O volume todo de gases de efeito estufa (GEE) gerado pelas atividades econômicas e rotineiras é conhecido como pegada de carbono.
Trata-se de um indicador relacionado ao meio ambiente que visa medir as emissões diretas e indiretas de elementos como: o óxido nitroso (N2O), o metano (CH4), os perfluorados (PFCs), os hidrofluorocarbonetos (HFCs), o hexafluoreto de enxofre (SF6), incluindo o composto que mais contribui para o aquecimento global que é o dióxido de carbono (CO2).
Conhecer sobre a pegada de carbono é fundamental para que pessoas e empresas possam adotar medidas necessárias com o objetivo de reduzi-la ao máximo, uma vez que isso também depende da atuação de todos.
Calcule a sua pegada de carbono
Normalmente as empresas elaboram um inventário para quantificar as suas emissões de GEE com a finalidade de diminuir custos. Além disso, colocam em prática as estratégias necessárias que contribuem com a diminuição do aquecimento global e com a preservação do meio ambiente.
Estudos apontam que os Gases de Efeito Estufa estão aumentando e contribuindo muito para as mudanças climáticas da Terra.
O inventário é essencial para uma empresa ter noção da quantidade de gases que ela emite de acordo com a atividade realizada.
A organização que já tem em sua cultura o hábito de elaborar um inventário de Gases de Efeito Estufa de forma profissional conquista vários benefícios como reconhecimento no mercado atual e dos stakeholders, gerando mais valor à marca e demonstrando compromisso com a sociedade ao fazer a gestão dos impactos de suas atividades. Além de ter mais facilmente uma base de dados para elaborar plano de ação com a finalidade de reduzir e compensar as emissões de gases GEE.
Ao implementar essas práticas, além de serem benéficas para o meio ambiente, as empresas também ganham através da redução no custo.
A pegada de carbono das empresas
O mundo corporativo realiza muitas atividades que geram GEE durante seus processos de fabricação, transmissão ou consumo de energia. Nesse caso, as organizações geralmente têm a opção de diminuir ou compensar sua pegada de carbono. Veja as possíveis formas:
- Investindo na melhoria de sua eficiência energética, através do consumo de energia de origem renovável;
- Investindo em projetos relacionados ao meio ambiente e fazendo campanhas de conscientização e promoção ambiental;
- Através do pagamento de impostos verdes ou até mesmo na aquisição de toneladas de CO2 no mercado de emissões, entre outras ações.
A SGS pode ajudar sua empresa para realizar uma avaliação de emissões de GEE
A SGS é acreditada pela CGCRE (INMETRO) para ISO 14064 e Programa Brasileiro GHG Protocol. Além de fazer a verificação de inventários de emissão de Gases de Efeito Estufa, elabora também projetos de redução de emissões para organizações de todos os setores.
De certificação ISO à serviços completos de verificação, diagnóstico, elaboração de relatório e projetos de redução de GEE, as soluções SGS de sustentabilidade, promovem a melhoria real da eficiência operacional e abrem oportunidades de novas linhas de investimento.
Demonstre o compromisso com o meio ambiente e obtenha vantagens reais para o seu negócio. Para saber mais, baixe nosso E-book – Conheça os benefícios do GHG Protocol ou clique aqui e entre em contato conosco.