Notícias Atualizadas SGS

Back to Notícias Atualizadas SGS

O que é a Pegada de Carbono?

Pegada de carbono ou Carbon footprint é a nossa pegada ambiental no mundo, ou seja, é a quantidade de gás dióxido de carbono que produzimos.

Todos os dias, pessoas e empresas, através das suas atividades e rotinas habituais – produzem dióxido de carbono, um gás poluente que é liberado na atmosfera. Esse e outros gases tem um efeito estufa – eles “seguram “ o calor na atmosfera do planeta o que, por sua vez, contribui para o aquecimento global.

Esse aquecimento tem efeitos prejudiciais sobre o meio ambiente, a vida humana e animal.

Por tudo isso, é nossa responsabilidade conhecer a pegada de carbono de tudo que produzimos e consumimos, e optar por marcas que sejam ambientalmente responsáveis, que conheçam sua pegada e tenham projetos para diminuir esse impacto.

Como é calculada uma pegada de carbono?

Atualmente as empresas buscam quantificar as suas emissões de GEE através de um inventário visando reduzir custos e adotar estratégias a fim de contribuir com a preservação do meio ambiente e não favorecer a elevação da temperatura do planeta.

Os Inventários de Gases de Efeito Estufa são um retrato das emissões de gases geradas pelas atividades diretas e indiretas de uma organização. Nos últimos anos, estudos indicam que o aumento desses gases na atmosfera vem causando as mudanças climáticas no planeta Terra.

A SGS é acreditada pela CGCRE (INMETRO) para ISO 14064 e Programa Brasileiro GHG Protocol e faz a verificação de inventários de emissão de GEE, além de projetos de redução de emissões para empresas de todos os setores.

Como posso medir minha pegada de carbono?

O inventário de GEE é fundamental para uma empresa saber a quantidade de gases que ela emite diretamente e indiretamente por tipo de atividade. Além disso, uma empresa que realiza um inventário de GEE profissional tem os seguintes benefícios:

  • Reconhecimento no mercado atual, tanto por parte dos fornecedores como dos consumidores agregando valor à marca;
  • Compromisso com a sociedade no conhecimentos e gestão dos impactos de suas atividades;
  • Base de informações para estabelecer uma estratégia de redução e compensação das emissões de gases GEE;

Essas medidas trazem uma vantagem real, pois, além de serem ideais para o meio ambiente, geram redução no custo das organizações.

Conte com a SGS para uma avaliação de emissões de Gases de Efeito Estufa

De certificação ISO à serviços completos de verificação, diagnóstico, elaboração de relatório e projetos de redução de GEE, nossas soluções de sustentabilidade, promovem a melhoria real da eficiência operacional e abrem oportunidades de novas linhas de investimento.

Demonstre o compromisso com o meio ambiente e obtenha vantagens reais para o seu negócio. Para saber mais, baixe nosso E-book – Conheça os benefícios do GHG Protocol ou clique aqui e entre em contato conosco.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 9 =

Back to Notícias Atualizadas SGS