Notícias Atualizadas SGS

Back to Notícias Atualizadas SGS

Sustentabilidade na gestão empresarial

Adotar as práticas de sustentabilidade na gestão empresarial é uma forma das empresas obterem lucros sem que precisem prejudicar o meio ambiente e  comprometer o bem-estar da população.

Atualmente as questões ambientais já fazem parte do ambiente corporativo, pois conseguiram mostrar valor não só para a empresa mas para clientes e todos os stakeholders envolvidos. Além disso, já se tornou bem comum as companhias terem interesse em associar seus nomes a projetos ambientes e apoiar iniciativas sustentáveis.

Os pilares da sustentabilidade

Primeiramente, a sustentabilidade é baseada em 3 pilares: Econômico, Ambiental e Social. Sendo que o econômico tem como objetivo os lucros de uma empresa, realizando ações que auxiliem a promoção de um negócio economicamente viável. 

Já o pilar ambiental, é voltado para ações que a companhia adota para diminuir o impacto que suas atividades causam ao meio ambiente. O social está relacionado a colocar em prática ações que impactam positivamente na vida das pessoas envolvidas com a sua empresa, seja colaboradores, comunidade etc. 

As empresas que investem em sustentabilidade ajudam a preservar o meio ambiente e os recursos naturais, além de desenvolver  e proteger a comunidade, permitindo que as próximas gerações desfrutem de um meio ambiente preservado.

Por que  a sustentabilidade na gestão empresarial é importante?

 

  • Minimiza o impacto das atividades empresariais ao meio ambiente

 

Ao adotar uma gestão empresarial com foco sustentável é ter como objetivo proteger o meio ambiente. Portanto, é importante elaborar um planejamento que contemple ações que gerem lucros mas, que evitem danos à natureza. 

As atividades podem ser das mais simples como campanhas para descarte correto de lixo e eliminação do uso de copos descartáveis até as mais elaboradas como implantar sistemas para utilizar água de reuso e mudanças nos processos operacionais para diminuir o descarte de materiais e uso de recursos naturais.

 

  • Proporciona mais qualidade de vida aos envolvidos

 

Uma empresa que adota a sustentabilidade na gestão deve pensar não somente no meio ambiente mas também na qualidade de vida dos seus colaboradores. Dentro de um dos pilares da sustentabilidade, essa questão tem relação direta com o aspecto social em promover um ambiente de trabalho adequado.

Tendo em vista que ambientes de trabalho impróprios e estressantes atuam diretamente na saúde dos colaboradores, prejudicando o desempenho e produtividade, as atividades laborais devem ser realizadas em ambientes apropriados, que estejam associados à segurança, limpeza e bem-estar de todos.

 

  • Permite uma gestão financeira mais eficiente

 

Além de ajudar o meio ambiente, essas práticas podem ajudar a reduzir custos da empresa. Por exemplo: consumo consciente de água e luz pode impactar diretamente nas finanças corporativas. Outra dica é repensar o consumo de papel e aproveitamento de materiais. Além disso, analisar alguns processos internos que contribuam para algum gasto excessivo pode ser revisto e alterado para ser mais eficiente e menos oneroso.

 

  • Fortalece a imagem da empresa

 

Hoje em dia as pessoas estão muito preocupadas com estas questões relacionadas à sustentabilidade e por isso muitas delas optam por consumir produtos e serviços de empresas que se preocupam e atuam fortemente de forma sustentável. 

Pesquisas mostram que mais de 80% dos consumidores brasileiros optam por comprar de marcas sustentáveis. Isto é, toda e qualquer ação da empresa pode ser avaliada pelo público de forma mais exigente.

Por isso, a sustentabilidade na gestão empresarial pode resultar em escalabilidade de vendas e novas oportunidades, uma vez que essa ação esteja alinhada  às necessidade dos clientes. 

Considerações Finais

Resumindo, o conceito de desenvolvimento sustentável está diretamente ligado a outro grande conceito: a responsabilidade social. Afinal, não haverá crescimento econômico em longo prazo sem desenvolvimento social e também sem cuidado ao meio ambiente. 

Todos os pilares da sustentabilidade devem ser considerados de formas iguais, pois eles estão interligados e um depende do outro para que sejam gerados bons resultados tanto para a empresa quanto para a sociedade.

Diversas empresas têm desenvolvido projetos socioambientais ao longo dos últimos anos, porém, ainda existe um questionamento da geração de valor dos mesmos e os próximos passos a serem seguidos. A Política de Sustentabilidade vem direcionar e priorizar as ações de sustentabilidade da sua empresa além de revelar novas oportunidades.

A SGS consultoria pode lhe ajudar a trilhar esse caminho da sustentabilidade alinhada às metas e aspirações de sua empresa.

Clique aqui e entre em contato para saber mais!

 

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + quinze =

Back to Notícias Atualizadas SGS