Notícias Atualizadas SGS

Back to Notícias Atualizadas SGS

Indicadores ESG e o impacto nas empresas

Os indicadores ESG estão diretamente relacionados às ações empresariais sob o ponto de vista Ambiental, Social e Governança.

Dessa maneira, de uma visão corporativa, os indicadores ESG são aplicados para qualificar as ações das empresas, isto é, são avaliados os pontos no que diz respeito à conformidade e preservação do meio ambiente, sustentabilidade, sociedade, ética e práticas anticorrupção.

A finalidade é mostrar o compromisso das empresas nos temas ligados  diretamente a sociedade e o meio ambiente. Mas, não basta apenas se interessar pelo assunto, elas devem  exercer suas responsabilidades perante essas áreas.

A iniciativa incentiva o mercado a tornar a gestão empresarial mais eficiente nas suas práticas voltadas para sustentabilidade, compliance e social. Além disso, o objetivo também é fortalecer a imagem positiva da empresa perante a sociedade, tornar-se mais atrativa para investidores e deixar os acionistas mais satisfeitos. 

A seguir vamos falar mais sobre os indicadores ESG e como essa tendência empresarial já se faz presente de forma global, inclusive no Brasil.

Qual a relevância dos indicadores ESG?

Inegavelmente, as empresas que adotam as boas práticas de compliance e governança corporativa se tornam mais confiáveis, não apenas para investidores mas, para fornecedores também. Isso ocorre porque há menos chances de casos de corrupção e outras inconformidades.

Uma vez que, práticas como o compliance ambiental e social se destacam, faz com que os investidores busquem nos índices ESG as alternativas mais promissoras para seus investimentos.

Na verdade, isso quer dizer que as práticas que aceitam os objetivos de governança corporativa representam o que deve ser realizado, ou seja, fazem parte das responsabilidades essenciais de qualquer organização séria, que tem como finalidade crescer a longo prazo.

Os indicadores ambientais ajudam os investidores a encontrar empresas que realizam atividades mais sustentáveis. Isto é, atuam de forma correta quanto ao ambiente em que estão inseridas e  agem de forma responsável quanto aos recursos naturais.

No entanto, os indicadores sociais estão diretamente ligados aos direitos humanos, e desenvolvimento das comunidades no entorno onde atua. Também servem para indicar aos investidores que uma companhia promove o desenvolvimento da sociedade e melhora a qualidade de vida de todos que se relacionam com ela. 

Indicadores ESG no Brasil

Atualmente, nosso país Brasil segue na aplicação das práticas que estão em alta no mercado internacionalmente. Pelo fato das organizações estarem a cada dia que passam mais globalizadas, deve-se acelerar tal demanda. Mesmo com essa iniciativa, ainda estamos em um fase inicial em relação aos indicadores ESG.

Segue alguns indicadores com relação às questões ambientais, sociais e de governança. Veja quais são:

Indicador Carbono Eficiente – ICO2

O indicador ICO2 é formado por companhias que desenvolveram políticas para controlar e diminuir a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa. A finalidade é promover discussões sobre as questões climáticas e elencar as organizações corporativas que se comprometem de forma ética a uma prática econômica de baixo carbono.

Indicador de Governança Corporativa 

Hoje em dia o foco têm sido as causas voltadas para o meio ambiente e a sociedade. Mas, vale lembrar que o compliance e a governança corporativa ainda exercem um papel muito importante dentro das empresas. 

Dessa maneira, o Indicador de Governança Corporativa é o índice de performance que realiza a qualificação dos ativos de empresas relatadas no Novo Mercado ou nos Níveis 1 e 2 da Bolsa de Valores B3. 

Indicador de Sustentabilidade Empresarial – ISE

O terceiro é o  Indicador de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), que avalia as empresas citadas na Bolsa de Valores da perspectiva de responsabilidade socioambiental. Portanto, estimulam práticas sustentáveis que incentivam o crescimento da sociedade e a responsabilidade com o meio ambiente.

Considerações Finais

Atualmente os investidores vêm buscando rendimentos mais confiáveis e promissores a longo prazo. Além disso, ocorre também a pulverização do investimento em ações por parte de pessoas físicas, que demonstram mais preocupação com as questões sócio-ambientais.

Todo esse movimento gera mudanças na maneira como as instituições se mostram para o mercado, entretanto, esse posicionamento precisa ser cada vez mais positivo e transparente. Pois, atuar de acordo com as boas práticas de governança, evitando má conduta relacionado à ética e corrupção não é suficiente. Neste caso, é preciso fazer mais e provar que o respeito à sociedade e ao meio ambiente também é realizado.

Se uma empresa adota práticas que geram bons resultados nos indicadores ESG, dificilmente ela vai fechar negócio com stakeholders que não atuam da mesma forma. Em conclusão, a aplicação do indicador ESG já é uma realidade e com certeza conduzirá as ações do mercado futuramente.

Clique aqui para entrar em contato conosco e saber mais sobre as nossas soluções que impactam diretamente nos resultados destes indicadores

Share this post

Comments (2)

  • Odecio J G Branchini Reply

    Muito boa a iniciativa da SGS ao divulgar estas iniciativas!
    Gostaria de saber se já foi desenvolvido um conjunto de requisitos (ou práticas) para que as organizações implementem e eventualmente possam se submeter à uma certificação.

    13 de abril de 2021 at 17:32
    • SGS Reply

      Olá Odecio, agradecemos seu comentário. Não há ainda um único padrão internacional de referência para critérios ESG que possa orientar práticas e avaliações de negócios, modelos de avaliações existentes ainda possuem uma baixa correlação entre si. Porém, a SGS atua com serviços como a Plataforma 2030 Today e Elaboração de Relatórios de Sustentabilidade que fazem parte dessa agenda. Além disso, a SGS está lançando globalmente um novo portfólio de serviços ESG que permitirá a partir de uma metodologia própria, que empresas melhorem seu desempenho ESG e possam ser certificadas no padrão ESG da SGS. Em breve os serviços de asseguração ESG serão divulgados.

      15 de abril de 2021 at 18:26

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − dezesseis =

Back to Notícias Atualizadas SGS