanda, chamado Arjen Hoekstra. O especialista em Gestão da Água definiu um cálculo que permite estimar o uso de água doce em um processo de produção. Ao chegar ao valor estimado da Pegada Hídrica, as empresas conseguem trabalhar com um indicador consistente para monitorar o uso direto e indireto do recurso hídrico dentro da cadeia produtiva e, assim, reduzir desperdícios, trabalhar com mais sustentabilidade, evitar a poluição da água e adotar o consumo responsável.

Por que a Pegada Hídrica é importante?

A importância da água é evidente para o homem e, por isso, a Pegada Hídrica é uma iniciativa de caráter essencial e urgente nas organizações. Preservar os recursos hídricos é a única maneira de garantir o acesso às fontes de água no futuro.

Vale dizer que a Pegada Hídrica possui métodos de avaliação e cálculos que podem ser aplicados a todos os tipos de processos e cadeias produtivas, além de também ser aplicável a consumidores, países e organizações em geral. Para saber mais, entre em contato com a SGS Sustentabilidade!   

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − 4 =

Back to Notícias Atualizadas SGS