Notícias Atualizadas SGS

Back to Notícias Atualizadas SGS

As principais contribuições dos ODS com as empresas durante a pandemia

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) trazem uma série de aspirações e prioridades globais a serem atingidas em 2030. Em princípio contendo 17 itens, os ODS trazem impactos significativos para as empresas, especialmente durante a pandemia da Covid-19.

Por parte das empresas, é necessário pensar além do caos econômico e entender suas obrigações para o desenvolvimento humano e do meio ambiente onde se encontra a organização. Entretanto gerando, assim, um impacto positivo para a comunidade e para o legado desse empreendimento.

Conheça os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Portanto, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu, ainda antes da pandemia, as seguintes metas nomeadas como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

1. Erradicação da pobreza;

2. Agricultura sustentável;

3. Saúde e bem-estar;

4. Educação;

5. Igualdade de gênero;

6. Saneamento básico;

7. Energia limpa e sustentável;

8. Emprego e crescimento econômico;

9. Inovação e infraestrutura;

10. Redução das desigualdades;

11. Cidades e comunidades sustentáveis;

12. Consumo e produção responsáveis;

13. Ação contra a mudança global do clima;

14. Vida na água;

15. Vida terrestre;

16. Paz, justiça e instituições eficazes;

17. Parcerias e meios de implementações.

ODS e as empresas durante a pandemia

A grande lista promovida pela ONU parece, em um primeiro momento, impossível de ser seguida à risca pelas empresas. No entanto, durante o combate à pandemia da Covid-19, diversas organizações já mostram que estão aptas para a mudança de paradigma.

Entre as ações que podemos destacar estão, sem dúvidas, a importância com a saúde do trabalho, capacitação e apoio ao colaborador durante o momento de vulnerabilidade.

Dessa maneira, podemos perceber que as metas de infraestrutura, saúde e bem-estar podem estar sendo cumpridas, uma vez que o regime de trabalho em home office é possível pela tecnologia implementada nas empresas. E, por sua vez, durante o período pandêmico, vem sendo um grande aliado para a preservação da saúde desses colaboradores.

Nesse sentido, a infraestrutura do home office também vem se provando como uma maneira eficaz na redução da poluição nos grandes centros urbanos. Uma vez que está contribuindo para melhoria do meio-ambiente que nos cerca.

Porém, para os trabalhadores que não podem optar por esse novo regime de trabalho, a preocupação com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) vem crescendo por parte das empresas durante a pandemia. Embora já seja algo obrigatório por lei, a preocupação com itens para higienização vem gerando segurança no ambiente de trabalho.

Empresas e as ações humanitárias na pandemia

Outra contribuição dos ODS que pode estar sendo sentida durante a pandemia do novo Coronavírus é a ação humanitária de algumas empresas e órgãos públicos. A fim de levar assistência médica e proteção para comunidades mais vulneráveis.

Com a doação de alimentos e itens de proteção, como máscara facial e álcool em gel, as empresas e entidades públicas visam reduzir a desigualdade social e impulsionar campanhas de conscientização aos riscos da pandemia. Da mesma forma, estão devolvendo essas pessoas para a sociedade com maior segurança alimentar e de bem-estar, servindo também de impulso para a manutenção de empregos.

Por fim, se você quer ficar por dentro dos assuntos que envolvem a Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, continue acompanhando nossos próximos artigos.

A SGS possui o Programa 2030 TODAY, onde é possível criar vantagens competitivas e otimizar processos, auxiliando na implementação dos ODS nas empresas. Por isso, conheça mais sobre o programa e como obter o Selo Digital acessando o site do 2030 Today.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 5 =

Back to Notícias Atualizadas SGS