Notícias Atualizadas SGS

Back to Notícias Atualizadas SGS

A importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, também conhecidos como ODS, fazem parte de uma agenda global que tem 17 objetivos e 169 metas que visam a construção de um mundo mais justo, próspero, sustentável e igualitário até 2030.

Os ODS foram traçados dentro de uma perspectiva universal, ou seja, eles refletem as aspirações de diversas nações do mundo e representam, dessa forma, uma oportunidade importante para construir uma trajetória mundial com equilíbrio ambiental e social.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram adotados em 2015, a partir da reunião de chefes de Estado e de Governo na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York. Foi uma decisão histórica dos países-membros da ONU para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030 para acabar com a pobreza e a fome mundial, construir um mundo mais pacífico, reduzir as desigualdades, promover os direitos humanos e proteger o planeta e seus recursos naturais. Os ODS exigem uma cooperação internacional.

Como foi a participação do Brasil nas negociações dos ODS?

O Brasil teve participação no planejamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O país participou das negociações e concordou com os 17 objetivos e as 169 metas estipuladas pela ONU e pela comunidade internacional. Entre os objetivos assumidos estão: acabar com a pobreza e com a fome, promover o bem-estar da população, assegurar educação, igualdade de gênero e empoderamento às mulheres, fazer uma gestão responsável da água, promover o crescimento econômico sustentável, combater as mudanças climáticas, entre outros. 

No que diz respeito à implementação da agenda dos ODS, o governo brasileiro tem discutido meios de cumprir com os compromissos assumidos em relação às metas internacionais até 2030. Como país-membro da ONU, o Brasil terá diversos desafios para adotar essa agenda de longo prazo e internalizar os compromissos com ações concretas que ajudem a transformar a realidade do país e do mundo.

Aproximadamente 200 nações assumiram os compromissos dos ODS e, para que elas possam realmente colocar os objetivos em prática, os governos precisam do apoio das empresas, que devem se comprometer igualmente com a redução de seus impactos sobre o meio ambiente e sobre a sociedade.

Por que os ODS são importantes?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são importantes para fortalecer a cultura da sustentabilidade ambiental e social nos governos e nas empresas. No universo corporativo, esses objetivos tornam os negócios mais eficientes, responsáveis, transparentes e mais competitivos.

Ao adotar uma metodologia para cumprir os ODS, as empresas assumem um papel relevante na mitigação dos riscos impostos ao meio ambiente e aos recursos naturais, além de contribuírem para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida no planeta.

Fazer parte desse pacto global é tomar medidas urgentes para a conservação dos recursos naturais, conter as mudanças climáticas e adotar padrões de produção mais sustentáveis. A SGS é especializada em soluções que ajudam as empresas a se engajarem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio de projetos personalizados e com resultados efetivos. Para saber mais, entre em contato conosco agora mesmo!

Share this post

Comment (1)

  • Vera Silva Reply

    Caramba!Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

    9 de março de 2019 at 14:47

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 10 =

Back to Notícias Atualizadas SGS