ISO 50001: quais benefícios ela traz para as empresas?

Criada com foco na melhoria contínua da eficiência energética das organizações, veja quais os benefícios da ISO 50001.

O que é ISO 50001?

A ISO 50001:2018 tem como objetivo especificar requisitos avançados no que diz respeito à eficiência energética para fornecer às empresas o uso eficiente da energia, sendo assim, convertendo em vantagens sólidas como economia de gastos e recursos, além do combate às mudanças climáticas.

Entenda como é o funcionamento da ISO 50001 para as empresas e veja como realizar o gerenciamento do seu desempenho energético.

Para que serve a ISO 50001?

O International Organization for Standardization (ISO) é um comitê que determina diversas normas e padrões para as empresas com um reconhecimento internacional.

No que diz respeito à norma ISO 50001 que foi estabelecida em 2011, ela foi criada com foco em possibilitar a implantação de uma gestão energética eficiente nas indústrias, comércios ou qualquer outra empresa.

Através dos requisitos de gestão de energia, é possível implementar uma política energética com objetivos, metas e planos que vão de acordo com compromissos políticos e sustentáveis.

Requisitos para obter certificação 

  • Criação de uma política interna com foco em consumo de energia mais eficiente;
  • Estabelecer metas e objetivos que sejam possíveis para obter a eficiência energética;
  • Mensurar os resultados incluindo o consumo energético da empresa;
  • Fazer uso dos dados obtidos a fim de identificar formas de melhorar e aumentar a eficiência;
  • Melhorar a forma de consumo de energia através de novas tecnologias;
  • Focar no melhoramento contínuo da gestão de energia;
  • Seguir à risca a legislação que diz respeito à gestão de energia.

Para que a ISO 50001 seja implementada com sucesso, é fundamental que seja realizada uma avaliação prévia do estado atual da companhia para unir as previsões com os critérios da certificação, concedida depois de realizada uma auditoria nas instalações da empresa.

Conheça os benefícios

A empresa quando adotar um sistema de gestão e energia pode ter excelentes resultados referentes à redução de custos  e melhora da imagem corporativa diante do mercado.

Podemos citar os seguintes benefícios na implementação da norma 50001: 

  • Poder utilizar novas tecnologias para melhorar a eficiência energética;
  • Fazer uso do processo de medição de energia para ter uma visão mais estratégica;
  • A gestão da eficiência energética pode ser integrada há outras áreas como saúde e meio ambiente;
  • A ISO 50001 promove redução de gases poluentes minimizando os impactos ambientais;
  • Poder elaborar relatórios padronizados e sistematizados facilitando tomada de decisões;
  • O compromisso com a gestão de energia proporciona credibilidade e uma imagem positiva da empresa e perante os stakeholders. 

Por que a certificação é importante?

Por ser uma norma padrão de conformidade global, a ISO 50001 facilita às empresas o gerenciamento de energia. 

Para que seja possível obter vantagens, a ISO 50001 estabelece uma série de requisitos com foco na eficiência energética, com a finalidade de implementar as melhores práticas de uso e consumo de energia em toda cadeia de produção, melhorando o desempenho energético da organização. 

Ao certificar sua empresa de acordo com este padrão, será possível usufruir de diversos benefícios da ISO 50001, como:

  • Redução no consumo e custo de energia;
  • Diminuição no custo operacional;
  • Previsibilidade de custo;
  • Segurança energética;
  • Modernização do equipamento;
  • Sustentabilidade.

ISO 50001 e a SGS

A SGS oferece soluções em forma de auditorias e certificações, assim como diversos serviços socioambientais e consultoria. Para saber mais informações sobre estes entre outros serviços, clicando aqui.

GRI e IFRS se aliam em prol das métricas ESG

Recentemente a IFRS e o GRI e seus respectivos conselhos normativos, o International Sustainability Standards Board (ISSB) e o Global Sustainability Standards Board (GSSB), assinaram um acordo de colaboração com a finalidade coordenar de forma conjunta seus programas e atividades de desenvolvimento de padrões. 

O acordo demonstra a importância de assegurar a compatibilidade e as conexões entre a base de stakeholders atendidos pelos padrões GRI (Global Reporting Initiative) e a base de dados de interesse de investidores nos mercados de capitais.

Essa iniciativa torna possível a aproximação dos dois pilares que fazem parte dos relatórios de sustentabilidade, além disso, demonstra um avanço no alinhamento entre eles, porém com uma abordagem mais robusta e que atende às necessidades das empresas, investidores e da sociedade em geral.

Importância das Métricas ESG

Ao utilizar os requisitos baseados no ESG (Environmental, Social and Governance) as organizações conseguem orientar seus processos de relatório, facilitando seu planejamento, deixando claro o que deve ser medido e como deve ser comunicado. Além disso, as empresas que fazem uso de boas práticas e métricas do ESG, minimizam os riscos de enfrentarem problemas trabalhistas e jurídicos, por exemplo, inclusive ações relacionadas aos impactos ao meio ambiente.

O que são a IFRS e o GRI?

A Fundação IFRS (International Financial Reporting Standards) e o GRI (Global Reporting Initiative) são organizações que dedicam seu trabalho a padronizar os indicadores e informações que tratam sobre os desempenhos das companhias nas áreas de sustentabilidade, finanças e ESG.

COP26

A Fundação IFRS, que informou na COP26 o estabelecimento do ISSB com o objetivo de desenvolver uma linha de base global que envolve divulgações de sustentabilidade com foco no investidor para os mercados de capitais. Já a GRI, informou ainda que eles se aliaram aos órgãos consultivos uns dos outros no que diz respeito às atividades de relatórios de sustentabilidade.

O ISSB pretende publicar em breve os requisitos de divulgação relacionados ao clima e sustentabilidade que formarão a linha de base global para divulgações relacionadas ao clima. 

Padrões do GRI

Os Padrões do GRI são os principais definidores de normas globais para relatórios de sustentabilidade que abordam o impacto de uma organização na economia, no meio ambiente e nas pessoas para um público de várias partes interessadas. Tais padrões são revisados ​​de forma contínua, que inclui novos Padrões Setoriais e a atualização de um Padrão de Biodiversidade.

Clique aqui para entrar em contato conosco e saber mais sobre as nossas soluções em Sustentabilidade.