Notícias Atualizadas SGS

Back to Notícias Atualizadas SGS

Você sabia que alguns órgãos brasileiros exigem a realização e a verificação de inventários de GEE?

A preocupação com o aumento constante das concentrações de gases causadores do efeito estufa na atmosfera tem feito com que diversos órgãos exijam a realização e a verificação de inventários de GEE. Essa é uma medida que visa controlar e minimizar as emissões.

Este é um tema que envolve e interessa a diversos setores da sociedade, principalmente às empresas e aos governos, que precisam se engajar com a diminuição das emissões dos gases de efeito estufa, a fim de reduzir também os prejuízos causados pelas mudanças climáticas.

A importância dos mecanismos de controle de emissões é tanta que diversos órgãos brasileiros já estão envolvidos e cobrando que as empresas trabalhem com metas de redução e abatimento de gases poluentes. Neste contexto, a realização do inventário de GEE é fundamental, pois ajuda a identificar as fontes de poluição e emissão de gases, entre os quais está o dióxido de carbono, considerado um dos principais responsáveis pelo aumento da temperatura no planeta.

A realização de um inventário de GEE torna as empresas mais sustentáveis e comprometidas com as causas ambientais, o que, consequentemente, ajuda a melhorar a imagem institucional das corporações e reforça a sustentabilidade empresarial.

Saiba mais como isso afeta a sua região

No Brasil, existem iniciativas regionais e nacionais de órgãos ambientais que já exigem o inventário de redução das emissões. Na esfera Federal, o país conta com o Plano Indústria, que fiscaliza, controla e determina as metas de diminuição das emissões de gases de efeito estufa em indústrias das áreas química, de papel e celulose e de cimento.

Regionalmente, os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro também têm iniciativas próprias. Em São Paulo, a CETESB tem exigências específicas para a verificação de emissões de gases, e no Rio de Janeiro, cabe ao INEA controlar as informações auditadas pelas empresas em relação às emissões de gases causadores de efeito estufa.

Os inventários de emissões precisam respeitar as diretrizes do GHG Protocol e as regras da ISO 14065. A SGS Sustentabilidade realiza a verificação dos inventários de GEE de acordo com os requisitos exigidos por diversos órgãos e programas nacionais e internacionais. Com isso, a empresa garante aos seus clientes a quantificação e a verificação corretas e independentes dos inventários de gases de efeito estufa, um importante diferencial competitivo para as organizações.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + treze =

Back to Notícias Atualizadas SGS